Quando Usar os Verbos Have e Has?

have e has

Se você se confunde ou tem dificuldade em saber quando usar have e has em uma frase, não se preocupe, pois essa é uma dúvida gramatical bastante comum entre estudantes de inglês como língua estrangeira. Para sanar essa dúvida, antes de tudo, precisamos saber que os verbos have e has são formas conjugadas do verbo to have, que indica o sentido de posse, equivalente aos verbo ter ou possuir em português. Em outras palavras, to have something quer dizer ter ou possuir algo. Confira alguns exemplos:

  • Do you have an eraser? I forgot mine at home.
    (Você tem uma borracha? Esqueci a minha em casa)
  • I can’t go to school today. I have a headache.
    (Não posso ir à escola hoje. Estou com dor de cabeça)
  • My boss has a few doubts about the proposal.
    (Meu chefe possui algumas dúvidas sobre a proposta)

 

mulher com dúvida na aplicação do has
Mesmo sem ter tantas conjugações quanto nosso idioma, os verbos em inglês podem ser difíceis de aprender, já que muitas estruturas e tempos verbais são diferentes do português. Por isso, é normal ter dúvidas sobre o uso dos verbos, incluindo sobre quando usar have e has.

 

Muitas pessoas se confundem em relação a quando usar have e has porque o verbo to have é irregular, ou seja, suas conjugações não são formadas da mesma forma como os outros verbos em inglês. Ainda assim, o verbo to have segue o mesmo padrão da maioria dos outros verbos ao ser conjugado no simple present, o presente simples, como se verá a seguir.

 

Usando have e has no simple present

O simple present é uma das várias formas de se expressar o tempo presente em inglês, sendo utilizado para descrever hábitos, situações permanentes, verdades gerais e arranjos fixos. Para conjugar os verbos nesse tempo verbal, basta usar a forma base do verbo (a mesma do infinitivo, mas sem o to) e, na terceira pessoa do singular, adicionar -s no fim. O verbo to have é irregular porque essa forma da terceira pessoa do singular não é “haves”, e sim has.

Então, a forma mais simples de se responder à pergunta sobre quando usar have e has é que a forma has é utilizada exclusivamente para a terceira pessoa do singular desse tempo verbal, enquanto a forma have para todas as outras pessoas verbais do simple present. Para tornar isso mais claro, vamos relembrar quais são as pessoas verbais em inglês junto com a conjugação do verbo to have correspondente a cada uma:

 

1ª pessoa do singular: I have

2ª pessoa do singular: You have

3ª pessoa do singular: He / She / It has

1ª pessoa do plural: We have

2ª pessoa do plural: You have

3ª pessoa do plural: They have

 

Para construir frases em inglês negativas, basta adicionar not imediatamente após o verbo: have not ou has not, na terceira pessoa do singular, cujas formas contraídas são haven’t e hasn’t, respectivamente.

No caso de frases interrogativas, a situação muda. Isso porque o verbo a ser efetivamente conjugado no simple present é o to do, que forma a estrutura da pergunta. Nesse caso, o to have, assim com todos os demais verbos em inglês, permanece em sua forma base em todas as pessoas verbais. Vamos retomar o primeiro exemplo deste artigo:

  • Do you have an eraser? I forgot mine at home.
    (Você tem uma borracha? Esqueci a minha em casa)
  • Does he have a pencil? If not, I can lend him one.
    (Ele tem um lápis? Se não, posso emprestá-lo um)

 

ensinando o have
Contextos como uma sala de aula são ótimos para treinar as seis pessoas verbais e como usar have e has para cada uma, já que você pode formar frases sobre si mesmo, sobre a pessoa com quem você fala, sobre uma outra pessoa que não está na conversa e ainda sobre grupos – nós, vocês, eles e elas.

 

Dica: Identifique o sujeito do verbo to have

Em teoria, não é difícil diferenciar a terceira pessoa do singular das demais pessoas verbais. Sabendo disso, fica fácil saber quando usar have e has. Entretanto, na maioria dos casos, os sujeitos das frases não são os pronomes pessoais I, you, he, she, it, we e they. Então, para usar have e has corretamente, precisamos também nos atentar para identificar a qual pronome corresponde o sujeito da frase. Observe, nos exemplos abaixo, como o pronome entre parênteses substitui o sujeito da frase:

  • The prime minister (he/she) has support from the parliament.
    (O primeiro-ministro/a primeira-ministra [ele/ela] possui apoio do parlamento)
  • My family (it) has a house in the countryside.
    (Minha família [ela] tem uma casa no campo)
  • Your new phone (it) has a bigger screen than your old one.
    (Seu novo celular [ele] tem uma tela maior do que seu antigo)
  • My partner and I (we) have what it takes to win.
    (Meu parceiro e eu [nós] temos o que é preciso para vencer)
  • Mr. and Mrs. Garcia (they) have three children.
    (O Sr. e a Sra. Garcia [eles] têm três filhos)
  • The students (they) have English classes on Tuesdays and Thursdays.
    (Os alunos [eles] têm aulas de inglês às terças e às quintas-feiras)

 

 

Quando usar have e has com pronomes indefinidos

Por fim, um aspecto gramatical que ainda pode causar dúvidas mesmo em quem já sabe associar os sujeitos das frases com as pessoas verbais são os indefinite pronouns, pronomes indefinidos em inglês. Como o nome indica, os indefinite pronouns são utilizados para se referir a pessoas ou coisas sem dizer exatamente quem, o que ou quantas são. Essa imprecisão causa dúvidas justamente porque torna mais difícil o processo de saber se o verbo to have, que faz referência ao pronome indefinido, deve ser conjugado na 3ª pessoa do singular ou do plural.

Felizmente, os pronomes indefinidos em inglês devem ser tratados como as mesmas pessoas verbais, ou 3ª pessoa do singular, ou do plural, independentemente do contexto ou de a quantas pessoas ou coisas eles realmente se refiram. Veja a seguir a relação de pronomes indefinidos por pessoa verbal, junto com a conjugação do verbo to have correspondente:

 

3ª pessoa do singular

Everybody / everyone / everything has… (todo mundo / tudo tem…)

Somebody / someone / something has… (alguém / algo tem…)

Anybody / anyone / anything has… (qualquer um / qualquer coisa tem…)

Nobody / no one / nothing has… (ninguém / nada tem…)

 

3ª pessoa do plural

Both people/things have… (ambas as pessoas/coisas têm…)

Few people/things have… (poucas pessoas/coisas têm…)

Many people/things have… (muitas pessoas/coisas têm…)

Others have… (outros têm…)

Several people/things have… (diversas pessoas/coisas têm…)

 

De início, saber como e quando usar have e has pode parecer complicado, mas segue uma lógica simples relacionada às seis pessoas verbais do inglês, que também estão presentes no português. Mesmo quando nos referimos aos pronomes indefinidos, essa relação com as pessoas verbais se mantém.

 

Neste artigo, tratamos do uso do verbo to have como verbo principal no simple present, presente simples, porém o verbo também pode servir como auxiliar em outros tempos verbais, seja conjugado no presente simples ou em outros tempos. Nesse caso, a regra de utilizar o has para a 3ª pessoa do singular e o have para as outras pessoas do presente simples continua a mesma, mas há algumas mudanças na estrutura das frases que podem gerar dúvidas. Por isso, a gramática dos verbos em inglês deve ser estudada com muita atenção. Para aprender mais sobre esse assunto, acesse nossos artigos sobre verbos em inglês e verbos irregulares em inglês.

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. Aplicativo Idiomus