Resumo do Livro: Pense Simples – Gustavo Caetano

Pense Simples – Você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador

 

Sinopse: Quando se quer alguma coisa que não existe é porque tem demanda e possivelmente um mercado. Hoje temos milhares de empresários que sonham em fazer uma única coisa: Inovar! A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, mas como começar? Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo. 

No livro pense simples em PDF, você descobrirá que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é simples. Também aprenderá como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso; qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação; a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador; e a não acreditar no “sempre foi assim”.

 

Resumo do livro Pense Simples – Versão áudio:

 

Resumo Inicial

Empreender, hoje, é sinônimo de inovar. Ninguém consegue prosperar se não estiver em constante inovação. Isso ocorre justamente porque o mundo está em constante mudança. Quem não se adapta às transformações do mundo acaba sendo engolido por ele. Mas o que pode parecer ruim, é exatamente a boa notícia: há bastante espaço para inovar e criar coisas novas. Os problemas mudam constantemente, assim como as pessoas. 

Para o autor de pense simples, empreender e inovar é mais simples do que imaginamos. Basta que você saiba quais as mudanças que virão e quais os ajustes necessários para continuar no caminho certo em busca de seu objetivo.

 

Sobre o autor do Livro Pense Simples 

Gustavo Caetano, ainda jovem, fundou a Samba Tech, uma startup que começou pequena e hoje é considerada a maior plataforma de hospedagem de vídeos da América Latina. A empresa é fornecedora oficial de jogos para as operadoras de telefonia celular em vários países e mantém escritórios no Chile e na Argentina. 

 

Nada dura para sempre

Ninguém está isento de fracassos, e isso não é algo 100% ruim. Segundo o autor, o sucesso está amplamente conectado a falhas, e precisamos entender que nem o sucesso e nem o fracasso dura para sempre.

Mas por que alguém fracassa? Muito provavelmente é devido às mudanças que ocorreram e a pessoa não estava atenta. Sendo pega de surpresa, ela não conseguiu se adaptar às transformações do mundo dos negócios. Conforme o tempo passa, a velocidade dos ciclos de mudança estão maiores, tornando-os cada vez menores. Como assim? Pense em um Iphone. Todo ano há um lançamento de uma nova versão. Se o seu aparelho tiver mais do que dois anos, estará obsoleto. Antigamente não era assim.

Portanto, para evitar isso, é necessário que você olhe para o futuro e consiga se diferenciar dos demais, transformando seu negócio em algo sustentável. Se você não perceber que a mudança está chegando, perderá a oportunidade de ajustar seu negócio. Para prosperar, uma empresa precisa se reinventar constantemente. Todo empreendedor precisa entender que a adaptação às mudanças é uma das chaves para o sucesso.

Gustavo ensina que o tripé do empreendedorismo é a flexibilidade, o poder de adaptação e a resiliência (habilidade de dar a volta por cima quando algo dá errado). Por mais inovador que um negócio seja, ele terá que sofrer mudanças se quiser manter-se no topo. O empreendedor precisa estar sintonizado com o futuro, e ciente que algumas coisas fogem do seu controle, caso não esteja atento às transformações.

 

Inovação

Inovação pode ser definida como “um objeto, um método ou uma ideia que seja diferente do que já existia anteriormente”. Felizmente, o acesso à informação nos possibilita inovar com mais facilidade. Qualquer um pode aprofundar-se em um assunto, aumentando a competitividade e a valorização da inovação.

É através da inovação que uma empresa consegue derrotar a concorrência. As empresas mais inovadoras são aquelas que, além de lançar novos produtos e serviços, também criam mercados que não existiam antes. Inovar é criar e/ou transformar. 

Você pode pensar que uma empresa pequena não tem espaço para competir com uma multinacional, por exemplo. Mas é aí que você se engana. As grandes companhias são lentas e ineficientes para realizar mudanças, pois qualquer alteração envolve mais gastos. Uma pequena empresa, por outro lado, possui maior flexibilidade e agilidade. Estas são armas poderosas para assustar os grandes. Ela oferece serviços ou produtos de uma forma que os grandes não conseguem oferecer.

Você quer inovar? Então encontre primeiramente um propósito. Uma empresa empreendedora possui um propósito bem estabelecido. Ela tem a intenção de resolver um problema a fim de melhorar a vida de algumas pessoas. Essa é uma boa notícia: hoje, temos espaço para resolvermos vários problemas. “Inovar não é ficar quebrando a cabeça atrás de algo que não existe. É olhar ao redor, descobrir algo que incomoda você e que pode ser melhorado”. 

Esse propósito deve ser algo ao qual você queira dedicar sua vida. Identifique quem você quer impactar com seu negócio e qual problema quer resolver. Lembre-se também de que a motivação deve ser muito mais do que somente dinheiro. Busque conhecimento, busque reconhecimento pessoal, por último pense no incentivo financeiro.

Por incrível que pareça, a inovação não está relacionada com criatividade ou com uma inspiração. Inovar, segundo o autor, é entender que as oportunidades se encontram nos problemas que ainda não foram resolvidos porque as soluções dadas não foram eficientes. Pense no que está incomodando você e como pode resolver essa questão. Logo, você terá um projeto inovador.

Compartilhe o que te aflige com outras pessoas, assim, você saberá se o que lhe incomoda também incomoda outras pessoas. Se mais pessoas sentirem o mesmo que você, a chance de ter um projeto inovador é grande. É necessário que seu negócio seja para um mercado específico, e não apenas para você.

Uma dica importante do autor do livro pense simples é que você deve empreender em um negócio no qual gosta de trabalhar, pois ninguém consegue trabalhar muito tempo em algo que odeia fazer.

 

Negócio escalável

Para ser empreendedor, é importante criar um negócio escalável, ou seja, “que pode ser reproduzido com facilidade em grande escala sem demandar o uso de mais custos ou recursos por causa do aumento da oferta”. Mas como conseguir um negócio escalável? Primeiramente, você pode usar a tecnologia, que permite um grande alcance de clientes em pouco tempo e com poucos recursos.

Em segundo lugar, você precisa tentar fazer mais com menos. Se você consegue explicar para as outras pessoas o seu negócio de forma simples, então ganhará em escalabilidade pois não precisará gastar tempo com treinamentos complicados. Isso aumentará a velocidade de crescimento através de vendas.

Em terceiro lugar, não fique focado em teorias e planejamentos. Executar é muito mais barato do que planejar. Como assim? Enquanto você gasta tempo planejando, alguém pode tirar a ideia que você teve do papel e implementá-la primeiro. Além disso, com os ciclos de mudanças cada vez mais curtos, um projeto que parece viável hoje, pode perder o sentido daqui seis meses, e todo o seu planejamento terá ido por água abaixo.

Por fim, arrisque. Pense em um pequeno problema e proponha uma solução simples. Assim, você não precisará fazer muitos planos. Não tenha medo de fracassar, pois caso isso aconteça, os negócios mudam tão rapidamente que você terá errado depressa, mas também terá aprendido depressa. Se precisar, mude de direção, e isso o fortalecerá como empreendedor.

 

 

Simplicidade e humildade sempre

Quando você começar a pensar em um problema que o incomoda, pense em várias soluções simples para ele. Porém, não as descarte. Se elas surgiram é porque servem para resolver algo. Quer o exemplo de um problema simples? O cheiro desagradável que ficava no banheiro quando alguém fazia suas necessidades. Isso incomodou tanto a ponto de criarem os desodorizadores, como Glade, FreeCô, Air Wick, etc.

Motive seus funcionários, demostre que eles são as pessoas mais importantes para você, além de serem peças fundamentais para o sucesso da empresa. Dê responsabilidade para todos, e mostre que você confia neles para cumprirem suas tarefas. Dê também autonomia para eles resolverem problemas pequenos, assim você não se sentirá sobrecarregado. Além disso, todos os dados devem ser compartilhados e não mantidos em sigilo. Todos devem ter acesso à informações relevantes. Isso faz a diferença em uma empresa.

Conheça outras pessoas. Assim, você poderá trocar novas experiências que são enriquecedoras. Não tenha a ilusão de que você sabe de tudo e que está sempre certo. Você precisa de outras pessoas, precisa se abrir para o novo, precisa de novas perspectivas. Às vezes, uma conversa sem segundas intenções pode ajudar a encontrar soluções simples para o seu problema.

Um empreendedor de sucesso precisa ser humilde. Como assim? Ele deve saber que não é o dono da razão e que terá que pedir ajuda se quiser que seu negócio prospere. O autor revela que se cercou de pessoas que complementam suas competências. Da mesma forma, você precisará que outras pessoas ajudem a fazer aquilo que você não sabe.

Muitas pessoas não pedem ajuda por sentirem vergonha, ou acharem que estão incomodando, ou ainda porque têm medo de receberem ‘não’ como resposta. Não relute pois isso não levará a nada! Como Gustavo, seja cara de pau e vá atrás de ajuda. Uma equipe de suporte ajudará com ideias que levarão à solução de problemas, além de compartilharem conselhos de suas próprias experiências.

Procure fazer contato com pessoas mais experiente que você, os conhecidos “tubarões”. Quanto mais pessoas habilidosas andarem com você, mais você aprenderá com elas e melhor será sua empresa. Essas pessoas fazem com que você cresça e o ajudam a encontrar atalhos de empreendedorismo e de decisões de negócios, seja através de contatos, conselhos ou trocas de experiências.

Faça networking com pessoas que acrescentarão conhecimento. Isso não significa adicionar aleatoriamente as pessoas nas redes sociais, mas sim manter a sua presença entre elas. Lembre-se que quantidade não é qualidade. Prefira manter uma pequena, porém boa, rede de contatos formada de pessoas competentes. 

Por fim, pense sempre no cliente. Não basta prestar um bom serviço ao cliente, mas é importante que você saiba o que ele vai precisar futuramente. O cliente é a sua inspiração constante. 

 

Entre mapa e terreno, escolha sempre o terreno

Toda inovação, por mais incrível que pareça, uma hora vai ficar obsoleta. Conforme dito anteriormente, é necessário que o empreendedor mantenha seu olhar para o futuro, senão ele pode perder uma excelente oportunidade. Adaptar-se ao que ocorre à sua frente exige uma análise crítica do “mapa e do terreno”.

Mas o que significa isso? Mapa é o caminho que vai te levar ao seu objetivo. São os seus planejamentos, projeções. O terreno, por outro lado, é a realidade. Às vezes, as projeções não condizem com a realidade, e se você tiver que escolher seguir uma delas, siga sempre a realidade, pois nela você pode confiar. Encare-a, mude seu caminho e não insista no mapa. Mude de direção antes que seja tarde demais e você se perca no seu negócio.

Observação: antes de decidir mudar seu negócio de direção, certifique-se que seu negócio anterior não tem mais chances de dar certo. Você precisa encontrar um jeito diferente de inovar que justifique a sua mudança.

 

Seja ágil e leve

Esqueça o mito de que o empreendedorismo demanda grande capital. Segundo o autor, para empreender – principalmente em uma startup – você deve ser ágil, leve, enxuto. Você não precisa de muito dinheiro para iniciar seu negócio. Aliás, não ter investido muito dinheiro lhe dá mais liberdade para testar e errar. “Quanto mais rápido e mais barato você testar e falhar, melhor”.

Empresas pequenas conseguem consertar uma falha mais rapidamente do que as grandes. A agilidade não costuma estar presente em multinacionais pois elas possuem muitos processos que as impedem de serem velozes.

Não copie uma grande empresa, mas em vez disso, dedique-se para realizar experimentações. Elas permitem que você erre e aprenda com seus erros sem custos altos. Quanto mais você aprende experimentando, melhor. Você entenderá que “não é possível prever o futuro, e que as adaptações precisam ser feitas em tempo real, assim que a necessidade aparece”.

 

Sucesso começa pequeno

Não se assuste com o seu tamanho. Não tenha medo dos tubarões. Lembre-se que todo grande empreendedor um dia já foi pequeno. Mas como você pode se tornar grande? O autor dá algumas dicas.

Troque ideias com os grandes do mercado. Escute mais o que os outros têm a dizer. Mas faça uma escuta ativa e não distraída. Como funciona isso? Você demonstra ao seu interlocutor que está disposto a entender o ponto de vista dele, os problemas e, logo, uma conexão entre vocês será estabelecida. Isso pode levar a boas ideias.

Uma dica de Gustavo, autor do livro pense simples, é para começar pequeno é ter experiência em alguma empresa júnior de faculdade. Ou ainda, realizar crowdsourcing, no qual um grande grupo de pessoas, especialmente online, contribuem com ideias ou conteúdo para um negócio. Isso faz com que você saiba se há demanda para o que você está oferecendo ou não. Abra-se para a ideia e contribuições de outras pessoas.

Novamente, o tamanho da sua empresa não importa agora. Você pode iniciar um negócio sustentável apenas com um computador, no seu quarto, e sentir felicidade e satisfação. “Ninguém se importa com o tamanho do seu escritório, mas com o tamanho da sua solução”.

 

Não acredite no ‘sempre foi assim’

Muitas pessoas estão presas no “sempre foi assim”. Estão acostumadas com as coisas e não são adeptas à mudanças. Qualquer pessoa com um olhar visionário pode criar produtos e serviços que melhoram a nossa vida.

Ofereça um bom produto, um bom atendimento, sem discriminação, e assim você criará vínculos com facilidade. Esses vínculos são importantes para que seja feita sua reputação. O melhor marketing é o de boca a boca, onde clientes recomendam seu produto para outras pessoas.

 

Resumo do Livro Pense Simples: Final

O livro Pense Simples nos ensina que empreender é mais simples do que imaginamos. Os pontos principais são: procure solucionar o problema de outras pessoas, ande com pessoas que têm mais experiência que você, sempre fique de olho no futuro e nas mudanças que virão e, principalmente, lembre-se que o seu tamanho não importa, mas sim a sua solução.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também os resumos dos livros Os segredos da mente milionáriaOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes