Resumo do Livro: O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

O Homem mais Rico da Babilônia

 

Sinopse: A presente obra tornou-se um clássico instantâneo. Ao compartilhar com os leitores orientações valiosas sobre como multiplicar ganhos e solucionar problemas financeiros, “O Homem Mais Rico da Babilônia”, rapidamente, chegou à impressionante marca de dois milhões de cópias vendidas mundo afora.

George Clason, o nosso autor, foi buscar entre os antigos babilônicos a chave para o sucesso financeiro.

A seguir, a cultura responsável pela edificação da cidade mais próspera e rica de todo o mundo antigo fornecerá diretamente a você soluções eficazes e surpreendentemente atuais para

  • desenvolver suas próprias habilidades para tornar-se, cada vez mais, competente e autoconsciente de seus méritos;
  • impedir a escassez de recursos financeiros;
  • ser exemplarmente pontual no pagamento de seus compromissos;
  • não desperdiçar dinheiro nos tempos de “vacas gordas”;
  • obter informações e novos conhecimentos em vez de apenas buscar, incessantemente e a todo o custo, somente o lucro;
  • garantir um excelente nível de renda para o seu futuro e o de sua família.

 

Se você considera que essas soluções podem ajudá-lo a trilhar um caminho de riqueza e, sobretudo, sabedoria, leia até o final. Você se surpreenderá!

 

Os princípios básicos da gestão efetiva do seu dinheiro

Todos temos sonhos e ambições e, para atingir os nossos objetivos, precisamos aprender a ter sucesso com o dinheiro. Os princípios básicos da gestão efetiva do dinheiro são:

  • economize, pelo menos, 10% de tudo o que você ganha, reservando-o em um fundo de investimento para o futuro;
  • aprenda a viver com 90% ou menos de sua renda total;
  • invista qualquer capital que você tenha acumulado em projetos que proporcionem uma receita segura e estável, aproveitando-se ao máximo da composição dos juros;
  • invista apenas em áreas nas quais você tenha experiência ou possa recorrer à ajuda e orientação de pessoas experientes e de confiança;
  • compre a casa em que mora para nunca mais perder dinheiro no aluguel;
  • tenha um programa de seguros realista;
  • continue, sempre, trabalhando de diferentes formas e meios para aumentar a sua renda.

 

O homem que desejava ouro

Embora a maioria das pessoas reconheça que o dinheiro “não é tudo” e que há coisas que o dinheiro “não pode comprar”, também é um fato que o dinheiro é o meio pelo qual o sucesso é medido. Sob tal perspectiva, a riqueza é uma métrica de avaliação segundo a qual as pessoas estabelecem comparações entre si.

O dinheiro representa sucesso apenas à medida que proporciona liberdade para agir. De fato, não deve ser visto como um fim em si mesmo. A posse de quantidades suficientes de capitais possibilita a fruição dos melhores produtos, bens e serviços que o mundo pode oferecer.

Muitas pessoas se convenceram de que o dinheiro, quase que magicamente, possui o poder de evitá-los como se fossem uma praga. Essa crença é baseada em suas próprias experiências que, geralmente, apontam para uma vida de escassez e de grandes esforços realizados para pagar contas.

Se você deseja obter quantidades significativas de dinheiro, é altamente recomendável gastar menos tempo lamentando-se sobre a má sorte que teve no passo e mais tempo focando nas leis de aquisição de capital.

Não deixa de ser curioso o fato de que, ao longo dos tempos, sempre existiram pessoas que dispunham de mais dinheiro do que as outras. Você considera que isso foi apenas um golpe de sorte ou há leis que tornam isso possível?

Qualquer um que aceite a sorte como determinante possui as mesmas chances das outras pessoas de, digamos, acertar na loteria uma vez na vida. No entanto, fiar-se na sorte, e não no próprio esforço, significa aceitar que nada pode ser feito para alterar o próprio destino.

Uma abordagem muito melhor consiste em acreditar que o dinheiro pode ser atraído e governado segundo leis e princípios estabelecidos na aurora dos tempos. Assumindo essa postura, o próximo passo é se concentrar em aprender e aplicar essas mesmas leis, a fim de colher as merecidas recompensas.

 

O homem mais rico da Babilônia

O princípio-chave na base de qualquer planejamento elaborado para gerar riqueza é, conforme mencionado, guardar, pelo menos, 10% de tudo o que você ganha. Para acumular riqueza e a utilizar sabiamente é imprescindível tempo e estudo.

 

Tempo

Na realidade, todos temos tempo em abundância, mas apenas alguns o investem para se tornarem ricos. Em vez de buscar maneiras construtivas e uteis de aplicar o recurso do tempo, muitos preenchem suas vidas com diversas atividades que, simplesmente, os ajudam a passar o tempo.

 

 

Estudo

Há duas formas de aprendizado realmente úteis para quem busca construir riqueza:

  •  aprender sobre assuntos específicos;
  • aprender o que não é comumente conhecido sobre algum tópico.

 

Há vários princípios básicos que se aplicam à aquisição de riqueza, entre os quais, destacam-se viver com menos do que se ganha e buscar o conselho de terceiros que sejam verdadeiramente competentes e experientes.

A maioria das pessoas trabalha apenas para conseguir pagar as contas. Eles se sentem bem quando chegam ao final do mês e são capazes de quitar todas as suas obrigações e dívidas. No entanto, isso é como “enxugar gelo”.

A verdadeira mudança acontece quando o indivíduo se compromete a pagar a si mesmo a cada mês, antes de qualquer outra pessoa. Pode ser muito ou pouco, desde que seja, pelo menos, um décimo dos rendimentos mensais.

O padrão de comportamento atualmente vigente consiste em gastar todo o dinheiro que se tem disponível. Portanto, se uma pessoa se paga primeiro e, depois, vive apenas com o que resta de seus recursos, naturalmente, o seu estilo de vida se ajustará.

Se você fizer isso, em pouco tempo não estará, sequer, ciente de que está vivendo com esse valor a menos. Porém, suas reservas de capital aumentarão gradativamente. Isso gera um tremendo sentimento de orgulho, autocontrole e progresso que vem do estabelecimento de um programa regular de poupança.

Ao longo de sua vida, muito dinheiro passará por suas mãos. Se você mantiver, apenas, uma pequena proporção desses valores, poderá dispor, com o passar do tempo, de importantes recursos.

Além disso, é altamente recomendável procurar o aconselhamento de pessoas competentes em vez de confiar, unicamente, em sua própria experiência. Uma vez que o capital começa a se acumular, uma vasta gama de oportunidades de investimentos se apresentará.

Algumas delas serão, de fato, vantajosas enquanto outras não passarão de perigosas armadilhas que ameaçarão drenar os recursos que você, tão arduamente, reservou para si.

Ao considerar qualquer proposta de investimento, o principal fator consiste em examinar os antecedentes das pessoas que fizeram ou levaram a proposta até você. Pergunte-se: eles possuem experiência real nesse segmento de negócios ou, pelo contrário, estão simplesmente tentando encontrar alguém que financie suas ideias?

 

Sete soluções para a falta de dinheiro

Acompanhe, a partir de agora, quais são as soluções propostas por Clason para evitar a falta de dinheiro e afastar de vez esse tenebroso fantasma de sua vida:

  • comece a fazer o seu dinheiro crescer: de cada 10 moedas que você ganha, gaste apenas nove. Você verá como sua carteira começará a se preencher rapidamente;
  • controle os seus gastos: se nada for feito, o que chamamos de despesas obrigatórias crescerá em proporção de nossa renda. Portanto, não confunda seus desejos com as suas necessidades;
  • multiplique os seus rendimentos: faça o seu dinheiro trabalhar para você, depois para os seus filhos e netos. Ao investir, procure por empréstimos atraentes e oportunidades sólidas;
  • proteja o seu tesouro contra perdas: quando dispomos de uma boa quantia, é natural que fiquemos tentados a investir em qualquer projeto que nos pareça promissor. Mantenha-se precavido: não é verdade que os românticos fazem fortuna rapidamente;
  • faça do seu lar um investimento lucrativo: se você é dono de seu próprio lar, então, está livre para investir seus recursos financeiros em outras áreas;
  • garanta uma renda para o futuro: planeje investimentos para assegurar uma vida tranquila na velhice e prosperidade para a sua família. Para esse propósito, a aquisição de bens imóveis é uma excelente opção;
  • aumente sua capacidade de ganhar mais: aproveite todas as oportunidades de formação e estude o máximo que puder. Lembre-se de que, quanto mais conhecimentos obter, mais será capaz de identificar possibilidades e novos caminhos para o enriquecimento.

 

As cinco leis de ouro

O autor divide conosco os resultados de todos os seus estudos e pesquisas acerca da cultura babilônica, extraindo as cinco leis fundamentais para determinar o sucesso na construção da riqueza:

  • o ouro vem fácil e em quantidades maiores para quem guarda a décima parte daquilo que ganha, em prol do futuro de sua família: obviamente, os montantes reservados devem ser sabiamente investidos e não gastos de forma perdulária;
  • o outro trabalha com velocidade e diligência para quem encontra para ele um uso produtivo: o dinheiro pode ser comparado a um trabalhador vigoroso, pois, ele está sempre pronto a se multiplicar tão logo surja a oportunidade;
  • o ouro se mantém sob os cuidados de pessoas sensatas que valorizam a opinião dos sábios: assim como todas as demais forças da natureza, o seu tesouro buscará manter a posição na qual estará mais seguro;
  • o ouro foge de pessoas que investem sem preparação em aventuras arrojadas e não familiares: o caminho para a riqueza é antigo e, portanto, guarda uma sabedoria milenar. Sendo assim, expor o seu tesouro a vieses temerários e modas passageiras é a melhor forma de ficar sem nada rapidamente;
  • o ouro foge de pessoas que forçam seus recursos a lucros impossíveis e seguem os conselhos sedutores de charlatães e impostores: o sentido da riqueza é lógico e perfeitamente racional, por isso, a fortuna se afasta de quem se deixa levar por aventuras fantasiosas.

 

Resumo final

A boa sorte chega às pessoas que, de bom grado, aceitam as oportunidades que a vida nos oferece. Embora todos desejem obter o sucesso em suas carreiras, muitos acreditam que a sorte depende, inteiramente, da vontade dos deuses.

Pensar assim implica em aceitar que nada do que fazemos pode mudar o nosso destino, pois, não há força terrena capaz de influenciar a inteligência divina a ponto de forçá-la a nos conceder ganhos financeiros.

Como consequência, excelentes oportunidades passam despercebidas, levando-nos a nos conformar com a fragilidade da condição humana ante a impressionante aleatoriedade do universo. Isso soa como uma justificativa teórica para a procrastinação, não é mesmo?

A mensagem que o nosso autor deixa gravada em nossas mentes, felizmente, possui outro sentido: é possível atrairmos a boa sorte, desde que busquemos, constantemente, a sabedoria e o entendimento acerca de suas leis intrínsecas.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também o resumo do livro Criatividade S.AO poder da Ação, disponível em nosso blog.