Resumo do Livro: O Milagre da Manhã – Hal Elrod

O Milagre da Manhã – O segredo Para Transformar Sua Vida (Antes das 8 horas)

 

Sinopse: O livro “O milagre da manhã”, de Hal Elrod, diz que aquilo que você faz quando acorda pela manhã determina seu astral para o resto do dia. Sendo assim, ele traz algumas ideias de como tornar essa primeira hora do dia mais significativa para que você possa realizar seu “milagre da manhã”.

 

Resumo Versão Áudio:

Resenha animada:

 

Resumo Inicial

O livro “O milagre da manhã”, de Hal Elrod, diz que aquilo que você faz quando acorda pela manhã determina seu astral para o resto do dia. Sendo assim, ele traz algumas ideias de como tornar essa primeira hora do dia mais significativa para que você possa realizar seu “milagre da manhã”. 

No livro, o autor divide sua receita para ter mais produtividade no trabalho e na vida, adotando medidas simples, como acordar mais cedo, praticar atividades físicas e comer alimentos saudáveis.

O autor dá um caminho para realizar seu propósito matinal, e ele se baseia em uma rotina de atividades silenciosas, como meditação ou fazer uma oração, por exemplo, ou refletir sobre algum assunto.

Fazer afirmações positivas para você mesmo a fim de trabalhar medos e melhorar a autoestima também é uma atividade importante para o autor. Outra parte importante da rotina matinal é a realização de exercícios físicos, como caminhada, ioga ou o que você preferir.

 

Sobre o autor

Aos 20 anos, Hal Elrod foi atingido por um motorista bêbado. Foi declarado clinicamente morto por seis minutos, quebrou onze ossos, sofreu danos cerebrais permanentes e ouviu dos médicos que jamais voltaria a andar. Desafiou a lógica da medicina mostrando que poderia superar seus desafios e, hoje, aos 37 anos, corre ultramaratonas e é palestrante motivacional.

 

Você só vive…duas vezes?

Em 1999, Hal Elrod tinha vinte anos de idade. Estava no fim do primeiro ano da faculdade, tinha sucesso no emprego, tinha uma namorada, amigos e uma família que o apoiava. Ele e a namorada estavam em seu carro, um Mustang branco, voltando de um restaurante onde havia acontecido um evento. Sua namorava dormia calmamente no banco do passageiro enquanto Hal dirigia. Estava animado, então não sentia sono algum. De repente, uma gigantesca picape Chevrolet, a 130 quilômetros por hora, colidiu em cheio contra seu carro. Os dois carros rodaram na pista e, tragicamente, mais um carro, um Saturn sedã, também se envolveu no acidente.

O autor sofreu danos permanentes em seu lobo cerebral frontal, quase perdeu a orelha esquerda, sua órbita ocular esquerda foi esmigalhada, o que deixou seu globo ocular perigosamente sem suporte. Seu braço, antebraço e cotovelo esquerdos foram quebrados. A pélvis foi fraturada em três lugares, enquanto seu fêmur, o maior osso do corpo humano, foi partido ao meio. Incapaz de suportar a imensa dor física, Hal entrou em coma. As equipes de emergência e resgate chegaram e conseguiram removê-lo dos destroços do acidente, mas, nesse momento, o coração de Hal parou de bater e ele morreu. Clinicamente, ele estava morto. Os paramédicos trabalharam durantes seis minutos com muita determinação e, felizmente, conseguiram reverter a situação e salvaram a vida do autor.

Hal Elrod passou seis dias em coma e quando acordou recebeu a notícia que talvez nunca mais fosse andar. Ele teve danos cerebrais permanentes por conta do acidente. Depois de uma desafiadora recuperação e reabilitação para reaprender a andar, o autor decidiu aceitar as coisas com elas são e concentrou-se em seguir em frente.

 

Por que você acordou essa manhã?

Por que você se deu ao trabalho de sair da cama hoje cedo? Pense a respeito por um segundo. Por que você deixa o conforto de sua cama quente e aconchegante? É porque você quer? Ou você é daqueles que adia despertar até absolutamente precisar fazer isso? Se você é como a maioria, aperta o botão soneca do despertador mil vezes antes de levantar toda manhã e arrasta-se para fora da cama porque realmente precisa ir trabalhar, estudar ou fazer qualquer coisa. Se você tivesse uma escolha, continuaria dormindo.

Segundo o autor, toda vez que você aperta o botão de soneca do despertador, você está em um estado de resistência ao seu dia, à sua vida, e a acordar e criar a vida que diz desejar. O tom da nossa manhã tem um impacto direto no tom do resto do nosso dia. Acaba se tornando um ciclo acordar com desespero, passar o dia com o mesmo sentimento, ir dormir sentindo-se ansioso ou deprimido e depois repetir o ciclo de melancolia no dia seguinte.

 

 


A quantidade ideal de sono

A quantidade de sono ideal varia de acordo com cada indivíduo, segundo especialistas. Fatores como idade, genética, saúde geral e quantidade de exercícios que a pessoa faz influenciam na quantidade. Enquanto você pode precisar de sete horas de sono por noite, alguém pode precisar de verdade de nove horas para ter uma vida feliz e produtiva. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, durações de sono longas, de nove horas ou mais, estão associadas com a maior morbidade (doenças, acidentes) e até mesmo mortalidade. Pesquisas também mostram que variáveis como depressão também estão significantemente associadas a longos períodos de sono.

 

Como acabar com a soneca

O autor dá dicas de como acabar com o hábito de apertar o botão soneca do despertador todas as manhãs e acabar com esse vício na hora de levantar. Segundo ele, são cinco passos simples à prova de soneca:

  • Estabeleça suas intenções antes de deitar: lembre-se que seu primeiro pensamento pela manhã costuma ser o último pensamento que você teve antes de ir para a cama. Sendo assim, o segredo é decidir e criar toda noite, conscientemente, uma expectativa positiva para a manhã seguinte.
  • Coloque seu despertador no outro lado do quarto: se você ainda não fez isso, coloque seu despertador o mais longe possível da sua cama, porque isso te obriga a deixar a cama e colocar seu corpo em movimento. Movimento gera energia, portanto, quando você levanta e sai da cama, naturalmente você irá acordar. Quando seu despertador está do lado da cama, você simplesmente rola para o lado quando o alarme toca, o desliga e volta a dormir.
  • Escove os dentes: por mais simples que pareça, o ponto dessa atividade é que você está fazendo coisas impensadas nos primeiros poucos minutos e apenas dando ao seu corpo tempo para acordar. Depois que você desligar o despertador, vá direto para a pia do banheiro para escovar os dentes e jogar um pouco de água fria no rosto.
  • Beba um copo cheio de água: é crucial que você se hidrate toda manhã. Depois de seis ou oito horas sem água, você está moderadamente desidratado, e a desidratação provoca cansaço. Muitas vezes, quando as pessoas se sentem cansadas, tudo o que elas precisam é de mais água, e não de mais sono.
  • Vista suas roupas de ginástica: coloque suas roupas de exercício para que você possa sair do quarto pronto para começar seu milagre da manhã. Exercícios matinais são cruciais para maximizar seu potencial, pois o colocam em um estado de pico mental, físico e emocional.

 

Os salvadores de vida

A maioria de nós vive do lado errado de uma enorme lacuna em nosso potencial, e essa lacuna separa quem somos de quem podemos nos tornar. É comum que fiquemos frustrados com nós mesmos por conta da nossa constante falta de motivação, de esforço e, principalmente, de resultados em uma ou mais áreas de nossas vidas. O autor apresenta seis ferramentas que vão te ajudar a desenvolver todo seu potencial. Para o autor, sua vida é quem você é no nível mais profundo. Ela é constituída de partes física, intelectual, emocional e espiritual que formam cada ser humano. A parte física é o seu corpo, saúde e energia. A intelectual incorpora sua mente, sua inteligência e seus pensamentos. A emocional leva em conta suas emoções, sentimentos e atitudes. A parte espiritual leva em conta coisas intangíveis, como seu espírito, sua alma e o poder superior que tudo vigia.

 

Silêncio

O silêncio é a primeira prática dos salvadores de vida. Segundo o autor, se você quer reduzir imediatamente seus níveis de estresse para começar o dia com calma, clareza e paz de espírito, faça o oposto do que a maioria das pessoas faz. Comece cada manhã com um período de silêncio intencional. Os benefícios do silêncio têm sido documentados ao longo da história. Do poder da oração até a mágica da meditação, algumas das mentes mais brilhantes do mundo usam o silêncio como forma de transcender as próprias limitações e criar resultados extraordinários.

 

Afirmações

“Sou o maior”! Muhammad Ali afirmava essas palavras repetidamente. Então ele se tornou o maior boxeador da história. Afirmações são uma das ferramentas mais eficientes para se tornar rapidamente a pessoa que você deseja ser. Elas permitem que você projete e depois desenvolva o estado mental que precisa para levar qualquer área de sua vida para o próximo nível. Seu diálogo interno exerce muita influência sobre seu nível de sucesso em todos os aspectos de sua existência – confiança, saúde, felicidade, riqueza, relacionamentos, etc. Suas afirmações funcionam para transformar a maneira como você pensa e sente para que possa superar suas crenças e comportamentos limitadores e substituí-los por aqueles que necessita para ter sucesso.

 

Visualização

Também conhecida como visualização crítica ou ensaio mental é a prática de buscar gerar resultados positivos em seu mundo exterior usando sua imaginação para criar imagens mentais de comportamentos e resultados específicos em sua vida. Essa tática é muito usada por atletas para aumentar seu desempenho, a visualização é o processo de imaginar exatamente aquilo que você quer realizar ou conseguir, e, depois, ensaiar mentalmente tudo aquilo que você precisa fazer para realiza-lo ou consegui-lo. Tiger Woods, maior jogador de golfe de todos os tempo, utiliza essa técnica para ensaiar mentalmente a execução perfeita de todas suas tacadas em cada buraco.

 

Exercícios

O exercício matinal deveria ser uma das partes mais importantes de seus rituais diários. Os exercícios aumentam sua energia, melhoram sua saúde, aumentam sua autoconfiança e seu bem estar emocional e o ajudam a pensar melhor e se concentrar por mais tempo. Os benefícios dos exercícios matinais são muitos para se ignorar. Além de ajudar você a acordar, eles aumentam sua clareza mental e ajudam a manter níveis mais altos de energia durante o dia, sendo assim, fazer exercícios logo depois de se levantar pode melhorar sua vida de muitas maneiras.

 

Leitura

Ler é a quinta prática dos hábitos salvadores de vida. Leitura é o caminho rápido para transformar qualquer área de sua vida porque é um dos métodos mais rápidos para adquirir conhecimento, as ideias e estratégias que você precisa para atingir o sucesso em qualquer área. O segredo é aprender com especialistas aquilo que você deseja fazer. Não reinvente a roda. A maneira mais rápida para o sucesso é seguir o modelo de gente que já realizou o que você quer fazer. Existe uma quantidade quase infinita de livros disponíveis sobre todos os assuntos, então não há limites para o conhecimento que você pode obter através da leitura diária. Você deve assumir o compromisso de ler, pelo menos, dez páginas por dia.

 

Escrever

Esse é o último hábito dos salvadores de vida. O autor diz que ele tem por costume escrever um diário por cinco a dez minutos durante seu Milagre da Manhã. Ao tirar seus pensamentos da cabeça e os colocar no papel, você obtém insights que jamais teria. O elemento escrever o capacita a documentar suas ideias, descobertas, realizações, sucessos e lições aprendidas, assim como qualquer coisa ligada ao crescimento pessoal, oportunidade ou melhoria. O processo de escrever nos obriga a pensar no que escrevemos, então, manter um diário lhe dará mais clareza nas ideias e o ajudará a resolver seus problemas. O hábito não só ajuda a expandir suas ideias como também previne que você perca ideias importantes que pode querer usar no futuro. Além de tudo, é maravilhoso poder voltar e reler as anotações em seu diário de um ano atrás e ver o quanto progresso você fez.

 

Resumo Final

Agora que você já conhece os seis hábitos salvadores de vida, comece seu milagre da manhã o mais rápido possível, assim você irá se sentir mais motivado e disposto para passar os dias. O Milagre da Manhã é uma grande rede de bem estar formada por pessoas do mundo todo. Está presente em todas as redes sociais e, além disso, em seu site, o autor disponibiliza várias dicas para todos os seus seguidores sobre o Milagre da Manhã.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também os resumos dos livros Os segredos da mente milionáriaOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes