Resumo do livro: O Negócio do Século XXI – Robert Kiyosaki

O Negócio do Século XXI

 

Sinopse: Robert Kiyosaki, o célebre autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, ensina aos leitores de “O Negócio do Século XXI”, como alterar a própria mentalidade para alcançar o sucesso e, assim, adquirir controle sobre o próprio destino.

Além disso, você terá contato com informações uteis para desenvolver habilidades de liderança e escalabilidade para o seu negócio, identificando os elementos necessários para selecionar uma organização de marketing multinível e descobrindo o que é preciso ser feito para começar. Boa leitura!

 

As Regras Mudaram

Os tempos atuais são conturbados e, portanto, não existe estabilidade em nenhum setor do mercado. No passado, os pais costumavam oferecer conselhos úteis aos filhos, tais como: “se você deseja ter sucesso, deve estudar bastante, tirar notas altas, cursar uma boa universidade, arrumar um emprego promissor etc.”

Porém, a Era Industrial já passou e, atualmente, não há mais garantiras.

 

O lado positivo

Embora a economia esteja em baixa, há um lado positivo: na prática, estamos vivenciando o melhor momento para o surgimento de novas oportunidades de negócio. Afinal, a história está cheia de exemplos de grandes organizações que surgiram em plena recessão.

 

Onde você vive?

Todas as pessoas que possuem renda podem ser relacionadas a um quadrante, dos quatro elaborados pelo autor. O chamado “quadrante cashflow” engloba as diferentes formas pelas quais uma pessoa pode gerar renda para si mesma.

Nesse sentido, Kyosaki criou diferentes categorias: E, A, D e I que significam, respectivamente: Empregado; Autônomo ou pequeno empresário; Dono de uma empresa e Investidor.

A maioria dos indivíduos se encontra na categoria “E”, isto é, iniciam a vida profissional em uma determinada ocupação e nela permanecem até a aposentadoria.

As pessoas que se encaixam na categoria “A”, mais ousadas, chegam a ser donas do próprio negócio, porém, não são livres, à medida que o empreendimento depende diretamente de seu esforço: sem trabalho, sem receita.

Os indivíduos que integram a categoria “D”, criaram grandes organizações e seu negócio funciona quase sem sua intervenção direta.

A última categoria, “I”, é um privilégio de poucos e se refere às pessoas que gozam de total liberdade financeira e podem dispor, como bem entenderem, de seu próprio tempo. São os verdadeiros ricos, ou seja, os investidores!

 

Valores financeiros essenciais

Na verdade, não existe nenhum tipo de garantia de sucesso em nenhuma das categorias ou quadrantes elaborados pelo autor. Há indivíduos bem-sucedidos e fracassados em todas elas.

Em outras palavras, o fato de uma pessoa ser assalariada não significa uma barreira absoluta para a construção de sua fortuna. O que realmente importa é a forma pela qual você gera as suas principais receitas.

Pessoas que pertencem à categoria “E”, buscam por estabilidade e segurança. Pessoas da categoria “A”, por sua vez, buscam a independência e desejam ser seus “próprios patrões”.

As pessoas que estão na categoria “D” desejam construir algo notável e grandioso e, para isso, procuram por parceiros e colaboradores que possam auxiliá-los nessa jornada.

Finalmente, as pessoas que chegam à categoria “I” desejam, sobretudo, liberdade financeira e, portanto, se preocupam em obter, sempre, o melhor retorno para cada um de seus investimentos.

 

A mente de um empreendedor

Muitas pessoas consideram que é necessário ter nascido com uma espécie de gene especial para ser empreendedor. Porém, é perfeitamente possível desenvolver competências e habilidades para ser bem-sucedido no mundo corporativo.

De fato, atualmente, há modelos de negócios e mercados (o marketing em rede, por exemplo) nos quais você pode atuar, mesmo sem ter qualquer tipo de experiência prévia. Tudo o que você precisa é ir em frente e agir.

 

É hora de assumir o controle!

Você não enriquecerá trabalhando duro! O que mais existe são pessoas que trabalham arduamente, dia e noite e, ainda assim, não enriquecem.

Para sair da categoria “E” ou “A” e migrar para a categoria “D”, você deve assumir o controle, construindo um negócio lucrativo, que gere receitas residuais ao longo do tempo. A renda passiva gerará dinheiro para você: não apenas agora, mas por toda a sua vida.

Nesse contexto, o modelo de franquias pode ser viável para você começar a originar uma renda passiva. Entretanto, Kiyosaki adverte que investir em uma boa franquia pode requerer quantias variáveis entre 100 mil a 1,5 milhão de dólares.

Nesse momento, o autor apresenta o marketing de rede: um modelo de negócios que demanda baixos investimentos iniciais e despesa mensal. Além disso, você não precisa ter grandes estoques, funcionários ou chefes. Esses são alguns dos motivos que o fazem afirmar, veemente, que o marketing de rede é o negócio do século XXI.

 

 

Minha experiência

Ao apresentar suas experiências aos leitores, o autor aponta que nunca atuou, de fato, junto ao marketing de rede, que não promove nenhuma organização específica e que não integra nenhum negócio de multinível.

O primeiro contato que teve com o marketing de rede se deu no ano de 1975. Naquela oportunidade, concentrado em outros projetos, ele não aproveitou a oportunidade. Kiyosaki revela que permaneceu concentrado em seus objetivos e atingiu o que desejava em sua carreira profissional.

Entretanto, ele se deu conta, após alguns anos, que ajudar as pessoas a enriquecerem era mais importante do que se tornar rico. Nos anos seguintes, seguiu ouvindo tanto coisas positivas quanto negativas sobre o assunto.

Em 1990, decidiu analisar esse modelo e, em 1994, entrou na indústria, estudou bastante e se envolveu com alguns líderes e grandes empresas, a fim de entender melhor como o negócio funcionava.

Após vinte anos, ele concluiu que em 1975 ele tinha a mente fechada: após avaliar e estudar profundamente o assunto, suas opiniões mudaram completamente.

 

Não é sobre renda: é sobre os ativos que geram renda

É preciso entender a diferença entre um passivo e um ativo. Sua casa, por exemplo, é um passivo, isto é, ela não gera nenhuma renda para você. A despeito do fato de valer, por exemplo, 300 mil reais, enquanto o imóvel não for alugado ou vendido, ele continua a não gerar renda alguma.

É por isso que o autor valoriza tanto o marketing de rede, uma vez que se trata de uma oportunidade de gerar renda residual, ou seja, ter um ativo.

Em suma, se algo gera dinheiro para você, então deve ser considerado um ativo. Se, ao contrário, uma coisa suga o seu dinheiro, deve ser considerado um passivo. A sugestão do marketing de rede consiste na criação de um empreendimento gerador de renda passiva.

Isso deve ser feito por meio de uma rede de consultores que, atuando independentemente, gerem renda passiva para você, vendendo/consumindo produtos que gerem faturamento para a organização. Como foi você quem criou tal mercado, deve receber, naturalmente, uma comissão por essas transações.

 

Educação do mundo empresarial real

Há três tipos distintos de educação que um indivíduo que almeja o sucesso financeiro deve ter: educação financeira, profissional e acadêmica. Nesse sentido, o marketing de rede consiste em uma verdadeira escola, desenvolvendo habilidades e ensinando as pessoas a:

– adotarem uma postura de sucesso;

– vestirem-se em conformidade;

– superarem dúvidas, medos (inclusive o de serem rejeitados) e falta de confiança em si mesmos;

– ampliarem suas habilidades de lidar com o público, de gestão do tempo;

– desenvolverem metas;

– implementarem uma gestão financeira eficaz;

– desenvolverem competências e habilidades para identificar boas oportunidades de investimentos etc.

O autor ressalta, também, que uma boa organização de marketing multinível investe no treinamento e capacitação de seus distribuidores/consultores independentes, oferecendo materiais que auxiliam as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias para serem bem-sucedidas.

 

Um caminho lucrativo para o desenvolvimento pessoal

Todos temos um perdedor e um vencedor dentro de nós. O marketing multinível nos ensina a encarar nossos desafios e medos, em busca de nossos objetivos, trazendo à luz o vencedor que habita em nós.

É um modelo excelente de negócios, no qual há muitas pessoas desejando intensamente o seu sucesso, o que lhe instiga e dá confiança para se desenvolver constantemente.

 

Um círculo de amigos que compartilham seus sonhos e valores

Dentro do marketing multinível, você estará rodeado pessoas positivas e prósperas, que decidiram viver uma vida intencional e que, assim, torcem pelo sucesso de outros. Em suma, são indivíduos que caminham na mesma direção e que compartilham valores similares aos seus.

 

O poder da sua própria rede

A empresa que Thomas Edison fundou faria dele um verdadeiro multimilionário. Porém, o que fez sua empresa ser tão inovadora não foi o produto revolucionário que disponibilizava ao público, isto é, a lâmpada em si, mas o intrincado sistema de linhas e estações de transmissão que as acendiam: foi a rede!

É por isso que o nosso autor sustenta que os indivíduos verdadeiramente ricos são aqueles que constroem redes. As demais pessoas, apenas procuram emprego. Muitos ainda não compreenderam ou não perceberam o valor do marketing multinível, contudo, não se pode negar que vivemos na época das redes.

Quem for capaz de aproveitar essas oportunidades colherá frutos excelentes!

 

Um negócio duplicável, totalmente escalável

Um dos elementos mais interessantes do marketing multinível consiste no fato de que ele é totalmente escalável e duplicável. Sendo assim, você pode ampliar o seu negócio sem esbarrar em limitações de vendas, produção, tempo etc.

Nesse modelo de negócios do século XXI, sua função é apresentar, convidar, treinar e acompanhar pessoas. Em suma, você se torna o mensageiro, não a mensagem. Como isso pode ser realizado em larga escala, fica mais fácil a duplicação do negócio.

 

Habilidades incomparáveis de liderança

O marketing multinível desenvolve nas pessoas fortes habilidades e competências relacionadas à liderança, tais como o storytelling e a arte de falar em público. De fato, com o marketing de rede as habilidades de oratória são desenvolvidas ao máximo. A repetição, a capacitação e o empoderamento fazem com que grandes lideranças surjam espontaneamente na área.

 

A verdadeira riqueza

Existe uma importante diferença entre ter riqueza e ter dinheiro. Qualquer pessoa que tenha um bom emprego e um bom salário pode, com o passar do tempo, acumular certa quantia em sua conta corrente. Isso é ter dinheiro.

Ter riqueza, porém, significa conseguir se aposentar mais cedo do que a maioria das pessoas e realizar investimentos lucrativos, de modo que os ativos e os juros comprem os luxos que você deseja, tais como casas grandes e carros do ano. Isso é ter riqueza.

 

Os grandes sonhos e a capacidade de vivenciá-los

Dentro do marketing multinível os seus sonhos encontram o incentivo necessário para se tornarem realidade, à medida que você lida concretamente com eles e percebe que é possível atingir os objetivos que almeja.

Existem cinco tipos de sonhadores: os que vivem no passado; os que têm sonhos e objetivos pequenos; os que atingem suas metas e passam a viver entediados; os que sonham alto, mas, sem um plano, terminam sem nada; e os que sonham alto, atingem seus objetivos e passam a ter sonhos ainda maiores.

 

Um negócio em que as mulheres se destacam

O autor informa que, nos Estados Unidos, dos 15 milhões de pessoas que estão no marketing multinível, 88% são mulheres. Kiyosaki afirma que, nesse modelo de negócio, as mulheres conseguem autonomia e não precisam ser dependentes dos maridos.

Dentro do marketing multinível, todos podem acessar os mesmos produtos e sistemas de compensação. Isso significa que as mulheres podem ganhar tanto quanto ou mais do que os homens, pois não há nenhuma forma de discriminação, fato que, infelizmente, ainda perdura no mercado de trabalho tradicional.

Com tantos elementos positivos, as mulheres se empoderam e enxergam um futuro pleno de oportunidades, o que contribui, entre outras coisas, para a elevação da autoestima.

Além de uma formidável opção de obter renda extra, o marketing multinível permite à mulher a construção de sua própria riqueza e, portanto, liberdade financeira.

 

Escolha com sabedoria

Uma vez que você tomar a decisão de participar do marketing multinível, é hora de selecionar uma empresa idônea e séria. Lembre-se de que o produto em si não é o elemento mais importante a ser considerado: você deve estar atento e pesquisar, a fim de saber se a organização em questão possui um sistema de capacitação e treinamento de seus distribuidores/consultores.

Você deve, ainda, verificar quem são os profissionais por trás do negócio e se a empresa oferece produtos de qualidade e verdadeiramente comercializáveis.

 

O que é preciso

Para trabalhar com o marketing multinível não é necessário que você tenha um diploma nem determinado nível de escolaridade. Além disso, você não precisa ser um exímio vendedor ou sair do seu emprego atual.

Você não precisa contrair empréstimos, ser rico ou um gênio em números ou negociações. O que você precisa é ter atitude, ser franco consigo mesmo e estar consciente de que uma empresa de distribuidores exige tempo para ser construída. Portanto, é preciso ser persistente, paciente e se manter focado.

 

Resumo final

O marketing de rede, ou marketing multinível, é uma oportunidade genuinamente democrática, uma vez que, de fato, é um modo de as pessoas se tornarem protagonistas de seus próprios destinos, em vez de lamentar e simplesmente aceitarem o estilo de vida que elas têm.

Além disso, o marketing de rede é o modelo de negócio ideal para quem gosta de ajudar os outros. Afinal, quanto mais você contribuir para o sucesso de outras pessoas, melhores e maiores serão os seus próprios resultados.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também o resumo do livro A Arte de Fazer Acontecer e O Homem Mais Rico da Babiônia, disponível em nosso blog.