12 Livros de Gustavo Cerbasi que Vão Mudar a Sua Vida

Livros de Gustavo Cerbasi

 

Os livros de Gustavo Cerbasi hoje são considerados verdadeiros manuais sobre finanças pessoais e educação financeira. O autor é uma verdadeira referência quando o assunto é ensinar como manter o bolso sempre recheado sem ter que abrir mão de alguns mimos, e, principalmente, do prazer em viver a vida.

Mas a história desse consultor de 46 anos começa antes, bem antes disso; ela começa a 24 de abril de 1974; data do seu nascimento na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, ainda como Gustavo Petrasunas Cerbasi, futuramente uma das “100 pessoas mais influentes do ano” (em 2009) pela revista Época.

Atualmente Cerbasi é consultor em finanças, especialista em educação financeira, hábil em lidar com as finanças das empresas, sabe tudo sobre planejamento familiar, já visitou cerca de 200 cidades ministrando palestras e vendeu cerca de 2 milhões de livros!

Portanto, segue, abaixo, uma lista com algumas das suas principais contribuições literárias nesse segmento. Um conjunto de manuais que tornaram-se rapidamente referência nesses polêmicos e controversos segmentos da educação financeira e finanças pessoais.

 

1. Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

 

 

A regra é sempre a mesma: um indivíduo tem uma ideia (geralmente brilhante), investe alguns milhares de reais para desenvolver um produto ou serviço revolucionário, mas só depois se dá conta de que não realizou nenhum planejamento – ele não tem nenhum “plano B” para fazer frente aos imprevistos.

O mais comum é correr contra o tempo para gerenciar o negócio ou contratar um especialista. No entanto, no primeiro caso, é necessário ter pelo menos um mínimo de conhecimento técnico sobre o assunto.

E é justamente isso que um dos livros mais vendidos de Gustavo Cerbasi faz: explica em seus pormenores os termos técnicos do universo das finanças, mostra como é possível gerir o setor financeiro de uma empresa por meio de medidas simples e dá dicas para quem deseja obter um crescimento sustentável.

Além disso, mostra os riscos da tomada de empréstimos, os benefícios dos financiamentos, como separar as suas finanças das da empresa, entre outras informações que prometem tornar as finanças de um negócio a menor das preocupações de um empreendedor.

 

2. Adeus, Aposentadoria

 

Em Adeus, Aposentadoria, Gustavo Cerbasi propõe uma nova forma de pensar essa fase da vida. Ele acredita que a ideia de simplesmente trabalhar e trabalhar e trabalhar, 24h por dia, e acreditar que um belo dia irá se ver livre desse suplício e simplesmente viver da sua bela e gorda aposentadoria, é um verdadeiro sonho de conto de fadas.

Na sua visão, o que as pessoas devem fazer é deixar de contar com essa aposentadoria, e no lugar disso começar a poupar e investir desde cedo, a fim de que ela seja apenas um complemento da sua verdadeira renda: os frutos dos investimentos realizados ao logo de décadas.

Agindo de acordo com as dicas do livro, o leitor irá conhecer os principais tipos de planos de aposentadoria e descobrirá por que a maioria deles não funciona.

Mas também terá exemplos de planos para a administração do seu patrimônio, os melhores investimentos de acordo com a sua idade, entre outras ferramentas que podem garantir que um indivíduo envelheça com total estabilidade financeira.

 

3. Investimentos Inteligentes

 

Um dos melhores livros de Gustavo Cerbasi foi escrito, segundo ele, para aqueles indivíduos que ainda não têm certeza sobre que tipo de investimento encaixa-se no seu perfil; ou mesmo para aqueles que acham que poderiam ser mais arrojados na hora de investir os seus recursos financeiros.

E o livro faz mais: mostra que é possível, sim, dar um passo à frente nas suas decisões de investimentos, de acordo com o seu perfil, projetos futuros e com o que você realmente precisa.

Cerbasi é categórico ao afirmar que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos indivíduos dizem respeito ao grande número de opções de investimentos – que é o que geralmente leva a essa dificuldade de dar o primeiro passo.

Por isso, ao final do livro, o autor propõe-se a ajudar o leitor a torná-lo bem menos angustiante, inclusive para investimentos mais modernos, como o das criptomoedas, por exemplo; considerado um dos mais envoltos em lendas e crendices dentre todas as modalidades existentes.

 

4. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

 

Esse é um clássico. Um dos livros mais famosos de Gustavo Cerbasi, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, chegou a estar entre os 10 mais vendidos justamente no ano em que ele foi considerado, pela revista Época, “Um dos 100 brasileiros mais influentes do país”.

A obra mostra como fazer com que o dinheiro não seja uma das causas do fim de um relacionamento. Mas também ensina como fazer com que um casal prospere juntos, como uma equipe, ou uma sociedade, em que ambos cooperam para o bem da vida em comum.

Na opinião do autor, inúmeros transtornos que costumam ser atribuídos ao casamento (ou a um dos parceiros) são apenas e tão somente o resultado da dificuldades de administrar as finanças da casa; o que pode ser resolvido de forma simples, ao fazer com que o assunto “dinheiro” faça parte do dia a dia do casal de forma totalmente natural.

5. Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos

 

Um costume ainda relativamente comum no seio das famílias brasileiras (talvez mais raro em tempos de crises econômicas) é a de abrir uma poupança assim que os filhos nascem e passar a depositar ali os recursos que irão garantir a sua faculdade (e demais necessidades) no futuro.

Porém, na opinião de Cerbasi, mais importante do que poupar pelos filhos é ensiná-los a serem prudentes e poupadores desde os primeiros anos das suas vidas.

E esse livro mostra justamente isso: como os pais podem orientar os seus filhos desde a infância sobre os perigos do esbanjamento e dos excessos, sobre o real sentido de uma mesada, as maravilhas de uma boa pechincha, entre outros valores não menos importantes.

E mais: mostra como o planejamento financeiro pode ser um valor a ser repassado por gerações inteiras, e dessa forma garantir que um patrimônio acumulado não seja reduzido a pó em não mais do que uma ou duas gerações.

 

6. Dinheiro – O Segredo de Quem Tem

 

Esse é um dos livros de Gustavo Cerbasi que pretendem, segundo ele, mostrar o que os ricos e milionários fazem (ou fizeram) para atingir esse status. Além, obviamente, do que não fazem de maneira alguma, mesmo quando tudo parece ser convidativo.

Dentre essas práticas, podemos destacar o fato de que quem tem dinheiro nunca enxerga o governo como o seu provedor, e sim a sua capacidade de poupar e investir.

Mas também sabe que enriquecer geralmente é o resultado da combinação da exploração de um bom nicho com a capacidade de dizer não a alguns desejos.

Mas o livro também promete revelar o “segredo” da abundância financeira, como funcionam as mentes de ricos e pobres, entre outras questões que fazem toda a diferença entre o acúmulo de riqueza e o acúmulo de problemas durante a vida.

 

7. Mais Tempo, Mais Dinheiro

 

Esse livro escrito por Cerbasi e o especialista em finanças pessoais Christian Barbosa tenta mostrar como é possível ganhar dinheiro mesmo sem consumir todo o seu tempo.

E mostra, também, que é possível gastar todo o tempo que se tem disponível durante um dia inteiro e mesma assim continuar enterrado em problemas financeiros.

“Tempo não é dinheiro!”, segundo os especialistas.

Estes são recursos totalmente diferentes, e que, numa correta associação, podem gerar prosperidade financeira e satisfação pessoal – o que, por sua vez, geram o tão sonhado “tempo disponível”.

Os autores lembram que esse tempo disponível é um evento raro na vida da maioria dos empreendedores, mas que, devidamente alcançado, pode ser muito bem utilizado para outro tipo de enriquecimento – o interior – , que na maioria das vezes costuma ser negligenciado justamente pela falta de tempo.

 

8. Dez Bons Conselhos de Meu Pai

 

Aqui, Gustavo Cerbasi usa o bastante apropriado recurso de contar um pouco da sua trajetória como forma de mostrar como as bases familiares e os conselhos dos pais podem ser ferramentas preciosíssimas para a construção da independência financeira de qualquer indivíduo.

Ele conta como alguns membros da sua família, em especial o seu pai, um tio e o avó materno – além de um professor de natação – , contribuíram para a sua formação por meio de conselhos que tinham como objetivo ensinar-lhe a fazer escolhas certas ao longo da vida.

Ele conta, também, como aprendeu com eles a importância de abrir mão de algumas extravagâncias no início da sua carreira profissional (sem abrir mão de arranjar tempo para estar com quem amava), dedicar-se com afinco aos estudos e entregar-se de corpo e alma a tudo o que se dispusesse a fazer.

Além de outros conselhos que ouviu e decidiu repassar aos seus leitores na forma de um livro que está entre os mais originais dentre os que ele escreveu ao longo desses anos.

 

9. Como Organizar Sua Vida Financeira

 

Esse é o sonho de milhões de indivíduos nos quatro cantos do planeta! No entanto, raríssimos são aqueles que verdadeiramente conhecem o “caminho das pedras” para o equilíbrio das suas finanças e para a conquista do tão sonhado equilíbrio financeiro.

E essa obra de Gustavo Cerbasi propõe-se a tratar das questões-chave acerca dessa tão misteriosa e, para muitos, inalcançável educação financeira.

Ela mostra, por exemplo, como fatores como idade, número de filhos, padrão de vida, dívidas, entre outros fatores semelhantes, podem fazer toda a diferença nessa hora.

E mais: explica como a chamada “independência financeira” só pode ser alcançada a partir de um determinado patrimônio acumulado, além da importância de conscientizar-se sobre a necessidade de atender a um perfil de consumo que precisará adotar ao longo da sua vida.

E ainda questões práticas, como a utilização de cartões de crédito, os melhores investimentos, a administração das dívidas, entre outras preocupações que devem fazer parte da rotina de quem quer que pretenda alcançar um outro status financeiro.

Caso você queira conferir o resumo desta excelente obra, gratuitamente, clique aqui.

 

10. Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos

 

Mas se, por um lado, pais inteligentes ajudam os seus filhos a enriquecer por meio do exemplo e de conselhos práticos, também é possível que filhos inteligentes enriqueçam sem terem, necessariamente, nascido em um “berço de ouro”.

E para tal, eles precisam, se não de um “berço de ouro”, ao menos de um berço com fundações sólidas; em uma família onde eles aprendam o que realmente é necessário, a importância de realizar uma poupança desde cedo, entre outros ensinamentos que podem ser úteis para todas as dimensões da sua vida.

Mas é importante ressaltar que esse “enriquecer sozinho” não significa, exatamente, sem qualquer amparo; pois é justamente esse amparo nos primeiros anos da sua vida que irá fazer toda a diferença no futuro do seu filho.

 

11. A Riqueza da Vida Simples

 

Dentre os livros escritos por Gustavo Cerbasi, esse talvez esteja entre aqueles que mais afastam-se daquela receita da “ busca pelo sucesso”, o “segredo da prosperidade”, entre outras ferramentas utilizadas com o objetivo de ajudar um indivíduo a prosperar financeiramente.

Aqui a intenção é outra! É mostrar que a riqueza não deve estar, necessariamente, atrelada ao aumento dos zeros da sua conta bancária, e sim à satisfação de viver uma vida equilibrada, sem dívidas e satisfeita em todas as suas necessidades básicas.

Em vez de gastar 10, 11, 12 horas por dia se matando em uma profissão que odeia para manter o seu padrão de vida, porque não baixá-lo?

E como será que as casas “autossustentáveis” ou “inteligentes” podem contribuir para o seu equilíbrio financeiro? Como morar em uma casa alugada pode ser mais vantajoso que em uma própria? Entre outras formas de educar-se financeiramente por meio de uma simples alteração no seu estilo de vida.

Ps: Esta resenha já está disponível em nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês com livros de não-ficção, como este, de Gustavo Cerbasi. Clique aqui para baixar nosso app e ler gratuitamente, enquanto estuda inglês, a resenha completa do livro “A Riqueza da Vida Simples”.

 

12. O Segredo dos Casais Inteligentes

 

Mais uma vez, o tema “casais” torna-se o alvo das preocupações de Gustavo Cerbasi.

Mas, desta vez, o seu objetivo é dar conselhos práticos, simples e que ele considera de total eficiência  para fazer com que um casal tenha uma vida equilibrada e não deixe que o dinheiro seja um motor indutor de crises.

Cerbasi, nesse livro, trata das questões básicas relacionadas a planos de investimentos, aposentadoria, como fazer um bom orçamento mensal, como ter sempre recursos reservados para uma necessidade e para o lazer (sem comprometer nenhum dos dois), como um casal pode manter uma empresa juntos, ou mesmo uma conta bancária em comum.

Além de dar dicas e informações sobre imposto de renda, como economizar sem privarem-se do que lhes dá prazer, como introduzir no dia a dia o assunto “dinheiro” sem comprometer o romance, entre outras abordagens que, segundo o autor, são capazes de eternizar qualquer relacionamento.

 

O segredo da educação financeira é saber exatamente do que verdadeiramente precisa e aprender a dizer não a tudo o mais.

 

Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.

Confira também os Artigos: Conheça Eduardo Saverin: O Brasileiro que Criou o Facebook e A Influência de Jack Ma no Universo do Empreendedorismo

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês com conteúdos que agregam valor a sua vida, assim como os livros de Gustavo Cerbasi e, acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de finanças, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e muito mais.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. 

Aplicativo Idiomus