Resumo do Livro: Hackeando Tudo – Raiam Santos

Hackeando Tudo: 90 hábitos para mudar o rumo de uma geração

 

Sinopse: Neste livro, o autor mostra que são as pequenas mudanças de hábitos, aplicadas e fortalecidas no dia-a-dia, que podem fazer a diferença em nossas vidas. Raiam distribui suas dicas em seis grandes áreas, a fim de compartilhar com os leitores as melhores ideias para obter uma vida mais feliz, produtiva e saudável.

 

Resumo Inicial

Raiam Santos, autor do livro Hackeando Tudo, nasceu no Brasil, entretanto, quando ainda era muito jovem, foi viver nos Estados Unidos. Lá, graduou-se em Letras, Economia e Relações Internacionais pela prestigiosa Universidade da Pensilvânia.

Porém, não foi só no mundo acadêmico que Raiam se destacou: além de ser um excelente jogador de futebol americano (habilidade que lhe rendeu uma vaga na Seleção Brasileira da modalidade), também é reconhecido por sua atuação como empreendedor e palestrante motivacional.

Neste livro, o autor mostra que são as pequenas mudanças de hábitos, aplicadas e fortalecidas no dia-a-dia, que podem fazer a diferença em nossas vidas. Raiam distribui suas dicas em seis grandes áreas, a fim de compartilhar com os leitores as melhores ideias para obter uma vida mais feliz, produtiva e saudável.

 

Produtividade 

Para aumentar o seu nível de produtividade e, consequentemente, obter mais sucesso profissional, é necessário lidar com todos os fatores que drenam sua atenção e energia. Raiam recomenda:

– Remova o aplicativo do Facebook do seu telefone: além de ocupar uma quantidade descomunal de espaço na memória do seu smartphone, o aplicativo do Facebook vem com todas as características viciantes que a empresa do Mark Zuckerberg oferece, tais como notificações, News feeds, anúncios, vídeos etc.

– Desabilite as notificações de push do seu smartphone: isto é, aquelas notificações do WhatsApp e do Facebook que vão aparecendo sozinhas na tela do smartphone e fazem seu aparelho vibrar cada vez que alguém envia algo.

– Saia de todos os grupos de WhatsApp: se você é daqueles que têm uma mensagem nova a cada 30 segundos em um de seus inúmeros grupos de WhatsApp, é hora de exterminar essa dependência e fazer coisas mais produtivas com a sua vida.

– Crie uma lista de coisas feitas: em vez de escrever as coisas que você tem a fazer, experimente escrever a as coisas que você já fez! Afinal, você se motivará muito mais se, ao longo do dia, for fazendo as tarefas e marcando em um caderninho tudo o que você completou;

– Complete algo todos os dias: você vai se sentir uma pessoa mais séria, mais dedicada, mais comprometida e vai cair na real e reconhecer que é possível finalizar tarefas e executar objetivos.

– Meça seu progresso diariamente: o ato de mensurar tudo o que você faz é muito útil e motiva a criar e monitorar seus objetivos pessoais.

– Pare para almoçar por, pelo menos, 1 hora: o momento da refeição é sagrado. Desligue a televisão, largue seu smartphone, ignore os e-mails do seu chefe e foque nessa bonita e suculenta comida que está aí no seu prato olhando para você.

– Pare de assistir TV: vá ler um livro, faça um curso online, pode até ler um site de fofoca, mas passe longe da televisão;

– Comece pela tarefa mais difícil: você vai ficar surpreso com o que vai acontecer com seus níveis de produtividade. Quando você começa pela tarefa mais difícil, completar os outros itens da sua lista será brincadeira.

– Ouça música enquanto estiver produzindo: várias pesquisas já foram publicadas provando que o ser humano é menos produtivo e criativo em ambientes totalmente silenciosos.

– Vista-se para impressionar: coloque roupas bonitas e formais na hora de estudar e trabalhar em casa. Antes de qualquer pessoa te levar a sério, quem tem que te levar a sério é você mesmo. Então, tire o pijama e vista-se como gente grande.

– Arrume sua cama: se você não consegue se disciplinar para arrumar sua cama, como vai cuidar de um paciente, liderar um time ou presidir uma grande empresa no futuro?

 

 Corpo 

Os cuidados com o corpo ultrapassam a mera realização de atividades físicas em busca de ganhos estéticos. O organismo humano é o computador mais inteligente do planeta: ele reage à forma como o tratamos, impactando profundamente nosso bem-estar físico e mental.

– Beba seis copos de água por dia: a água é o melhor e mais barato antioxidante que você pode conseguir no mercado. Cura qualquer dor de cabeça e reduz a probabilidade de contrair doenças como diabetes e pedra nos rins. À medida que você vai colocando o hábito em prática, se sentirá cada vez mais hidratado e energizado.

– Tome um multivitamínico: muitas das vezes que você sente fome não é porque você realmente está precisando comer alguma coisa. É porque está faltando alguma vitamina ou mineral no seu corpo e ele avisa enviando gritos de fome para o cérebro. Quando você adiciona um multivitamínico na dieta, diminui a frequência que seu corpo ativa essa vontade de comer.

– Conte suas calorias: um “diário de comida” deixa você mais antenado no que está comendo e pode fazer com que seus hábitos mudem gradualmente, à medida que presta maior atenção a cada refeição. Afinal, você se sentirá muito melhor ao escrever que comeu uma banana do que um cachorro quente. Desse jeito, educará o cérebro a fazer escolhas mais sensatas na hora de comer.

– Durma bem: dormir de seis a oito horas por dia regula a quantidade de leptina que seu corpo produz. Leptina é o hormônio que ajuda o seu corpo a soar o alarme quando você comeu o suficiente. Se você dorme pouco, seu corpo acaba produzindo menos leptina e isso o faz comer em excesso.

– Acorde cedo: se você quer ter o tempo e a energia para conquistar tudo o que planeja ao longo do dia, comece cedo! Você vai ter tempo para ler, alongar, fazer exercício enquanto seus competidores ainda estão dormindo. Conheça o milagre da manhã.

– Pule corda: isso faz bem para a circulação, além de fazer você suar muito rápido, trabalhar o corpo inteiro e, ainda, deixar o abdômen definido.

– Caminhe 5 km por dia: há uma infinidade de estudos acadêmicos que provam que a nossa cabeça funciona melhor e fica mais focada e criativa imediatamente depois do exercício.

– Suplemente sua dieta com Ômega 3: além de ser uma excelente ferramenta para retirar impurezas do corpo, o Ômega 3 ajuda a queimar a gordura e regula a quantidade de açúcar no sangue.

– Faça um alongamento de manhã: além de aumentar a flexibilidade e a durabilidade dos músculos, o alongamento matinal melhora a circulação do sangue, alivia a tensão muscular e, milagrosamente, aumenta seu nível de energia para o resto do dia;

– Escove a língua: por causa da superfície úmida e rugosa, a língua é ponto de encontro para bactérias e restos de alimentos. Escovar a língua todos os dias mantém a saúde da sua boca e evita o mau hálito.

 

Cabeça 

Manter a cabeça fria e a mente saudável é fundamental para atingir a tão buscada qualidade de vida, uma vez que, quando nossa saúde mental não vai bem, diversos aspectos de nossa rotina (como as relações sociais, de trabalho e familiares) podem ser gravemente prejudicados. Para que isso não ocorra com você, Raiam propõe os seguintes caminhos:

– Escreva um diário de gratidão: as pessoas felizes são extremamente gratas pelas coisas que elas têm. Elas não passam o tempo olhando a grama do vizinho e sonhando com os bens materiais dos outros. Em vez de se remoer com isso, elas tiram um momento de cada dia para pensar em todos os aspectos de suas vidas que elas têm uma apreciação e manifestam sua gratidão por isso.

– Medite: arrume cinco minutinhos para esvaziar sua mente e meditar. Apague a luz do seu quarto, escreva “meditação” no YouTube, coloque o áudio para tocar e relaxe. Entre uma infinidade de benefícios, meditar reduz seu stress, melhora sua produtividade no trabalho, facilita sua criatividade e o deixa em paz consigo mesmo.

– Exerça a lei dos 5 minutos: aconteceu uma coisa ruim na sua vida? Lamente-se por 5 minutos e nada mais que isso. A vida é muito curta para ficar se remoendo.

– Escreva seus objetivos: quando você escreve e lê seu objetivo todos os dias, acaba criando um vínculo com ele. Deixe-os bem grandes na parede do seu quarto, escreva no bloco de notas do seu celular ou em algum outro lugar onde tenha fácil acesso. Vale a pena também revisar seus objetivos todos os dias antes de dormir.

– Escute sua playlist da felicidade: separe 10 músicas que o deixam feliz e motivado e coloque em uma playlist. É uma tarefa difícil e pode tomar um dia inteiro para você chegar ao top 10, mas faça uma forcinha e capriche na escolha. É como se você tivesse sua fonte de poder nessas 10 músicas. Pode ser pela letra, pela batida ou até pelo significado que ela tem na sua vida.

– Seja criança: a chave da inspiração está na diversão. Se você quiser descobrir o que realmente faz a diferença na sua vida, divirta-se para liberar a mente.

– Veja seu álbum da felicidade: separe um álbum de fotos no seu computador ou no seu smartphone com fotos que o deixam feliz, inspirado, pilhado, agradecido etc. Tente desenterrar fotos dos momentos mais felizes de sua vida.

 


Pessoas 

Saber lidar com as pessoas, conviver com as diferenças e gerenciar eventuais conflitos que invariavelmente, surgem, é fundamental para obter sucesso no trabalho, conquistar mais amigos e, principalmente, estar aberto às novas ideias.

Assim como em todas as demais dicas apresentadas pelo nosso autor, ao lidar com pessoas o mais importante é focar em pequenas atitudes que, incorporadas à sua prática cotidiana, ajudarão você a valorizar a contribuição daqueles que o cercam.

– Conecte duas pessoas que tenham algo em comum: hora de usar seu Facebook para algo construtivo. Dê uma boa olhada para sua lista de amigos e pense em duas pessoas que ainda não se conhecem, mas que têm algo em comum. 

Abra a caixa de mensagem, escreva o nome das duas pessoas que precisam se conhecer e faça sua mágica. É incrível como ações como essa abrem portas tanto para as pessoas que você está conectando quanto para você mesmo.

– Ajude uma pessoa por dia: ajude alguém a resolver um problema sem querer nada em troca e deixe aquela pessoa em uma situação melhor do que quando você a encontrou. A verdade é que ninguém que atingiu o sucesso conseguiu chegar lá sozinho. Essas pessoas sabem da importância da solidariedade e doam seu tempo, suas habilidades, sua grana e seu conhecimento para outras pessoas.

– Inicie uma conversa com um estranho na rua: além de ajudar a combater a timidez, é uma oportunidade para fazer um novo amigo, para gerar novas ideias, para superar o medo de falar com estranhos, para começar um novo negócio etc.

– Junte-se a pessoas brilhantes e com interesses parecidos: você cresce com elas e será desafiado intelectualmente de maneira mais do que constante.

– Faça uma conexão por dia: conhecer gente é vital! Estamos na era do capital de conexão, e daqui a bem pouco tempo, a sua lista de contatos será mais importante que sua conta bancária.

– Troque ideias com seu mentor: um mentor tem mais experiência de vida, já passou pelo que você está passando e já superou adversidades. Ele vai ajudar a evitar cometer erros que ele já fez e vai motivar você a continuar disciplinado e cumprir seus objetivos. Além disso, ele vai conectá-lo a pessoas importantes que também podem agregar valor ao longo do seu caminho.

 

Finanças 

Para atingir o sucesso na vida, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal, é imprescindível saber como organizar sua vida financeira. Acompanhar o fluxo de receitas e despesas, mantendo-o constantemente atualizado, é indispensável. Além disso, há outras posturas que você pode adotar para atingir esse objetivo. Confira:

– Aplique a lei das 48 horas: espere esse tempo antes de comprar qualquer coisa. Esse período de epifania vai servir para analisar se você realmente precisa daquele produto. Se você passar duas noites em claro pensando naquilo, vai lá e compre. Caso contrário, é sinal de que não precisa do item e vai gastar dinheiro à toa.

– Guarde 10% do que você ganha: com essa quantia, você poderá investir em algo ou deixar para emergências, tais como problemas de saúde, perda de emprego ou problemas familiares.

– Leia artigos de finanças pessoais: enquanto o MEC não coloca finanças pessoais no currículo do Ensino Médio, vale a pena investir seu tempo lendo um artigo de finanças pessoais por dia.

– Anote seus gastos: com esse painel de controle, além de saber aonde você está cometendo excessos, poderá traçar metas para mudar seus hábitos de consumo.

– Ande com duas carteiras: em uma, você vai carregar apenas o dinheiro (em espécie) que vai precisar para fazer as compras daquele dia. Na outra carteira, você deixa seus cartões de crédito e débito. Dessa maneira, você não vai cair na tentação de gastar mais do que deve e passar o cartão em coisas supérfluas.

– Cozinhe em casa: você vai ficar abismado quando botar na ponta do lápis o quanto de dinheiro você conseguiu economizar com essa medida simples.

– Trabalhe em seu projeto paralelo: sabe aquela ideia de negócio que você sempre teve e nunca parou para botar em prática? Pois bem, reserve dez minutos do seu dia para cuidar de alguma coisa relacionada a ela.

 

Conhecimento 

Nos dias atuais, não basta confiar em seu nível acadêmico. É preciso ampliar os seus conhecimentos e se aprimorar constantemente. Na verdade, isso não é mais sequer uma opção. É uma necessidade absoluta.

– Leia um livro: segundo o autor, 88% dos milionários lê pelo menos 30 minutos por dia. Além disso, 85% deles termina dois ou mais livros por mês. Se você quer ser uma pessoa culta, não tem outro jeito. Deve aprender a gostar de ler.

– Aprenda uma palavra nova por dia: sua imagem, seu valor social e sua autoconfiança vão aumentar à medida que seu vocabulário for se enriquecendo.

– Saia da zona de conforto: faça algo que quebre a sua rotina e o tire da zona de conforto pelo menos uma vez por semana. Se você quiser algo que nunca teve, então faça algo que nunca fez.

– Faça um curso online: para manter o sucesso em qualquer área, você tem que se reciclar, pesquisar e estudar de maneira contínua. Não tem atalhos! Uma característica comum entre as pessoas mais bem-sucedidas é, justamente, a fome pelo conhecimento.

 

Resumo Final

Raiam Santos nos convida a ocupar o lugar de destaque que merecemos em nossas vidas. Em todo o livro está implícito que o caminho para o sucesso depende única e exclusivamente de um esforço consciente para mudar o próprio destino.

A escolha, enfim, é toda sua: você pode implementar os hábitos das pessoas mais bem-sucedidas e se destacar do resto dessa sociedade medíocre ou continuar na sua zona de conforto.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também os resumos dos livros Princípios – Vida e Trabalho e Do Mil ao Milhão – Thiago Nigro