Aprenda Inglês com Música (Passo a Passo)

Aprender ingles com musicas

 

Você sabe como aprender inglês com música?

Acredite você ou não, aprender inglês com música é uma das formas mais fáceis de fixar o aprendizado da língua, expandir o vocabulário, e de treinar a pronúncia e o ouvido. E você faz isso tudo enquanto se diverte!

Afinal de contas, que não gosta de ouvir música, não é mesmo? E o melhor é que a música serve para praticar diferentes habilidades no inglês, como a fala e a escuta. E você aprende sem nem perceber.

Outra grande vantagem de aprender inglês através das músicas é a facilidade em aprender palavras e expandir o vocabulário coloquial, com frases em inglês e expressões utilizadas no dia a dia, tornando o seu inglês mais natural e mais próximo do que é falado nas ruas.

 

5 passos para aprender inglês com músicas

Como tudo na vida na vida é questão de fazer do jeito certo, aprender inglês com músicas não é diferente. Não basta sair ouvindo qualquer música, de qualquer jeito. Existem alguns passos básicos que você pode seguir para potencializar ainda mais o seu aprendizado.

Não precisa fazer isso com toda a música que ouvir, mas escolher pelo menos uma por semana para trabalhar um pouco mais em cima dela pode ser uma ferramenta de aprendizado muito boa, e você pode fazer isso sozinho, de casa mesmo.

Abaixo ensinaremos como fazer isso. Assim você pode começar a treinar  seu inglês onde e quando quiser, enquanto ouve música.

 

  Passo 1: escolha bem suas músicas

 

O aprendizado ideal ocorre quando temos prazer no que estamos fazendo, e com a música não é diferente. Escolha, primeiro de tudo, músicas que você goste de ouvir e que sejam realmente um passatempo. Esse é o primeiro passo para aprender inglês com músicas de forma eficiente.

 

Existem ainda ouros fatores a serem considerados na hora de escolher a música ideal. Verifique se ela segue esses critérios básicos descritos abaixo:

  • A música não é muito longa: o ideal que ela tenha no máximo três versos, que ajuda na compreensão e na memorização do conteúdo.
  • A música deve ter uma velocidade adequada: as melhores músicas para aprender inglês são aquelas que possuem velocidade boa o suficiente para que você consiga cantar junto. Assim, fica fácil treinar a pronúncia. Aquelas músicas de rap todas enroladas não vai rolar, pelo menos por enquanto.
  •  A música deve possuir uma linguagem acessível e próxima do uso coloquial do inglês. Poesia Shakespeariana cantada não vale! Muitas palavras novas de uma vez podem ainda travar o aprendizado, ao invés de acelerá-lo.
  • A letra deve ser clara: é óbvio que o aprendizado não será muito legal se você não conseguir entender a letra ou a pronúncia do cantor.

 

Na medida em que a compreensão for ficando mais fácil, você pode evoluir o nível de dificuldade das músicas. Pode aumentar a velocidade, o tamanho da música, pode procurar músicas com letras mais complexas, sempre pensando naquilo que você gosta e que te diverte e entretém.

O primeiro passo, e o mais importante, é escolher corretamente a música a ser trabalhada.

Para adiantar a sua vida, indicamos aqui uma playlist do Spotify que é ótima para aprender inglês, usada por muita gente que aprova e indica. Escolha uma música, banda ou cantor que você goste. Para esse exercício, vale ser uma música que você nunca ouviu, também. Você também pode montar sua própria playlist, é só seguir o tutorial sobre como fazer isso do próprio spotify.

Se você não usa o Spotify, pode procurar ou criar playlists específicas para praticar inglês, e até mesmo utilizar o YouTube, o que for mais prático próximo do seu cotidiano.

 

Passo 2: ouça músicas o tempo todo

 

O segundo passo é, adivinhe? Escutar a música. Ouça, mas ouça com atenção. Tente entender pelo menos o sentido geral da letra, as emoções que ela transmite, o que ela te faz sentir. A partir do momento que você escolheu a sua música para começar a exercício, tente ouvi-la pelo menos duas vezes por dia.

A principal dica para aprender inglês com músicas – aprender inglês de qualquer forma, na verdade – é resumida em uma palavrinha: hábito.

Se cerque de inglês, procure a maior imersão possível na língua no seu dia a dia. Só assim você conseguirá se habituar a língua, e ela passará a fazer parte da sua vida. Ouça músicas em inglês o tempo todo, no caminho para a escola ou para o trabalho, no banho, durante as refeições… a música é um hábito bem simples de ser adquirido, e começar por ela não é uma má ideia.

Você vai ver que os sons em inglês se tornarão familiares, que você vai expandir seu vocabulário sem perceber, e vai melhorar muito as habilidades de listening e speaking, aprendendo os sons e as pronúncias, o ritmo da língua e a forma como que as palavras funcionam juntas para criar uma sentença falada de forma natural.

Além disso, as músicas são excelentes ainda para dar aquele up na atividade cerebral, melhoram a concentração, e ajudam no aprendizado de forma geral.

 

Passo 3: participe do processo

 

Depois de ouvir a música algumas vezes, ao final de cada dia, tente escrever algumas palavras ou trechos que você identificar, sem medo de errar, do jeito que você acha que deve ser, mesmo. A cada dia você pode acrescentar palavras novas, ou voltar à lista sempre que você identificar alguma coisa diferente. Vamos ver quanto você consegue captar da música!

 

Passo 4: Procure a letra da música na internet

 

Você pode ouvir a música e ler a letra ao mesmo tempo, associando os sons às palavras escritas.  Esse é um excelente momento para conferir se você acertou aquelas palavrinhas e expressões que retirou da música no passo anterior.

Para achar a letra da música, basta jogar o título e o cantor no google, isso deve ser suficiente, mas se você quer uma forma mais divertida e interativa, recomendamos assistir à vídeos com legenda – em inglês, é claro!

Diversas playlists no YouTube como essa aqui oferecem diversos vídeos já com a letras. Você também pode utilizar sites como o letras.mus e vagalume, que disponibilizam tanto a letra em inglês quanto a tradução, para você acompanhar.

Você pode procurar no dicionário ou utilizar o tradutor, para conferir o significado de palavras que você não conhece e que não conseguiu identificar pelo contexto.

Sempre que quiser, volte à letra para conferir a grafia de uma palavra, dessa forma fica mais fácil associar o som com a escrita e você grava mais fácil.

 

Passo 5: Repita o que você escutar

 

Agora que você conhece a letra, sabe do que a música se trata, é hora de soltar a voz e cantar junto, caprichando na pronúncia. Um dos maiores benefícios de aprender inglês com músicas é a oportunidade de melhorar a sua pronúncia. Por isso, falar é muito importante, e não adianta só mexer a boca não, é pra soltar a voz mesmo!

Ouça a música quantas vezes você quiser, e por fim, tente cantá-la de cabeça, sem ler a letra.

Esquece a vergonha, e não se preocupe em cantar tudo certinho de primeira. A língua vai enrolar no início, mas com o tempo você fica fera e já estará cantando com a pronúncia correta.

O mais importante é se divertir e deixar fluir. Quando você menos perceber, saberá tudo de cor e terá aprendido um monte de palavras e expressões novas, com a pronúncia certinha, ainda por cima.

Após isso, repita todos os passos acima e e vá aumentando o nível de dificuldade das música, e comece a colocar objetivos e metas para serem cumpridas. Você pode também colocar objetivos em relação à quantidade de palavras ou frases, por exemplo.

Tente fazer essa sequência de passos com pelo menos uma música nova a cada semana, e você verá como isso fará toda a diferença para o seu inglês. Na medida em que você for ficando fera no exercício, pode ir selecionando mais músicas por semana, até chegar ao ponto em que você será capaz de aprender uma música por dia!

 

Dica extra:

Melhores cantores para aprender inglês com música

Alguns artistas, por ter um estilo de música mais lento e por pronunciarem melhor as palavras são os queridinhos de alunos e professores quando o assunto é aprender inglês.

Logo, se você está na dúvida de por onde começar as suas “aulas” de inglês, selecionamos alguns cantores para que você possa praticar.

 

    Ed Sheeran

 

 

      The Cure

 

   Bruno Mars

 

  Taylor Swift

 

     John Legend

 

    The Beatles

 

       Adele

 

   Sam Smith

 

   Maroon 5

 

 

Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.

Confira também os artigos: 70 textos em inglês com áudio e tradução para praticar e  Top 10 séries para aprender inglês

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. Aplicativo Idiomus