Quem é Sérgio Cortella? Conheça a Vida do Autor, Professor e Filósofo.

A biografia de Sérgio Cortella

 

Não é exagero dizer que Mário Sérgio Cortella é um dos maiores pensadores brasileiros da nossa época. Com uma trajetória acadêmica exemplar e uma extensa lista de publicações nas áreas da filosofia e da educação, Sérgio Cortella também se destaca por manter-se atualizado frente às novidades digitais, fazendo questão de continuar a expor suas ideias nos mais variados tipos de mídia. Se você nunca ouviu falar dele, ou quiser conhecer mais sobre sua história, carreira e o que faz atualmente, confira o artigo a seguir.

 

A vida e obra de Sérgio Cortella

Natural de Londrina, Paraná, Mário Sérgio Cortella nasceu em 5 de março de 1954. Antes de se tornar professor, filósofo e escritor como o conhecemos, Cortella se aventurou no Convento da Ordem Carmelita Descalça, no qual ingressou em 1973. Entretanto, logo deixou a perspectiva de tornar-se monge em favor de uma graduação em Filosofia na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, a qual completou em 1975.

No que se refere ao restante de sua carreira acadêmica, Sérgio Cortella possui mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), obtidos em 1989 e 1997, respectivamente. Concluiu seu doutorado, inclusive, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Sua passagem pela PUC-SP foi longa, de 1977 a 2012, tendo ele sido professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Ainda na área da Educação, Sérgio Cortella exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo de 1991 a 1992, durante a gestão de Luiza Erundina, e, recentemente, em 2017, foi um dos dez finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.

sérgio cortella frases
O professor comumente frequenta encontros em que pode discutir sobre filosofia e compartilhar suas reflexões com os demais presentes.

 

Além disso, o professor e filósofo construiu também uma carreira como escritor. Há mais de uma década, publica livros regularmente com suas reflexões e provocações filosóficas acerca da forma como cultivamos nossas relações pessoais e profissionais hoje, de onde vêm muitas das mais célebres frases de Sérgio Cortella. Dentre suas obras mais famosas, estão:

  • A Sorte Segue a Coragem! (2018)
  • Viver em Paz para Morrer em Paz (2017)
  • Por que fazemos o que fazemos? (2016)
  • Não nascemos prontos! (2015)
  • Pensar bem nos faz bem! (2014)
  • Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena (2013)
  • Não se desespere! (2013)
  • Vida e carreira: um equilíbrio possível? (2011)
  • Política: para não ser idiota (2010)
  • Liderança em foco (2009)
  • Qual é tua obra? (2009) 

Leia um best-seller de negócios ou desenvolvimento pessoal por dia, em apenas 15 minutos, enquanto você pratica inglês. Baixe nosso aplicativo e comece agora mesmo a estudar inglês através de resumos e audiobooks de livros de não-ficção. Clique no botão abaixo e inicie seus estudos gratuitamente.

Conheça Nossa Biblioteca

 

Frases de Sérgio Cortella

Não é de se surpreender que, tamanha sua carreira como professor, filósofo e escritor, Sérgio Cortella tenha deixado um legado de frases e pensamentos de sua autoria. No geral, as frases de Sérgio Cortella estão relacionadas à ética e à valorização da educação, muitas vezes sendo também provocativas e convidando o leitor à reflexão filosófica. Leia abaixo algumas das frases de Sérgio Cortella, retiradas do site Pensador.com, que melhor expressam suas considerações e ideias:

  • “Uma pessoa humilde é aquela que não diminui o outro para crescer.”
  • “O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.”
  • “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”
  • “Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho.”
  • “É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza.”

Dada a extensão da sua obra e a atualização semanal de conteúdo em seu canal no Youtube, como se verá a seguir, há muitas outras frases de Sérgio Cortella que nos inspiram e nos fazem refletir do que podemos reunir em um texto. Inclusive, cada dia temos novas frases de Sérgio Cortella sobre a vida cotidiana, os rumos da educação e os valores de nossa sociedade, uma vez que o filósofo dedica sua vida a compartilhar seus pensamentos em livros, palestras e vídeos online

 

Vídeos de Sérgio Cortella

Por último, mas não menos importante, há de se falar do trabalho mais recente de Sérgio Cortella – seu canal no Youtube, chamado Canal do Cortella, com mais de meio milhão de inscritos. Nele, está reunida uma coleção de vídeos de Sérgio Cortella também sobre educação e filosofia, seguindo um raciocínio similar ao de algumas de suas publicações literárias. Atualmente, esse canal é a principal forma de comunicação entre o professor e seus seguidores, com os vídeos de Sérgio Cortella facilitando o acesso ao seu pensamento e exibindo conteúdo inédito.

Dentre os vídeos mais populares do canal estão os classificados como “Dicas para a Vida”, vídeos de curta duração em que Sérgio Cortella expõe algumas de suas considerações sobre o dia a dia. Confira a seguir alguns deles:

O mais famoso dos vídeos de Sérgio Cortella, entretanto, é o intitulado O Tempo E A Vida. Com 9 minutos de duração, este é um vídeo filosófico em que Cortella convida os ouvintes a refletir sobre a efemeridade da vida e como melhor devemos aproveitá-la. Além desse material, o canal conta também com arquivos antigos e atuais de vídeos de Sérgio Cortella na mídia, registros do lançamento de seus livros e colaborações com outras personalidades do Youtube, com novos vídeos às segundas e aos sábados.

sérgio cortella vídeos
Sérgio Cortella em uma de suas habituais palestras, em que compartilha suas reflexões e de onde, muitas vezes, abastece seu canal no Youtube.

 

Seja por meio de suas obras literárias, de seu papel no desenvolvimento da educação ou do seu trabalho em popularizar a filosofia através do Youtube, Sérgio Cortella deixou sua marca no cenário brasileiro como um dos nossos maiores pensadores contemporâneos. Para conhecer ou aprender mais sobre outros autores de grande destaque no Brasil e no mundo, confira nossos artigos sobre Thiago Nigro, o Primo Rico, e sobre Andrew Carnegie, um dos homens mais ricos dos Estados Unidos e pai da filantropia moderna.

Além disso,  se você gosta de ler biografias de grandes personalidades e ainda não é fluente em inglês, você precisa conhecer nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.

Aplicativo Idiomus