Leitura Dinâmica: 10 Dicas Que Lhe Ensinarão Como Ler Mais Rápido!
Você sofre do problema de ter que ler o mesmo texto no mínimo duas vezes para conseguir compreendê-lo? Perde horas para conseguir memorizar algum assunto durante os estudos? Você gasta um mês para conseguir acabar de ler um livro de 200 páginas? Não se preocupe porque isso é muito comum. Felizmente, seus problemas com a leitura e memorização podem acabar graças à leitura dinâmica. Nesse artigo, lhe ensinaremos o que é leitura dinâmica, como você pode ler mais rápido e algumas técnicas de memorização.
O que é leitura dinâmica?
Leitura dinâmica é uma técnica que permite o aumento da velocidade de leitura sem comprometer a compreensão e a retenção de informações. Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica, mas todos lhe ensinam como ler mais rápido e de maneira mais clara.
10 Dicas para lhe ensinar como ler mais rápido
#1. Reserve um lugar confortável e sem distrações
O primeiro passo para aprender a ler mais rápido é encontrar um lugar que seja confortável, como uma poltrona ou um sofá, que esteja em um ambiente silencioso e sem ruídos que possam lhe distrair. Se o seu cachorro costuma latir muito, evite ler no mesmo ambiente que ele, por exemplo.
Quando você está à vontade para ler, é muito mais fácil entregar-se ao texto e dedicar toda a sua atenção a ele. Ainda, se você tiver um lugar especial onde gosta de ler, isso facilitará o estabelecimento da leitura como parte integrante de sua rotina.
Por fim, se afaste de TVs, celulares ou computadores que possam lhe distrair de alguma forma. Se você parar a leitura para consultar as redes sociais, a experiência será interrompida e retomada continuamente, o que diminuirá a sua capacidade de compreensão e aumentará o tempo de leitura. Para evitar esse problema, experimente seus dispositivos móveis em modo avião.
#2. Descanse o corpo e a mente
Você jamais conseguirá tirar um bom proveito da sua leitura se não estiver relaxado e descansado. Quando estamos cansados, independentemente se a exaustão atingir a nossa vista ou cabeça, nossa capacidade de concentração diminui drasticamente.
Você terá que ler e reler o mesmo trecho diversas vezes e, é claro, levará muito mais para ler cada linha do que o normal.Portanto, se estiver com sono, pare de ler e vá dormir. Não force a sua mente a entender um texto quando ela, na verdade, só consegue pensar em sua cama.
Depois de priorizar um local confortável e uma mente relaxada, está na hora de aprender algumas técnicas da leitura dinâmica.
#3. Pare de ler em voz alta
Se você tem a mania de repetir em voz alta tudo o que está lendo, é melhor parar agora. Isso não só atrapalha a memorização como faz com que sua velocidade de leitura diminua consideravelmente. Ao ler em voz alta, sua compreensão do texto diminui, pois o cérebro estará ocupado em pronunciar as palavras e não conseguirá interpretar o que você está lendo.
Se você tem dificuldade de parar com essa mania, experimente colocar uma caneta nos lábios enquanto lê; dessa forma, não conseguirá pronunciar as palavras e sua leitura será mais produtiva.
#4. Use a técnica de skimming
O skimming consiste basicamente em passar os olhos pelo texto a fim de extrair algumas informações básicas como índice, título, autor, assunto principal, subtópicos desenvolvidos, gráficos e imagens. Essas informações lhe farão ter uma noção do assunto do texto e lhe permitirão avaliar rapidamente se ele vale a pena ser lido ou não.
Além disso, você encontrará com mais facilidade os trechos que lhe interessam, nos casos em que nem tudo o que está escrito tenha a ver com o que você está pesquisando ou estudando.
#5. Pratique a técnica do scanning
O scanning é uma técnica que consiste em passar os olhos no texto para procurar palavras-chaves que sejam relevantes para as informações que você precisa extrair de um texto.
Por exemplo, digamos que você precisa ler um texto sobre exercícios físicos, mas o que lhe interessa é apenas natação. Nesse caso você procurará no texto algumas palavras-chaves como piscina, natação, mergulho, nado, etc. Quando achá-las, leia o trecho ou parágrafo em que estão inseridas.
O scanning permite que você faça uma leitura seletiva, fazendo com que você leia de forma mais produtiva, pois estará excluindo o que não lhe é interessante.
#6. Ignore palavras pequenas ou desconhecidas
Uma técnica da leitura dinâmica é ler sem parar o olho em cada palavra, pois as palavras pequenas serão compreendidas mesmo fora de foco e podem ser ignoradas sem comprometer o sentido das frases.
Além disso, você não precisa saber o significado de todas as palavras para entender a base do texto ou do livro. Se você tiver curiosidade sobre uma palavra desconhecida, anote-a em um papel para que você pesquise seu significado depois, mas não pare a leitura para consultar um dicionário.
Isso atrapalhará seu foco e retomar a leitura constantemente atrapalhará a compreensão do que você está lendo.
#7. Siga sempre em frente durante a leitura
Por mais que tenhamos uma ansiedade para entender 100% do texto que estamos lendo, isso não é necessário. Segundo a leitura dinâmica, entender até 80% do texto já é excelente. Portanto, para aprender a ler mais rápido, você precisa parar de fazer releitura dos trechos que acredita não ter entendido.
Além de fazer você perder tempo, isso não aumentará significativamente a compreensão do texto geral. Quando estiver lendo um livro ou um artigo, siga sempre em frente e não olhe para trás.
#8. Treine seus olhos para dar saltos maiores
Durante a leitura, o movimento dos seus olhos influencia muito a velocidade na qual você lê. Basicamente, seus olhos trabalham com um movimento de saltos durante a leitura, ou seja, seus olhos fixam em um ponto da linha e, em seguida, saltam para o próximo.
Quanto maior é esse salto, mais proficiente é sua leitura. Crianças que estão aprendendo a ler geralmente saltam apenas uma palavra de cada vez e, por isso, demoram mais para terminar cada linha. Sendo assim, o primeiro passo da leitura dinâmica é treinar o movimento dos olhos para que ele seja mais amplo.
Uma dica para isso é expandir a sua visão periférica. Normalmente, nós focamos nossa visão da primeira até a última palavra de cada linha, o que gasta mais tempo de leitura. Ao expandir a visão periférica, você não precisará ler todas as palavras da linha para compreender o texto.
Faça o seguinte exercício como teste: pegue uma caneta para usar como guia e, em vez de passá-la da primeira até a última palavra de cada linha, comece da segunda e encerre na penúltima palavra. Depois, repita o exercício, porém começando a passar a caneta na terceira palavra e encerrando na antepenúltima palavra de cada linha. Perceba que você consegue entender o texto da mesma forma.
Fazendo esse exercício você estará condicionando seu cérebro a ampliar a visão periférica e a receber uma quantidade maior de palavras em um menor espaço de tempo.
#9. Monitore seu desempenho na leitura
Depois de aprender as dicas acima, é válido você monitorar o seu desempenho para ver se está conseguindo aumentar a velocidade da sua leitura. Para isso, pegue um cronômetro e monitore quantas palavras você lê por minuto.
Como referência, tenha em mente que um leitor comum lê em média 150 palavras por minuto. Enquanto isso, um bom praticante da leitura dinâmica pode ler uma média de 800 palavras por minuto ou até mais.
Contudo, não basta monitorar apenas a velocidade, mas também a compreensão do que está lendo. Portanto, verifique se você conseguiu compreender 80% do texto sem precisar lê-lo duas vezes.
#10. Leia sempre que puder
A leitura dinâmica não é mágica, mas é puramente treino. Portanto, se você quer aprender a ler mais rápido, precisa ler mais vezes no decorrer do seu dia. Mesmo que você seja uma pessoa muito ocupada, sempre há tempo para ler um pouco.
Por exemplo, comece a aproveitar cada minuto livre do seu dia para ler, especialmente no que diz respeito ao tempo ocioso que passa em filas, em salas de espera, em intervalos ou no transporte público.
Ainda, se você melhorar o seu vocabulário, terá mais facilidade para ler, compreender e memorizar textos longos em um espaço de tempo menor. A falta de vocabulário é a maior causa para o atraso na velocidade de leitura, pois você demora mais para ler mentalmente palavras que você não conhece ou não sabe o significado.
Para melhorar o seu vocabulário, você precisa ler mais. Da mesma forma, se você ler mais, conseguirá ler mais rápido.
Técnicas para aperfeiçoar a memorização
Após aprender como ler mais rápido, daremos algumas dicas para que você consiga aperfeiçoar a memorização do que está lendo, pois isso é muito útil caso você esteja estudando para alguma prova, por exemplo.
* Ensine a um amigo o que você acabou de ler, pois isso fará com que sua mente se lembre do assunto com maior facilidade.
* Ensine a si mesmo. Se não tiver um amigo para ensinar, explique para si mesmo o assunto que acabou de ler. É possível fazer uma gravação com a explicação do assunto a fim de ouvi-la posteriormente ou fazer perguntas que você mesmo terá que responder mentalmente.
* Faça resumos, pois assim sua mente também guardará melhor o que você acabou de ler. Entretanto, evite fazer o resumo durante o estudo, mas leia tudo o que precisa sobre o assunto e somente depois escreva resumidamente e com suas próprias palavras o que você aprendeu.
* Transforme alguns assuntos em música. Você tem dificuldades em lembrar de uma fórmula de matemática, mas aquela musica irritante que tocou no rádio há uma hora ainda está na sua cabeça? Não é por acaso.
A música é uma forma muito eficaz de memorizar um assunto. Portanto, se precisar decorar algo, experimente fazer uma musica disso. Não precisa ser uma composição nova, você pode usar melodias conhecidas como “atirei o pau no gato” e apenas trocar a letra.
* Crie acrônimos, que são siglas inventadas a partir da primeira letra ou sílaba de várias palavras formando uma nova expressão que ajude a lembrar termos que precisam ser decorados.
Por exemplo, se você precisa decorar a ordem de classificação dos seres vivos (os níveis taxonômicos da Biologia), use a sigla ReFiCOFaGE: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
* Faça associações absurdas. A mente tem maior facilidade para lembrar-se de algo se tiver algum acontecimento absurdo no meio. Podemos utilizar a criatividade para relacionar diversas ideias, a fim de memorizá-las.
Uma dica: digamos que você precise estudar história e não consegue se lembrar da ordem dos acontecimentos. Repasse na sua cabeça a mesma história que precisa memorizar, porém sendo realizada pelos personagens do seu desenho animado favorito. Você não esquecerá mais dela, pode ter certeza. Só não vale colocar na prova que o Goku proclamou a Independência do Brasil, ok?
* Assista a filmes e vídeos sobre o assunto. Às vezes, apenas ler algo não é tão eficaz quanto assistir a um filme, série ou vídeo sobre o assunto. Portanto, quando estiver estudando algo, busque no YouTube se há alguma aula sobre o tópico ou quem sabe um filme na Netflix. Assim, sua memória terá mais uma ferramenta para fazer associações.
Ao colocar as 10 dicas sobre leitura dinâmica e as 7 dicas de memorização em prática, você não apenas conseguirá aprender mais fácil o que está lendo como conseguirá ler mais rápido e de forma mais eficiente. Com treino e tempo, é possível que você consiga até mesmo ler um livro por dia. Sensacional, não?
Gostou deste artigo, então lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos. Confira também os artigos: Quem é Daniel Kahneman?, Aprenda inglês com música e o resumo do livro O Poder do Hábito.
Agora, uma última dica tão importante quanto as outras: pensando na possibilidade de você treinar sua leitura dinâmica mas não ter o tempo disponível para ler um livro por dia, a Idiomus facilitou para você.
Com o aplicativo da Idiomus, você pode ler os resumos mais completos de best-sellers e se inteirar de diversos assuntos. Ainda, pode treinar seu inglês, pois cada resumo de livro possui a versão em português e em inglês. Muito interessante né?
Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂
Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.