Resumo do Livro: Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Segredos da Mente Milionária – Aprenda A Enriquecer Mudando Seus Conceitos Sobre o Dinheiro e Adotando Os Hábitos das Pessoas Bem Sucedidas

 

Sinopse: Certamente, pelo menos uma vez, você se perguntou por que algumas pessoas são abençoadas com riqueza enquanto outras lutam arduamente para manter a si mesmas e suas famílias. Existe alguma fórmula ou método que, uma vez aplicado, deixa você rico?

A resposta, de acordo com Harv Eker, um empresário de sucesso e palestrante motivacional, pode ser encontrada no “plano de dinheiro”.

Em “Os segredos da mente milionária”, seu livro best-seller, o autor nos incita a mudar o nosso plano pessoal e reprogramar a maneira como pensamos, sentimos e agimos para ganhar o domínio de nossa riqueza, alcançar a liberdade financeira e levar vidas mais significativas.

 

Resumo Versão Áudio:

 

 

Os segredos da mente milionária

Seu modelo de dinheiro

Nós vivemos em um mundo de dualidades. Alto e baixo, claro e escuro, quente e frio, rápido e lento, direita e esquerda são alguns exemplos dos milhares de lados opostos com os quais convivemos.

Para um lado existir, o outro deve existir também. É possível ter um lado direito sem o lado esquerdo? De jeito nenhum.

Portanto, se existem regras “externas” para dinheiro, existem também regras “internas” para ele. Os primeiros envolvem aspectos essenciais, como conhecimento comercial, gestão financeira e estratégias de investimento. Mas não menos fundamental é o jogo interno.

Sua renda aumenta à medida que você cresce! Por que seu modelo de dinheiro é importante? Você já ouviu falar de pessoas que “florescem” financeiramente?

Você já reparou que algumas pessoas ganham rios de dinheiro e depois perdem tudo, ou começam a desfrutar de uma grande oportunidade e depois deixam a bola escorregar? Do lado de fora, parece má sorte, uma oscilação na economia, um parceiro desonesto, qualquer coisa.

No interior, no entanto, é outro assunto. É por essa razão que, se uma pessoa ganha muito dinheiro sem estar preparada internamente para ele, é provável que sua riqueza tenha vida curta e acabe sem nada.

A maioria das pessoas simplesmente não tem a capacidade interna de ganhar e manter grandes quantias de dinheiro e de enfrentar os crescentes desafios que a sorte e o sucesso trazem. É principalmente por isso que eles não enriquecem.

 

17 maneiras de pensar e agir que distinguem os ricos de outras pessoas

A consciência observa nossos pensamentos e ações para que vivamos das verdadeiras escolhas feitas no momento presente, em vez de sermos governados por um cronograma do passado.

Então, adquirindo consciência, você pode viver do que você é hoje ao invés de ontem; você será capaz de reagir apropriadamente às situações que surgem, fazendo pleno uso de toda a gama e potencial de suas qualificações e talentos ao invés de reagir de forma inadequada a eventos, impulsionados por medos e inseguranças do passado.

Quando estiver consciente, você poderá ver sua programação como ela é: meras gravações de informações recebidas e aceitas no passado, quando você era jovem demais para conhecer algo melhor.

Você entenderá que esse condicionamento não é quem você é, mas quem você escolhe ser; você vai entender que você não é a “gravação”, você é o “gravador”; você não é o “conteúdo” do copo, mas o próprio vidro.

De fato, a genética pode ter uma influência sobre tudo isso e, é claro, os aspectos espirituais também desempenham o seu papel, mas muito do modelo de pessoa que você é vem das crenças e informações de outras pessoas.

As crenças não são necessariamente verdadeiras ou falsas, nem certas nem erradas – mas sejam válidas ou não, são opiniões que foram transmitidas repetidamente e depois transmitidas de geração para geração até chegarem a você.

Sabendo disso, você simplesmente tem que conscientemente renunciar a qualquer conceito que não o ajude a conquistar a riqueza e substituí-lo por outros que o façam.

Nenhum pensamento reside livre na cabeça de ninguém – todos eles são investimentos ou custos. Ou levam a pessoa para a felicidade e o sucesso, ou se afastam dessas duas coisas – ou as fortalecem ou enfraquecem. É por isso que é imperativo que você escolha sabiamente seus pensamentos e suas crenças.

Esteja ciente de que eles não são quem você é, nem estão necessariamente conectados a você. Por mais preciosos que possam parecer, não tem mais significado e sentido do que aqueles que você lhes dá. Nada tem significado, exceto o que nós mesmos atribuímos às coisas.

Se o seu verdadeiro objetivo na vida é decolar em direção ao sucesso, não acredite em uma palavra que você diz. E se você quiser clareza instantânea, não acredite em um pensamento seu.

Se você for como a maioria das pessoas, acreditará em algo nesse meio tempo, para que possa abraçar com perfeição crenças positivas e enriquecedoras para si mesmo. Lembre-se: os pensamentos levam a sentimentos, que levam a ações, levando a resultados.

Você pode escolher pensar e agir como pessoas ricas e, assim, obter resultados semelhantes àqueles que eles alcançam.

 

1 – Eu crio minha própria vida

Acredite: é virtualmente impossível ser feliz e bem-sucedido quando você está constantemente em necessidade de atenção. Devido a essa necessidade, aqueles que estão sempre dispostos a agradar por aprovação estão geralmente à mercê dos outros.

A busca por atenção causa mais um problema: a tendência de fazer coisas estúpidas para obtê-la. É essencial dissociar a atenção do amor por várias razões. Primeiro, a pessoa se tornará mais bem sucedida; segundo, você será mais feliz. Em terceiro lugar, você pode encontrar o amor verdadeiro em sua vida.

Está na hora de decidir. Você pode ser uma vítima ou alguém rico, nunca os dois ao mesmo tempo. Preste atenção: toda vez que você culpar alguém, justificar-se ou reclamar, você estará se cortando financeiramente.

É hora de redimir seu poder e reconhecer que você cria tudo o que existe e não existe em sua vida. Observe que você produz sua riqueza, sua falta de riqueza e todas as possibilidades que estão no caminho.

 

2 – Eu entro no jogo para ganhar

Se você fosse jogar um jogo de qualquer esporte usando uma tática estritamente defensiva, quais seriam suas chances de ganhar? Muitas pessoas concordariam que pouco ou nenhuma.

No entanto, é assim que a maioria das pessoas joga o jogo do dinheiro.

Sua principal preocupação é a sobrevivência e a segurança, não a conquista da riqueza e da abundância. Então, qual é o seu objetivo, sua meta, sua intenção real? O objetivo das pessoas verdadeiramente ricas é ter grande fortuna e abundância. Não apenas algum dinheiro, mas muito dinheiro.

E qual é o propósito das pessoas pobres? Ter “dinheiro suficiente para pagar as contas a tempo, seria um milagre!”

 

 

3 – Estou comprometido em ser rico

Pergunte às pessoas se elas querem ser ricas. A maioria deles vai pensar que você é louco. “Claro que sim”, eles dirão. A verdade, no entanto, é que a maioria deles não quer ficar rico. Por quê? Porque eles têm em seu subconsciente muitos arquivos de riqueza negativa que dizem a eles que há algo errado em ser rico.

A principal razão que impede a maioria das pessoas de conseguir o que querem é não saber o que querem. Os ricos não têm dúvidas de que querem fazer uma fortuna. Eles são inabaláveis ​​em seu desejo e totalmente comprometidos com a criação de riqueza.

Eles farão tudo o que é legal, moral e ético para atingir seu objetivo. Eles não enviam mensagens contraditórias ao universo. Pessoas de mente fraca, sim.

 

4 – Eu me acho grande

O mundo não precisa de mais pessoas que vivem pequenas. É hora de parar de se esconder e sair por aí. É hora de parar de precisar e começar a dirigir. É hora de começar a compartilhar seus talentos em vez de escondê-los ou fingir que eles não existem. É hora de começar o jogo da vida em grande estilo.

No final, pensar e agir pequeno leva apenas a uma vida de sacrifício e insatisfação. Pensar grande e agindo bem permite que você possua dinheiro e viva com significado. É a sua escolha.

 

5 – Eu foco em oportunidades

Seu campo focal determina o que você encontrará na vida. Concentre-se em oportunidades e você verá oportunidades. Atenha-se aos obstáculos e você terá obstáculos. Mantenha seus olhos em seus objetivos, mantenha-se em movimento em direção aos seus objetivos. Gaste seu tempo e energia para conseguir o que deseja.

Quando surgem dificuldades, supere-as e depois recupere rapidamente o foco. Não gaste sua vida inteira resolvendo complicações, parando o tempo todo apenas apagando incêndios. Quem faz isso anda de costas.

Empregue seu tempo e sua energia em pensamentos e ações, movendo-se firmemente em direção ao seu propósito.

 

6 – Eu admiro outros indivíduos ricos e bem sucedidos

O ressentimento contra as pessoas bem sucedidas financeiramente é uma das maneiras mais seguras de alguém continuar no lado negativo. Somos criaturas de hábitos – para superar este ou qualquer outro hábito, devemos praticar.

Em vez de se ressentir dos ricos, pratique admirá-los, pratique os abençoando, pratique os amando. Assim, você saberá, inconscientemente, que quando ficar rico, outras pessoas irão admirá-lo, abençoá-lo e amá-lo, em vez de se apegar ao ressentimento da maneira que você pode estar fazendo agora.

 

7 – Eu procuro a companhia de indivíduos ricos e bem sucedidos

A maneira mais rápida e fácil de ficar rico é aprender como as pessoas ricas, mestres em fazer fortuna, jogam o jogo da riqueza. Apenas copie suas estratégias internas e externas.

Faz sentido: se você tem uma programação mental idêntica à deles e imita sua maneira de agir, suas chances de obter os mesmos resultados serão muito grandes.

 

8 – Eu gosto de me promover

Pessoas ricas são geralmente líderes e todo grande líder é excelente em autopromoção. Para ser um líder, você precisa ter seguidores e pessoas que o apoiem. Portanto, você deve ser capaz de convencer, inspirar e motivar os outros a adotarem suas ideias.

Até mesmo os presidentes dos países precisam “vender” suas ideias o tempo todo – para o público, o Congresso e até mesmo seu partido – para vê-las implementadas. E muito antes disso, se eles não se venderem primeiro, eles não poderão ser eleitos.

Em resumo, qualquer líder que não possa ou não consiga se promover não manterá essa posição por muito tempo, seja na política, nos negócios, nos esportes – ou mesmo em casa, como pai ou mãe.

 

9 – Eu sou maior que meus problemas

Pense em si mesmo como seu próprio recipiente de riqueza. Se for pequeno e sua fortuna for muito grande, o que acontecerá? Você vai perder isso. O contêiner vai transbordar e o excesso de dinheiro cairá do lado de fora. Você não pode ter mais dinheiro do que o espaço que você tem no próprio container.

Portanto, você terá que crescer em um vasto contêiner, capaz não apenas de salvar, mas de atrair mais fortuna. O universo abomina o vazio: se o seu contêiner de riqueza for muito grande, ele estará pronto para preencher o espaço.

 

10 – Eu sou um excelente receptor

Se você é um receptor ruim, é assim que você age em todas as áreas. A boa notícia é que, quando você se torna um excelente receptor, você fica assim em todos os aspectos: aberto a aceitar tudo o que o universo tem para lhe oferecer em todas as áreas de sua vida.

A única coisa que você precisa lembrar é continuar dizendo “obrigado” sempre que receber uma bênção.

 

11 – Eu prefiro ser compensado pelos meus resultados

As pessoas pobres pensam em trocar tempo por dinheiro. O problema com essa estratégia é que seu tempo é limitado. Portanto, eles invariavelmente acabam quebrando a regra de riqueza número 1, que diz: “Nunca estabeleça um teto para sua renda”. Ao escolher ser pago pelo tempo que você gasta, você eliminará as chances de ficar rico.

 

12 – Eu posso ter os dois

Você quer uma carreira de sucesso ou ter mais tempo para passar com sua família? Ambos. Você quer fazer negócios ou se divertir? Ambos. Você quer dinheiro ou uma vida significativa? Ambos. Você pretende enriquecer ou fazer o trabalho que você ama? Ambos.

Pessoas de mente fraca sempre escolhem uma coisa ou outra, enquanto os ricos escolhem as duas coisas. Eles entendem que, com um pouco de criatividade, podem quase sempre imaginar uma maneira de possuir o melhor dos dois mundos.

De agora em diante, quando você se depara com uma situação de “uma coisa ou outra”, a pergunta-chave a ser feita é: “Como posso ter as duas coisas?”

Esse questionamento vai mudar sua vida. Ele o livrará de um modelo de escassez e limitação e, em contrapartida, lhe dará um universo de possibilidades e abundância.

 

13 – Eu me concentro no meu patrimônio

A verdadeira medida de riqueza é o patrimônio, não a renda. Sempre foi e sempre será. Equidade é o valor de tudo que uma pessoa tem.

Para determinar seu patrimônio, some o valor de todas as coisas que você possui (dinheiro, ações, títulos, imóveis, seu negócio atual, sua casa, etc.) e então subtraia tudo que você deve, a equidade é a medida final de riqueza porque, se necessário, os ativos podem ser liquidados, isto é, convertidos em dinheiro.

 

14 – Eu gerencio meu dinheiro bem

Antes de administrar uma grande fortuna, você precisa adquirir o hábito e a capacidade de administrar pouco dinheiro. Lembre-se, somos criaturas de hábitos. Portanto, o hábito de administrar dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.

 

15 – Eu faço meu dinheiro trabalhar duro para mim

O segredo é ser educado. Aprenda sobre o mundo dos investimentos. Familiarize-se com os vários tipos de investimento e instrumentos financeiros, como imóveis, hipotecas, ações, fundos, letras de câmbio, moeda estrangeira, tudo ao seu alcance.

Escolha uma área para se especializar. Comece a investir nesse campo e depois diversifique.

 

16 – Eu tomo ação apesar do medo

Milhões de pessoas “pensam” em ficar ricas, e milhares delas fazem meditação e declarações para esse propósito, bem como visualizam a riqueza que desejam conquistar.

Essas ferramentas são maravilhosas, mas nenhuma delas sozinha lhe trará dinheiro no mundo real. Você tem que tomar medidas concretas para vencer.

 

17  – Eu aprendo e melhoro o tempo todo

Ninguém nasce um gênio das finanças. Cada pessoa rica aprendeu a ganhar no jogo do dinheiro. Lembre-se do lema: “Se eles puderem, eu também posso”. Enriquecer não é apenas ficar rico em termos financeiros.

É mais do que isso: é a pessoa que você se torna, do ponto de vista do caráter e mentalmente, para atingir esse objetivo. Segundo nosso autor, a maneira mais rápida de ficar e se manter rico é trabalhar em seu próprio desenvolvimento.

A ideia é que você melhore para se tornar uma pessoa de sucesso. Seu mundo exterior é apenas um reflexo do seu mundo interior. Você é a raiz, seus resultados são os frutos.

 

Resumo final

A essência dessa transformação não é apenas sobre você. Tem a ver com todo o nosso mundo, que não é mais do que o reflexo das pessoas que o constroem.

Quando cada indivíduo melhora seu grau de consciência, a consciência de todo o planeta aumenta – do medo à coragem, do ódio ao amor e da escassez à prosperidade para todos.

Portanto, cabe a cada um de nós nos iluminar para poder adicionar luz ao mundo. Se você quer que a Terra esteja de certo modo, comece a ser assim. Se você quer que ela se torne um lugar melhor, você pode ser melhor.

É por isso que Eker acredita que é nossa obrigação crescer em todo o potencial para criar abundância e sucesso em nossas vidas. Desta forma, seremos capazes de ajudar os outros e contribuir para o mundo de uma forma positiva.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também os resumos dos livros Como fazer amigos e influenciar Pessoas e Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes