Conheça a Vida de Jordan Belfort: O Lobo de Wall Street

A biografia de Jordan Belfort: O Lobo de Wall Street

 

Se você não está familiarizado com Jordan Belfort pelo seu próprio nome, deve reconhecê-lo por sua alcunha de Lobo de Wall Street. Imortalizado por Leonardo Di Caprio no filme de mesmo nome dirigido por Martin Scorsese, Jordan Belfort já era há muito tempo conhecido por suas façanhas financeiras na bolsa de valores dos Estados Unidos. Nos anos 90, o investidor construiu uma das organizações de compra e venda de ações mais dinâmicas e bem-sucedidas da história da bolsa americana, alcançando, assim, o alto patamar financeiro de mais de 50 milhões de dólares ganhos por ano. 

Jordan Belfort foi um dos maiores nomes de Wall Street nos anos 90, tendo sido condenado à prisão em 2003, e hoje trabalha como palestrante motivacional.

 

No meio tempo, entretanto, sua vida percorreu vários altos e baixos. Belfort aproveitou quando a atenção do público se voltou a ele novamente com o lançamento do filme e lançou sua obra mais recente, o livro Os Segredos do Lobo, ensinando como ser um bom vendedor a partir do seu método de venda e persuasão. Conheça a trajetória de Jordan Belfort e confira mais informações sobre seu novo livro a seguir.

 

Como Jordan Belfort se tornou o Lobo de Wall Street

Nascido em 9 de julho de 1962, em Nova York, Jordan Belfort teve contato com o mundo do comércio e das transações financeiras desde pequeno. Filho de um contador, Belfort desde cedo mostrou aptidão para vendas. Ainda criança, juntou-se com um amigo para vender sobremesas geladas em uma praia próxima à sua casa – o que, de acordo com seu livro de memórias, eventualmente evoluiu para um negócio que rendeu 20 mil dólares aos dois entre seu ensino médio e a faculdade (fonte: Investopedia).

Mesmo assim, o futuro Lobo de Wall Street ainda não estava inclinado a construir uma carreira no mundo das finanças. Ele utilizou o capital arrecadado com seu negócio para iniciar os estudos na Faculdade de Odontologia da Universidade de Maryland – entretanto, sentiu-se desencorajado por avisos de que esse caminho não lhe renderia sucesso financeiro e logo abandonou a faculdade. Então, Jordan Belfort se voltou novamente ao empreendedorismo, construindo uma operação de venda de carnes e frutos do mar de porta em porta. O negócio cresceu a um ponto em que ele comercializava duas toneladas de seus produtos por semana, dispondo de um time de diversos trabalhadores para fazê-lo, mas eventualmente o empreendimento deu errado e Belfort teve de declarar falência aos 25 anos, em 1987 (fontes: Biography, Investopedia).

Em seguida, nesse mesmo ano e com ajuda de um amigo da família, Belfort passou a trabalhar em uma empresa de corretagem. Lá, aprendeu na prática como ser um bom corretor da bolsa de valores. Dois anos mais tarde, fundou sua própria empresa financeira – Stratton Oakmont, que obteve resultados notáveis nos anos seguintes, ligando-se às ofertas públicas iniciais de mais de 30 empresas distintas (fonte: Investopedia). Esse sucesso estrondoso – e os hábitos impróprios que igualmente o maximizaram e levaram à sua queda – conferiram a Jordan Belfort a alcunha de Lobo de Wall Street.

Grande parte dos fatos reais que basearam o filme estrelado por Leonardo Di Caprio foram relatados pelo próprio Jordan Belfort em seu livro de memórias também intitulado O Lobo de Wall Street.

 

A queda do Lobo de Wall Street

Se você assistiu ao filme de Scorsese, deve estar a par do estilo de vida levado por Jordan Belfort e dos métodos ilegais que utilizou enquanto fundador da Stratton Oakmont. Uma das principais fraudes dentre as cometidas pela empresa foi o esquema conhecido como pump and dump, que consistia em convencer seus clientes investidores a comprar ações que originalmente custavam centavos por um preço muito mais alto (pump), de modo que a Stratton Oakmont poderia então vender sua parte das ações por este preço sobrevalorizado (dump), efetivamente fazendo com que os investidores perdessem altas quantias de dinheiro.

Com esse tipo de estratégia, o Lobo de Wall Street logo atingiu o sucesso financeiro que tanto desejava, passando a viver uma vida luxuosa repleta de bens caríssimos. Jordan Belfort logo desenvolver o vício por drogas, que ocasionou diversos acidentes e perdas financeiras e pessoais, como o fim de seu segundo casamento (fonte: Biography). Ao mesmo tempo, sua empresa tinha de enfrentar diversos processos judiciais por conta das fraudes cometidas, o que culminou no encerramento de suas atividades em 1996 para que as várias multas e acordos pudessem ser quitados. Três anos depois, em 1999, o Lobo de Wall Street se declarou culpado pelos crimes de fraude de segurança (incluindo o esquema pump and dump) e lavagem de dinheiro, decidindo cooperar com as autoridades a fim de reduzir sua pena (fonte: Investopedia).

Ao fim do processo, Belfort foi condenado a quatro anos de prisão e multado em 110 milhões de dólares – dos quais cumpriu 22 meses e alegadamente pagou 14 milhões. Durante seu tempo na prisão, o Lobo de Wall Street desenvolveu o interesse pela escrita, publicando seu livro de memórias homônimo em 2008 (que serviu de base para o filme) e outro livro de memórias intitulado “A Caçada ao Lobo de Wall Street” em 2013, ano de lançamento do filme. Então, reinventou-se como um palestrante motivacional voltado a capacitar vendedores, como atesta seu mais recente livro Os Segredos do Lobo, lançado em 2018.

 

Leia um best-seller de negócios ou desenvolvimento pessoal por dia, em apenas 15 minutos, enquanto você pratica inglês. Baixe nosso aplicativo e comece agora mesmo a estudar inglês através de resumos e audiobooks de livros de não-ficção. Clique no botão abaixo e inicie seus estudos gratuitamente.
Acessar Biblioteca    

 

 

Do que trata o livro Os Segredos do Lobo

Atualmente, Jordan Belfort declara se arrepender das fraudes cometidas em sua época como Lobo de Wall Street e afirma que tais erros foram resultados de seu abuso de drogas. Por isso, passou a atuar como palestrante motivacional e operador de uma nova empresa voltada a divulgar programas de capacitação conforme seu método de vendas. Parte desse conhecimento está condensado em seu mais novo livro Os Segredos do Lobo – O Método Infalível de Venda do Lobo de Wall Street, como é comercializado no Brasil.

Conforme detalhado no livro, Jordan Belfort aperfeiçoou um sistema de persuasão voltado a convencer um potencial cliente a comprar seu produto, qualquer que ele seja, o qual batizou de Sistema em Linha Reta. O Sistema é subdividido em três etapas – abertura, apresentação e fechamento – e detalha uma técnica efetiva para conquistar clientes para toda a vida a partir da superação dos obstáculos que os impedem de decidir comprar o produto. De acordo com seu próprio site, Belfort garante que o sistema permite que “praticamente qualquer empresa ou indivíduo alcance muita riqueza, abundância e sucesso nos negócios, independentemente de idade, raça, gênero, formação ou condição social e sem sacrificar sua integridade ou ética” (fonte: Jordan Belfort).

A chave desse processo envolve a criação do sentimento de angústia por não ter o produto junto à antecipação da sensação de prazer por tê-lo adquirido. Para alcançar isso, Jordan Belfort revela no livro Os Segredos do Lobo como mesclou estratégicas de telemarketing com técnicas de programação neurolinguística (visto que a etapa de apresentação se beneficia muito do domínio dos tons de voz e da linguagem corporal) e com sua experiência pessoal. Nesse último ponto, o autor também assume a culpa por suas condutas inadequadas no passado e utiliza o espaço para dar conselhos que impeçam o empreendedor de cometer os mesmos erros que ele cometeu durante sua época como o Lobo de Wall Street.

Anos após os eventos de O Lobo de Wall Street, Jordan Belfort revelou sua técnica de persuasão para vendas em seu livro Os Segredos do Lobo.

 

Publicado no Brasil pela editora Planeta Brasil, o livro Os Segredos do Lobo está disponível em todas as principais livrarias do país tanto em formato físico quanto como e-book. Para conhecer mais sobre outras personalidades que se destacaram no mundo das finanças, leia nossos artigos sobre Thiago Nigro, o Primo Rico, e sobre Andrew Carnegie, pai da filantropia moderna.

Além disso,  se você gosta de ler biografias de grandes personalidades e ainda não é fluente em inglês, você precisa conhecer nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.

Aplicativo Idiomus