Números em Inglês

números em inglês

 

A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos na utilidade dos números é que precisamos deles para contar. Então, seria suficiente apenas aprendermos a contar os números em inglês. Entretanto, várias ocasiões exigem o uso dos números para representar diferenças de valores ou medidas, como indicações da quantidade de algum objeto, frações e porcentagens, somas de dinheiro, temperatura, distância, volume, tempo, pontuações, entre tantas outras. Por isso, mesmo que, na nossa cabeça, nós tenhamos o costume de contar na nossa língua materna ou por intuição, é necessário dominar o uso dos números em inglês para entender e expressar tais valores e medidas adequadamente.

 

Números em inglês de 0 a 100

Para começar a estudar os números em inglês, precisamos lembrar que os números de 1 a 9 são essenciais para formar os demais:

 

1: one; 2: two; 3: three;

4: four; 5: five; 6: six; 7: seven;

8: eight; 9: nine.

 

Antes deles, temos o 0, que pode ser chamado tanto de zero quanto de o (o som da letra O).

Zero” é usado para ler o próprio número, decimais, porcentagens, números de telefone e algumas expressões fixas.

Já “o” se usa para quando o número faz parte de anos, endereços e horas, como se verá mais a frente. Para pontuações de jogos, como futebol, usa-se nil (2-0 é lido como two nil, por exemplo).

Nos próximos dez números, especialmente de 14 a 19, já conseguimos ver como os primeiros se repetem:

 

10: ten; 11: eleven; 12: twelve;

13: thirteen; 14: fourteen; 15: fifteen;

16: sixteen; 17: seventeen; 18: eighteen;

19: nineteen

 

Do número 20 até 99, os números em inglês são formados, sem exceção, somente juntando-se (com um hífen) o número da dezena com o número da unidade. A seguir, listamos as dezenas de 20 a 90:

 

20: twenty; 30: thirty; 40: forty;

50: fifty; 60: sixty; 70: seventy;

80: eighty; 90: ninety

 

Exemplos: 23 é twenty-three; 58 é fifty-eight; 82 é eighty-two; e 97 é ninety-seven.

Em matéria de pronúncia, enfatizar a sílaba tônica dos números em inglês corretamente é fundamental para diferenciar os números de 13 a 19 e as dezenas de 30 a 90.

Em outras palavras, precisamos pronunciar cuidadosamente thirTEEN, fourTEEN, fifTEEN, sixTEEN, sevenTEEN, eighTEEN e nineTEEN para evitar que eles sejam confundidos com THIRty, FORty, FIFty, SIXty, SEVENty, EIGHty e NINEty, e vice-versa.

A tabela abaixo lista os números em inglês em sua forma cardinal e ordinal.

 

A forma cardinal, que foi a apresentada até agora, é usada como adjetivo em inglês para indicar quantidades. Já a forma ordinal indica ordem ou distribuição (em português: primeiro, décimo, septuagésimo segundo etc.). Como se verá mais a frente, cada forma tem aplicações distintas, e são utilizadas juntas para formar frações.

 

 

Devemos prestar atenção especial na grafia da forma ordinal dos números 1 a 19.

A partir do número 20, a formação dessa forma é feita apenas passando o número da unidade para a forma ordinal (ao contrário do português, em que temos que transformar tudo).

Para formar a forma abreviada dos números ordinais (os nossos 1º e 1ª, por exemplo), basta adicionar as últimas duas letras após os dígitos.

Todos que terminam em 1 levam st, por causa do first; os que terminam em 2 levam nd, de -second; e os que terminam em 3 levar rd, de -third. Todos os demais recebem th.

Em softwares que estiverem configurados para inglês, as duas letras vão diminuir e se posicionar no canto superior direito do número automaticamente. Assim como em português, o número 0 (zero em inglês) não possui forma ordinal.

 

Números grandes 

A tabela abaixo mostra como os números em inglês continuam até um milhão:

 

 

Ao contrário do português, quando um número grande em inglês tem um algarismo na casa das unidades, mas nenhum na das dezenas (ex.: 201, 309, 1005), não se usa and (e) entre eles. Já entre as centenas e as dezenas, e também entre os milhares e as centenas, o and é opcional. O uso do and é mais comum no inglês britânico, enquanto no inglês americano ele é menos utilizado. Mesmo assim, ambas as formas são usadas para expressar números em inglês por extenso nessas duas principais variações do idioma. A casa três casas decimais, separamos os algarismos por vírgula e também usamos a vírgula para separar os números dessas casas por extenso.

 

Exemplos:

  • 201: Two hundred one
  • 379: three hundred seventy-nine ou three hundred and seventy-nine
  • 1105: one thousand one hundred five ou one thousand and one hundred five (também eleven o five, como se verá mais abaixo)
  • 39,842: thirty-nine thousand, eight hundred forty-two ou thirty-nine thousand and eight hundred and forty-two

 

Outra forma de falar por extenso os números em inglês na casa dos milhares é os dividindo em dois números na casa das dezenas, ou usando um número na casa das dezenas seguido de hundred quando o número é redondo.

Isso é usado especialmente para se referir a anos e a endereços (números de casas ou apartamentos, por exemplo).

Em vez de se referirem ao ano de 1995 como one thousand nine hundred ninety-five, os falantes de inglês dizem somente nineteen ninety-five; já para 1800, falam apenas eighteen hundred em vez de one thousand eight hundred. A exceção são os anos da década de 2000 a 2009, que são ditos normalmente por extenso.

Isso também não se aplica aos anos que seguem o formato XX0X, em que o zero é pronunciado somente como “o”, como em five o’clock (cinco horas em ponto) ou four o five (4:05).

A mesma lógica se aplica para números que seguem o formato X0X, mas que não expressam quantidade. A expressão 101 (pronunciada one o one) é usada como gíria para indicar o conhecimento básico de alguma coisa – English grammar 101 seria o equivalente a “o básico da gramática do inglês” ou “introdução à gramática do inglês”.

 

Exemplos:

  • 2019: two thousand nineteen ou twenty nineteen (mais comum)
  • 2005: two thousand five
  • 1945: nineteen forty-five
  • 1920: nineteen twenty
  • 1808: eighteen o eight

 

Outros usos de números em inglês

Agora que já sabemos como nomear os números em inglês, podemos enfim passar para sua utilização em diferentes ocasiões. Como os exemplos sobre o uso dos números como para indicar anos e endereços puderam mostrar, há observações específicas para sua utilização em cada contexto.

Antes de tudo, vale reforçar que quando usamos os números em inglês na sua forma cardinal, como adjetivo, eles nunca variam entre singular ou plural. Ou seja, não se adiciona “s” ao final de two hundred, five thousand ou ten million. Por outro lado, essas palavras podem funcionar também como substantivos para indicar quantidades indefinidas, significando centenas, milhares e milhões, respectivamente. Aí, sim, elas costumam vir nas formas de hundreds, thousands e millions.

 

Exemplos:

  • I need three hundred and fifty bottles of champagne for the wedding.
    (Preciso de trezentas e cinquenta garrafas de champanhe para o casamento)
  • There were hundreds of bottles of champagne at the wedding.
    (Havia centenas de garrafas de champanhe no casamento)
  • The town’s population is of thirty-nine thousand, eight hundred forty-two inhabitants.
    (A população da cidade é de trinta e nove mil oitocentos e quarenta e dois habitantes)
  • Hundreds of millions of people live in my country.
    (Centenas de milhões de pessoas vivem no meu país)

 

Já quando falamos de decimais, porcentagens e frações, um detalhe muito importante chama a nossa atenção. No português, usamos o ponto para dividir três unidades de grandeza (1.000.000 é um milhão) e a vírgula para quebrar os números inteiros (2,5 é dois e meio). No inglês, a sinalização é revertida. A vírgula é usada para dividir os números grandes e o ponto, para marcar os decimais (1,000.5 seria o nosso mil vírgula cinco).

Sabendo disso, indicamos os decimais em inglês com point (ponto) e geralmente citamos os números depois do ponto por um por um – 0.05 é zero point zero five, 2.35 é two point thirty-five ou two point three five e 3.14159 é three point one four one five nine. Para transformá-los em porcentagem, basta adicionar percent (por cento) ao fim – 75% é seventy-five percent, 8.625% é eight point six two five percent.

As frações, por sua vez, são formadas pela combinação das formas cardinal e ordinal. A forma cardinal é usada com o numerador (o primeiro número da fração) e a ordinal, com o denominador (o último, depois do sinal de divisão). As frações com denominador 2 são exceções – usa-se half (meio, metade; plural: halves) e nunca second. Além disso, se o numerador for maior que um, o denominador fica no plural.

 

Exemplos:

  • ½: one half (um meio)
  • 3/2: three halves (três meios)
  • ⅔: two-thirds (dois terços)
  • ⅝: five-eighths (cinco oitavos)
  • ¼: one-fourth (um quarto) – para expressar medidas fora do campo da matemática, utiliza-se a quarter.

 

Por último, para se referir a quantias de dinheiro, falamos primeiro o número inteiro (forma cardinal) seguido do nome da moeda (dollars, pounds, euros, reais) e, então, os centavos, indicados por cents. Na fala do dia a dia, o nome da moeda e o cents podem ser ocultados.

Para completar nosso conhecimento sobre números em inglês, precisamos conhecer os nomes de outras medidas que os acompanham. No caso do dinheiro, as moedas mais comuns são dollar (dólar), pound (libra esterlina, moeda britânica) e euro (euro).

 

Exemplos:

  • $50: fifty dollars
  • £2.80: two pounds and eighty cents
  • €14.75: fourteen (euros) seventy-five (cents)
  • R$130.50 one hundred and thirty reais and fifty cents

 

No geral, identificar números na fala cotidiana é relativamente simples, e a partir disso podemos perceber e internalizar outras regras sobre seu uso em cada contexto diferente. Além disso, criar o hábito de ler os números em inglês, tanto mentalmente quanto em voz alta, é um exercício que facilita muito a fixação da sua pronúncia e ortografia.

 

Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.

Confira também: Diálogos em inglêsGírias em inglês.

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. Aplicativo Idiomus