Qual a Diferença entre Eficácia e Eficiência? [Com 6 Exemplos para Facilitar o Entendimento]

eficácia e eficiência

 

Você certamente já ouviu alguém falar que as empresas buscam funcionários com duas características essenciais: eficácia e eficiência. Quer mais exemplos disso? Um aluno eficaz e eficiente se destaca nas universidades, um estagiário eficaz e eficiente consegue ser efetivado mais facilmente, um jogador de futebol eficaz e eficiente consegue competir pelos melhores clubes. Enfim, a eficácia e a eficiência são fatores determinantes para atingir o sucesso em qualquer aspecto da sua vida.

Mas você sabe qual é a diferença entre as duas palavras? Será que as duas são sinônimos, ou possuem significados diferentes? Nesse artigo, abordaremos qual a diferença entre eficácia e eficiência, dando exemplos da vida real para cada um, e o que você pode fazer para se tornar mais eficaz e eficiente.

 

Qual a diferença entre eficácia e eficiência?

Definição de eficácia

Segundo o dicionário Michaelis, eficácia pode ser definida como:

 

  1. “Qualidade do que produz o resultado esperado; infalibilidade, segurança, validez”;
  2. “Capacidade de impressionar, de causar impacto”.
  3. “Capacidade de resolver problemas ou realizar atos específicos; aptidão, competência, produtividade”.

 

Em outras palavras, ser eficaz é basicamente conseguir atingir seu objetivo, pois está relacionada diretamente ao resultado. Um indicador de eficácia deve medir se você está cumprindo seus objetivos e se está alcançando suas metas.

 

Definição de eficiência

Ainda segundo o dicionário, a definição de eficiência é:

 

  1. “Capacidade de realizar bem um trabalho ou desempenhar adequadamente uma função; aptidão, capacidade, competência”.
  2. “Qualidade do que é passível de aplicação vantajosa; proveito, serventia, utilidade”.
  3. “Atributo ou condição do que é produtivo; desempenho, produtividade, rendimento”.

 

Ou seja, a eficiência é o processo de executar bem aquilo que foi planejado, ou seja, é colocar a “mão na massa”. Ainda, ser eficiente é usar toda a sua capacidade para realizar uma tarefa, e conseguir realizá-la.

 

Resumindo, qual a diferença entre eficácia e eficiência?

A diferença entre eficácia e eficiência é que a eficácia se refere a fazer a tarefa certa para atingir um propósito, de modo a alcançar o resultado esperado. Por outro lado, a eficiência é realizar uma tarefa de forma otimizada, com o menor desperdício de tempo, esforços e recursos.

 

  • Fazer do jeito correto: eficiência.
  • Alcançar o resultado desejado: eficácia.

 

eficácia e eficiência

 

Exemplos da diferença entre eficiência e eficácia

Não há nada melhor para entender um conceito do que através de exemplos. Por isso, daremos alguns exemplos da vida real para que você entenda qual a diferença entre eficiência e eficácia.

 

Exemplo 1: Eficiência x Eficácia

Digamos que você compre um carro novo e no manual está escrito que ele era capaz de fazer 15 km por litro, e ele faz apenas 10 km/l, então está sendo ineficiente no consumo de combustível. Entretanto, seu carro novo é uma forma de transporte eficaz, pois o leva até o seu destino, o qual era seu propósito inicial.

 

Exemplo 2: Eficiência x Eficácia

Imagine que duas construtoras estão construindo dois edifícios e ambas conseguem entregar os prédios prontos. Portanto, as duas foram eficazes, pois alcançaram o objetivo. Entretanto, uma das construtoras terminou a obra em um tempo menor e sem extrapolar o orçamento previsto, enquanto a outra construtora demorou mais dois meses extras para entregar e teve um problema durante a construção, gastando mais recursos do que estava orçado. A primeira construtora foi eficaz e eficiente, enquanto a segunda foi apenas eficaz em seu trabalho, mas ineficiente pois não cumpriu a obra da melhor forma possível.

eficácia e eficiência
Conseguir entregar uma casa pronta é eficácia. Construí-la com controle dos recursos é eficiência.

 

Exemplo 3: Eficiência x Eficácia

Um jogador de futebol está competindo na final da Copa do Mundo e consegue ser o artilheiro do jogo e do campeonato, marcando, ao todo, 15 gols durante a Copa. Na final, marcou três gols sozinho, o que mostra que ele foi eficiente durante todo o campeonato. Infelizmente, o outro time empatou e acabou vencendo a Copa nos pênaltis. Apesar de todo o esforço e da eficiência do jogador, ele não conseguiu ser eficaz, pois a vitória, que era sua meta e de seu time, não foi alcançada.

 

Exemplo 4: Eficiência x Eficácia

Em uma empresa, um gerente é eficiente quando é capaz de coordenar, planejar e organizar o trabalho de seus colaboradores da melhor forma, respeitando a competência de cada um. Essa é uma característica importante em um líder, pois garante o aumento da produtividade, a redução dos conflitos e a entrega de resultados. Ainda, um gerente é eficaz se ele consegue motivar sua equipe a alcançar os objetivos da organização, sejam eles um aumento da venda dos produtos, um maior número de clientes, etc.

 

Exemplo 5: Eficiência x Eficácia

Um aluno passa o ano inteiro estudando para o vestibular, fazendo resumos das matérias, resolvendo simulados e, no dia da prova, consegue acertar 80% da nota, o que é um resultado muito bom. Ele foi extremamente eficiente. Entretanto, a nota de corte no vestibular era muito alta, e ele não consegui passar no curso que havia escolhido, mesmo tendo ido muito bem. Infelizmente, mesmo tendo estudado bastante, ele não foi eficaz, pois não conseguiu entrar na faculdade, que era sua meta inicial.

 

Exemplo 6: Eficiência x Eficácia

Digamos que dois amigos, os quais chamaremos de Bruce Wayne e Clark Kent, estejam planejando viajar para os Estados Unidos, entretanto nenhum deles sabe falar inglês fluentemente. Eles têm três meses para estudarem e aperfeiçoarem a língua inglesa. Clark decide fazer um curso de inglês intensivo de três meses, pagando muito caro para a escola de línguas, por ser algo urgente. Bruce opta por estudar através do aplicativo da Idiomus, lendo e relendo os resumos dos livros que o interessam mais, e pagando apenas o valor do cliente premium para ter acesso a mais conteúdo. Além disso, estudava também com os artigos de inglês que o blog publica.

Clark fica altamente cansado logo após o primeiro mês de estudo, pois precisa trabalhar e cursar inglês todas as noites, cinco vezes por semana. Acaba desistindo após o segundo mês de estudo. Bruce, por outro lado, fica cada vez mais empolgado em aprender inglês e, após os três meses de leituras, além de ter praticado mais seu inglês e melhorado sua pronúncia, também aprendeu muito sobre outros conteúdos como empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, e finanças.

Ambos foram para os Estados Unidos, mas Clark teve dificuldades até em comprar seu café no Starbucks, enquanto Bruce conseguia conversar sobre diversos assuntos com qualquer pessoa que encontrasse nos locais de turismo.

Está claro que Clark não foi eficaz e eficiente, pois gastou recursos para estudar, se cansou, desistiu e não conseguiu atingir seu objetivo, que era falar inglês em três meses. Bruce, por outro lado, garantiu sua eficácia e eficiência ao estudar com qualidade, por um baixo custo, e conseguindo aproveitar sua viagem sem passar aperto na comunicação.

Aprender inglês com Idiomus

 

Como melhorar a eficácia pessoal

As dicas que passaremos aqui servem para melhorar a eficácia em qualquer aspecto da sua vida, basta adaptá-las para o ambiente de trabalho, ambiente de estudos, ou na vida pessoal. Algumas dicas para se tornar eficaz são:

 

  • Estabeleça objetivos e metas simples, e aumente a dificuldade aos poucos;
  • Faça coisas que você gosta de fazer;
  • Tente coisas novas e enfrente desafios, pois isso fará você crescer e se desenvolver;
  • Aceite falhas e críticas de forma positiva;
  • Olhe além das perdas de curto prazo, e não deixe que elas quebrem sua autoconfiança;
  • Repense seus obstáculos, substituindo-os por intervenções positivas.

  

Como melhorar a eficiência

Atingir o objetivo final é extremamente importante, mas a melhor forma de fazer isso é se tornando eficiente durante o percurso. Por isso, algumas dicas para se tornar eficiente em sua vida, tanto profissional quanto pessoal são:

 

  • Não tenha receio de delegar tarefas;
  • Relacione as tarefas que você tem que fazer com suas habilidades;
  • Aprenda a dizer não para outras pessoas;
  • Se comunique de forma clara e transparente;
  • Esqueça a perfeição, pois isso causa estresse, pois compreender e aceitar que nada será feito perfeitamente ajuda a realizar tarefas sem comprometer as expectativas;
  • Mantenha seus objetivos bem definidos;
  • Faça intervalos para relaxar, pois uma mente cansada não pensa direito;
  • Maneje o tempo para realizar cada tarefa;
  • Tenha boas noite de sono, a fim de acordar com energia para realizar as tarefas necessárias.
  • Quando tiver fazendo uma tarefa, evite mexer em seus dispositivos digitais, pois eles distraem sua cabeça e fazem com que você perca o foco.

  

Conclusão

Agora eu você já sabe qual a diferença entre eficácia e eficiência, pode estar se perguntando qual das duas é melhor para um profissional. A resposta é clara: você buscar ser eficaz e eficiente, na medida do possível. “Eficiência sem eficácia é mera perda de tempo”. Um trabalho feito com eficiência, mas sem eficácia para a conclusão de determinado plano, passa a ser inútil, pois não agregará nada de substancial, por mais bem feito que tenha sido executado.

Por outro lado, um trabalho eficaz, porém ineficiente, gera gastos desnecessários de recursos, tornando-se oneroso, e ainda causa estresse e fadiga para os envolvidos. Busque o ponto de equilíbrio a fim de desenvolver eficácia e eficiência em sua vida.

 

Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo. Confira também Confira também o resumo dos livros: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, A Arte De Fazer Acontecer, O Poder da Ação.

Além disso,  se você gosta de ler conteúdos de Desenvolvimento Pessoal e ainda não é fluente em inglês, você precisa conhecer nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.

Aplicativo Idiomus