Resumo do Livro: A Arte do Começo 2.0 – Guy Kawasaki

A Arte do Começo: o guia definitivo para iniciar seu projeto

 

Sinopse: Kawasaki aborda dicas que vão desde a criação de um bom plano de negócios, aquisição de capital, apresentação de ideias, posicionamento de marca até a criação da cultura interna da empresa. Segundo o autor, “Empreendedor não é um cargo. É o estado mental de alguém que deseja mudar o mundo”.

A principal coisa que você deve pensar quando abre uma empresa é sobre a diferença que ela vai fazer no mundo. A principal pergunta que o negócio deve responder é: qual problema eu vim resolver? Outras formas de pensar nisso é respondendo como sua empresa faz o mundo melhor. Ter isso em mente pode ajudar seu negócio em diversos pontos, como, por exemplo, conseguir gente boa para trabalhar.

 

Resumo Inicial

Guy Kawasaki, autor do livro “A arte do começo”, deixou a Apple para abrir uma empresa de capital aberto no Vale do Silício, e ensina aos postulantes a empresários algumas técnicas para dar o pontapé inicial em seus negócios. A obra abrange diversos aspectos essenciais para iniciar negócios que objetivam crescimento rápido, principalmente os voltados à tecnologia, ou seja, as startups. Kawasaki aborda dicas que vão desde a criação de um bom plano de negócios, aquisição de capital, apresentação de ideias, posicionamento de marca até a criação da cultura interna da empresa. Segundo o autor do livro A arte do começo 2.0, “empreendedor não é um cargo. É o estado mental de alguém que deseja mudar o mundo”.

Para o autor, a principal coisa que você deve pensar quando abre uma empresa é sobre a diferença que ela vai fazer no mundo. A principal pergunta que o negócio deve responder é: qual problema eu vim resolver? Outras formas de pensar nisso é respondendo como sua empresa faz o mundo melhorar. Ter isso em mente pode ajudar seu negócio em diversos pontos, como, por exemplo, conseguir gente boa para trabalhar.

 

Sobre o autor

Guy Kawasaki é um d/os maiores especialistas mundiais na área de tecnologia e marketing. É um proeminente capitalista de risco do Vale do Silício, conselheiro da Apple e autor de diversos best-sellers. Foi uma dos responsáveis pelo sucesso do Macintosh na década de 1980, promovendo a campanha de marketing do computador. Atualmente é CEO da Garage Technology Ventures, sua empresa de capital de risco, e é parceiro de startups como Truemors e o agregador RSS Alltop. Além disso, também é um blogueiro reconhecido e de fama mundial.

 

Boas ideias para começar coisas

A gênese de uma boa companhia é responder perguntas simples que podem mudar o mundo, o desejo de ficar rico não é um bom motivador. É muito mais fácil fazer as coisas certas logo da primeira vez do que consertar o que está errado depois. No início, você está construindo o DNA de sua startup, e o código genético é permanente, então prestar atenção nos detalhes é importante para construir a fundação certa de seu empresa. Segundo Guy Kawasaki, existe um mito que companhias de sucesso devem começar com objetivos megalomaníacos para serem bem sucedidas. Pelo contrário, as empresas de sucesso começam perguntando coisas simples, como:

“Portanto, o que?”

Essa pergunta surge quando você percebe uma tendência e imagina suas consequências. Funciona da seguinte maneira: “todo mundo vai ter um smartphone com câmera e acesso à internet”. Portanto, o que? “Vai fazer com que as pessoas compartilhem as fotos que elas fizeram?” Portanto, o que? “Nós devemos criar? Um aplicativo que permita que as pessoas façam o upload de suas fotos, curtam o que os outros postarem e façam comentários em outras fotos” e assim surgiu o Instagram.

“Isso não é interessante?” Curiosidade intelectual e descobertas acidentais fortalecem esse método. Spencer Silver, por exemplo, estava tentando fazer cola, mas acabou criando uma substância que mal conseguia segurar papel. Assim nasceu o Post-it. Ray Kroc é outro curioso notável. Enquanto fazia suas vendas de mixers de milk-shake, percebeu que um restaurante no meio do nada fez o pedido de oito máquinas, então resolveu visitar o lugar por pura curiosidade. O que ele viu o impressionou tanto que ele comprou a ideia dos irmão McDonald, e o resto é história.

“Existe um jeito melhor?” Frustração com a situação atual é a marca desse caminho. Ferdinand Porsche disse certa vez “no começo eu olhei ao meu redor e não encontrei o automóvel dos meus sonhos, então decidi construí-lo”. Steve Wozniak construiu o Apple 1 porque acreditava que existia um jeito melhor de acessar computadores do que tendo que trabalhar para o governo, universidades ou grandes companhias. Larry Page e Sergey Brin pensavam que medir links de entrada era o melhor jeito de priorizar as buscas na internet e fundaram o Google.

 

Complete a frase

O autor sugere que você complete a seguinte frase: “Se a minha startup não existisse, o mundo seria pior porque…”

Se você tem a resposta para essa pergunta, o próximo passo é encontrar um lugar no mercado. A união de expertise, oportunidade e paixão pelo que faz te colocam em uma posição privilegiada no mercado das startups.

 

Dicas para apresentações

Esqueça aquela frase famosa que diz “penso, logo existo”. Para empreendedores, a frase de ordem é “eu apresento, logo existo”. Apresentar seus produtos e sua marca não serve somente para arrecadar dinheiro, serve também para fechar acordos comerciais, onde podem surgir bons resultados, como vendas, parcerias e novas contratações.

Sempre esteja preparado. Se o projetor não estiver preparado quando você for em uma reunião, a culpa é sua. Se o laptop e o projetor não se comunicam e não funcionam juntos, a culpa é sua. Se a lâmpada do projetor queimar durante a apresentação, a culpa é sua. Se você começar devagar, perder a atenção do seu público e parecer atrapalhado em sua fala, a culpa é sua. Percebe o padrão? É quase impossível se recuperar de um começo ruim, então sempre chegue mais cedo nas reuniões para preparar tudo. Leve seu próprio projetor. Leve dois laptops preparados com sua apresentação e dois cabos VGA ou HDMI, leve uma cópia em uma unidade USB, se prepare para tudo.

Quando a reunião começar você deve definir o cenário para o resto dela. Sempre pergunte “Quanto do seu tempo eu tenho?” Essa pergunta demonstra que você respeita e valoriza o tempo do seu público. Lembre-se de não ultrapassar o limite de tempo que foi definido, pois isso também faz com que o público se comprometa com a quantidade mínima de tempo estabelecido.

Em seguida, pergunte “quais são as três informações mais importantes que eu posso passar para vocês hoje?”. Você vai descobrir que as pessoas presentes na sala já sabem alguma coisa que você ainda vai falar, então você não precisa perder tempo falando sobre isso. Finalmente pergunte “posso começar minha apresentação e deixar as perguntas para o final?”. Você está tentando fazer com que o público se comprometa e não te interrompa até o final de sua fala.

Ninguém quer saber sobre sua história de vida. Infelizmente, muitos empreendedores acreditam que a apresentação é uma narrativa cujo capítulo de abertura deve ser autobiográfico. Esses contos pessoais deveriam convencer o público de que essa é uma grande equipe, enquanto isso todo mundo está se perguntando “o que essa startup faz?” No sexto minuto da apresentação você deve explicar o que sua empresa faz. Lembre-se que os primeiros cinco minutos são para conseguir as respostas das questões já mencionadas.

Uma vez que o público já sabe o que você faz, já pode ouvir com calma e foco o resto do que você tem a dizer. Não enlouqueça com declarações ao longo de sua fala que dizem “patente pendente, salto em curva, vantagem de primeira classe, escalável, revolucionária, soluções focadas no cliente, que mudam o paradigma”. Use frases de três a cinco palavras que descrevem exatamente o que sua startup faz, como:

  • Nós vendemos software
  • Nós vendemos hardware
  •  Nós ensinamos crianças desprivilegiadas
  • Nós impedimos o abuso infantil

 

 

Exercício

Coloque um timer de um minuto e explique para familiares e amigos o que sua startup faz até que o tempo acabe. Peça para que eles escrevam o que sua startup faz. Colete as respostas e compare com o que você acha que disse.

 

A arte de construir uma equipe

Atualmente existe uma falta de grandes funcionários no mundo. Por consequência, é absurdo – e em muitas partes do mundo, ilegal – recrutar com base em quesitos irrelevantes. A arte de construir um time fantástico vai além de olhar a raça, credo, cor, orientação sexual, religião e condição financeira de uma pessoa. Também inclua nessa lista educação formal, ou seja, em qual prestigiosa instituição de ensino o candidato estudou. Ao invés disso, foque em três fatores:

  • O candidato pode fazer o que é preciso?
  • O candidato acredita no que está sendo feito?
  • O candidato é simpático e confiável?

Muitos contratantes enfatizam experiência profissional e educação formal dos candidatos. Vale lembrar que, muitas vezes, quem trabalhou em outras empresas não contribuiu necessariamente para o sucesso delas. Funcionários da Apple, Facebook, Google, Microsoft ou Twitter não necessariamente são bons funcionários para startups. Uma coisa é certa, nesse momento eles já podem ser muito ricos para querer trabalhar duro novamente numa empresa que ainda está começando.

Experiência em uma grande organização não é um indicador de sucesso em um ambiente de startup. As habilidades necessárias em cada contexto são diferentes. O presidente da Google, por exemplo, com sua marca estabelecida, recursos infinitos e 80% de participação de mercado não pode ser a pessoa certa para uma operação de “dois caras em uma garagem”.

Você quer pessoas inteligentes, e isso não significa que elas precisam ter um diploma. Inteligência e diploma universitário não são sinônimos. Steve Jobs nunca terminou a faculdade. Metade dos engenheiros da divisão do Macintosh nunca completaram a universidade. O próprio autor do livro, Guy Kawasaki, largou a faculdade de direito e a Escola de Negócios de Stanford nunca o aceitou.

Existe uma característica final a ser ignorada: fraqueza. Você não diria que um dos fortes de Steve Jobs era a compaixão ou que o ponto forte de Bill Gates é design. Sendo assim, você não deve contratar os próximos Jobs ou Gates? Existem duas teorias:

  • Encontre o candidato que não tem grandes fraquezas, mesmo que ele não tenha pontos fortes
  • Encontre o candidato que tem maiores pontos fortes, mesmo que ele tenha grandes pontos fracos.

O primeiro ponto é falho porque todo mundo tem fraquezas. É só uma questão de descobrir quais são. Descobrir uma candidato que seja bom o bastante em uma área já é difícil o suficiente e, descobrir alguém que seja bom em tudo é uma missão impossível.

A segunda linha de raciocínio é o caminho a ser percorrido. Uma equipe de pessoas com grandes forças e habilidades variadas é o que você quer quando está começando, principalmente quando se tem poucos funcionários e há pouco espaço para redundâncias. Empreendedores de sucesso tendem a ter grandes fraquezas. Pessoas sem grandes fraquezas tendem a ser medíocres.

 

A arte de socializar

As mídias sociais são a santíssima trindade do marketing: rápidas, gratuitas e onipresentes. As redes sociais são as melhores coisas que aconteceram para os empreendedores. Hoje, elas podem atingir milhões de pessoas no mundo em segundos, sem custar um centavo para a empresa. Primeiro, você precisa fazer um plano de ação para atacar esse canal de marketing. Um bom exemplo de estratégia é:

  • Descubra qual seu modelo de negócios
  • Descubra que tipo de pessoas você precisa atrair para fazer esse modelo funcionar
  • Descubra que tipo de coisa essas pessoas querem ler
  • Compartilhe o conteúdo que as pessoas querem

 

As principais plataformas

 

Facebook

É o McDonald’s das redes sociais, com mais de um bilhão de pessoas inscritas, além de ser o canal que a maioria das companhias usa para atrair clientes. Infelizmente, o EdgeRank determina quais seguidores veem seus posts baseado em um algoritmo do Facebook. Supostamente apenas 10% dos seus seguidores veem o que você compartilha, no entanto, é possível pagar para promover posts e alcançar mais pessoas.

 

Google+

Muitos especialistas amam odiar o Google+. Eles acreditam que a plataforma é muito pequena por ter apenas a metade do tamanho do Facebook. Apesar disso, o Google+ não tem nada parecido com o EdgeRank do Facebook, então todo mundo que faz parte do círculo da sua companhia pode ver seus posts. Além do mais, isso é o Google, e seria absurdo ignorar qualquer coisa que o Google faz.

 

Instagram

Instagram serve para contar histórias com imagens. As empresas compartilham fotos de seus produtos ou de seus fãs. Você não pode linkar seu site com um post do Instagram, mas, mesmo assim, muitas companhias conseguem construir uma comunidade sólida usando esse serviço.

 

LinkedIn

Esse é o herói que ninguém vê nas redes sociais. As funções de mídia social foram adicionadas à plataforma depois que ela já tinha sido criada, mas a seriedade de seu conteúdo o transforma em uma grande ferramenta de marketing. Pare de pensar no LinkedIn apenas como um local para procurar emprego, porque ele também é uma ótima ferramenta de marketing.

 

Pinterest

Pinterest é uma plataforma de imagens onde as pessoas compartilham e salvam coisas que amam. Marcas conectam-se com consumidores criando campanhas e o Pinterest mostra seus produtos. Essa é, de longe, a rede social mais bonita do mercado.

 

Twitter

Pense no Twitter como se fosse um rio: pode te levar rápido aos lugares, como também pode te afundar. O Twitter é uma ótima plataforma para promover seus produtos em 140 caracteres. Também é um ótimo meio de monitorar sua concorrência, além disso, é possível verificar se as pessoas estão falando sobre o seu produto através dos Trend Topics.

 

YouTube

O YouTube é uma ferramenta poderosa se você puder produzir conteúdo interessante e vídeos educacionais. Isso não é muito difícil hoje em dia, visto que os vídeos feitos pelos amadores são muito mais interessantes que aqueles feitos pelos profissionais mais experientes. Você pode criar seu próprio canal no YouTube e seus clientes podem se inscrever nele.

 

Resumo Final

Existe um jeito certo de começar uma empresa. O modo como você inicia seu projeto marca toda a história de sua companhia. Seja uma pessoa íntegra e honrada, trabalhe com ética e ajude o mundo a ser um lugar melhor através de sua empresa.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também os resumos dos livros Como A Lógica do Cisne Negro e A Arte da Negociação