Verbos em inglês

verbos em inglês

 

Verbos em Inglês

A parte do inglês que talvez consuma a maior parte do nosso tempo de estudo – e também dos nossos nervos – são os verbos. O seu estudo está presente desde as primeiras aulas do idioma, com os verbos to be, to have e to do, por exemplo, até as mais avançadas, em que treinamos tempos verbais mais complexos. Por causa desses vários tempos verbais e também das várias exceções trazidas por verbos irregulares, muita gente se sente receosa ou pouco capaz de usar corretamente os verbos em inglês. Isso não é bom para elas, porque, claramente, os verbos são uma parte fundamental da gramática e imprescindíveis para a comunicação, já que expressam ações, possibilidades e condições no passado, presente e futuro.

O estudo dos verbos em inglês pode muitas vezes parecer confuso e estressante, mas, com algumas dicas simples, podemos ver que ele é menos complicado do que parece.

 

Por outro lado, como falantes do português, nós já estamos familiarizados com aquelas várias tabelas com a conjugação de verbos regulares e irregulares nas seis pessoas verbais (eu, tu, ele, nós, vós, eles) que vimos na escola. Comparando isso com a língua inglesa, podemos perceber que a conjugação dos verbos em inglês é, na verdade, muito menos complicada do que em português. Afinal, como se verá a seguir, cada verbo, mesmo os irregulares, possui poucas formas, e os tempos verbais são formados pela combinação de determinados verbos auxiliares. Nas listas, tabelas e exemplos abaixo, vamos ver que aprender como usar verbos em inglês é mais simples do que parece.

 

Formas dos verbos em inglês

Para começo de conversa, os verbos em inglês, mesmo os irregulares, só têm no máximo cinco formas cada um – a única exceção é o verbo to be (ser/estar). Isso já é menos do que a conjugação de um verbo em só um tempo verbal no português, que tem seis formas, uma para cada pessoa verbal. Vamos lá:

  • Forma base: como o próprio nome indica, é a forma inicial do verbo, sem nenhum sufixo. É usada no simple present (nosso presente do Indicativo) para todas as pessoas verbais, exceto para a terceira pessoa do singular – he/she/it. Exemplos: love (amar), try (tentar), want (querer), go (ir – irregular!).
  • Forma -s (terceira pessoa do singular do simple present): a segunda forma dos verbos em inglês é usada para conjugar os verbos do simple present na terceira pessoa do singular – em todas as outras pessoas verbais, o verbo é usado na forma base. Para fazer essa conjugação, basta adicionar -s ao fim do verbo, seguindo as mesmas regras ortográficas de quando passamos as palavras para o plural. As únicas exceções são os verbos to be e to have, cuja conjugação está mais abaixo. Exemplos: he loves, she tries, it wants, my teacher goes.
  • Forma -ing: esta forma verbal é formada da mesma forma para todos os verbos, mesmo os irregulares, simplesmente pela adição de -ing ao final da forma base. Ela é usada para conjugar os verbos no present participle (o nosso gerúndio), usado em vários tempos verbais, e no gerund, que é usado não como verbo, mas como substantivo, assumindo funções sintáticas diversas. Exemplos: loving, trying, wanting, going.
  • Past tense (-ed): é a forma utilizada no simple past (passado simples), e em mais nenhum outro tempo verbal. Para os verbos regulares, ela é formada somente pela adição de -ed ao final do verbo. Exemplos: loved, tried, wanted, went.
  • Past participle (-ed): no caso dos verbos regulares, esta última forma é exatamente igual à do past tense. Entretanto, precisamos saber a diferença entre as duas, no caso dos verbos irregulares, já que é esta a forma que é usada junto com verbos auxiliares para indicar diferentes tempos verbais. Exemplos: loved, tried, wanted, gone.

 

Verbos auxiliares em inglês

Dominar a conjugação dos verbos auxiliares em inglês é imprescindível para poder conjugar os demais verbos em todos os outros tempos verbais, já que é a combinação deles e de uma das formas dos verbos principais que define qual é o tempo verbal em questão. Abaixo, listamos a conjugação dos verbos to be, to have e to do no simple present e no simple past e também sua forma de past participle.

 

To be (ser/estar): usado com verbo auxiliar nos tempos verbais contínuos, junto com a forma -ing.

  • Simple present: I am, you are, he/she/it is, we are, you are, they are.
  • Simple past: I was, you were, he/she/it was, we were, you were, they were.
  • Past participle: been.

To have (ter): usado como verbo auxiliar nos tempos verbais perfeitos, junto com a forma do past participle.

  • Simple present: I have, you have, he/she/it has, we have, you have, they have.
  • Simple past: I had, you had, he/she/it had, we had, you had, they had.
  • Past participle: had.

To do (fazer): usado na formação das perguntas nos tempos verbais que não têm os verbos to be ou to have como auxiliares.

  • Simple present: I do, you do, he/she/it does, we do, you do, they do.
  • Simple past: I did, you did, he/she/it did, we did, you did, they did.
  • Past participle: done.

 

Na tabela a seguir, podemos ver como são formados os tempos dos verbos em inglês na voz ativa a partir da combinação das formas verbais que vimos acima, em negrito, com os verbos auxiliares.

 

Formação dos tempos dos verbos em inglês

Leia o nosso Guia: Past Perfect Descomplicado.

 

Exemplos de verbos irregulares em inglês

Por último, vamos ver alguns exemplos de verbos irregulares em inglês, com sua forma base, suas duas formas variáveis e a forma -s, lembrando que a forma -ing é regular para todos os verbos. Mesmo irregulares, alguns verbos seguem certos padrões, por isso eles foram agrupados conforme esses padrões para facilitar a memorização de suas diferentes formas. Ainda assim, o melhor jeito de fixar a conjugação diferente desses verbos em inglês é usá-los várias vezes, seja encontrando-os em diferentes tempos verbais durante sua leitura, ou utilizando-os em frases em inglês (faladas ou escritas) da sua própria autoria.

Tomar nota de verbos novos que ouvimos ou lemos, junto com a frase em que estão inseridos, é uma ótima forma de aumentar nosso conhecimento geral sobre o uso de verbos em inglês, incluindo vocabulário, ortografia e domínio dos tempos verbais.

 

Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.

Leia também os nossos artigos: Conjunções em inglês – Como usar? e Substantivos em Inglês.

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. Aplicativo Idiomus