O que significa Hashtag?

o que significa hashtag?

 

Afinal, o que significa “Hashtag“?

Quando vamos usar qualquer uma das redes sociais que temos hoje, nós nos deparamos com a hashtag – um símbolo parecido com um jogo-da-velha usado para indicar temas gerais, nomes de pessoas ou empresas, sentimentos, impressões, memes, frases de efeito e muito mais. Esse símbolo já está tão espalhado por toda a internet que nem nos damos conta sobre quando ele surgiu e o que ele quer dizer. Por mais acostumado que você esteja com o Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp etc., muito provavelmente você não vai conseguir responder às seguintes perguntas: você lembra quando começou a usar hashtags? E, especialmente, você sabe o que significa hashtag?

Então, vamos examinar não apenas o que significa hashtag, mas também o que o sinal significava antes de assumir os usos pelos quais o conhecemos hoje, e como tudo isso se relaciona com a língua inglesa. Afinal, não é preciso muita esperteza para perceber que a palavra hashtag vem do inglês. Assim, você vai terminar esta leitura sabendo responder melhor àquelas questões e também a explicar para outras pessoas toda a história do termo, que data de muito antes da nossa era da informação.

o que significa hashtag?
No dia a dia, muita gente também usa a hashtag para expressar sentimentos e expressões nas suas postagens, como #triste, #xatiado e até mesmo #sextou.

 

Para começo de conversa, vamos “desmembrar” a hashtag. Esta palavra de duas sílabas é nada mais que a junção de duas palavras de uma sílaba cada – hash e tag. A primeira pode ser estranha mesmo para quem já estuda inglês há mais tempo, já a última, nem tanto. Vamos começar por ela. Tag, como muitas palavras no inglês, pode funcionar como uma palavra de classes gramaticais diferentes e, por isso, assume vários significados diferentes em cada uma delas. Vamos ver cada um:

  • Tag (substantivo): O principal significado de tag como substantivo é o de um marcador de papel, plástico ou metal usado para identificação ou classificação, ou seja, uma etiqueta. Daqui que vem o termo price tag, a etiqueta que indica o preço de algum produto. De maneira mais geral, a palavra ainda serve para indicar outros pedaços de pano, papel, plástico ou metal pendurados ou pregados a um material maior. Por outro lado, o substantivo tag também é o nome da brincadeira infantil que conhecemos no Brasil como pega-pega. Por extensão, o ato de tocar em alguém em atividades ou esportes similares (como beisebol) também leva esse nome.
  • Tag (verbo): Quando é usado como verbo (conjugação no presente: tag, tags; no passado simples: tagged, e no particípio: tagged), tag passa a significar marcar alguma coisa com uma etiqueta ou algo similar, para identificá-la ou classificá-la. Expandindo esse sentido, o verbo também significa juntar ou prender um objeto a outro, e ainda seguir alguém de perto e de forma persistente. Retornando ao segundo sentido do substantivo, de pega-pega, o verbo também pode significar a ação de encostar em alguém ao exercer esse tipo de atividade lúdica ou esportiva.

 

Então, podemos ver que tag, sozinha, já é uma palavra de uso bastante comum na língua inglesa, utilizada para indicar várias coisas e ações com o mesmo sentido de “pegar”, de se juntar a algo ou alguém, podendo incluir ou não a identificação ou classificação do que foi “pego”.

 

Por sua vez, a palavra hash é usada com menos frequência, e principalmente como um verbo, para indicar a ação de cortar alguma coisa (comida, na maioria das vezes) em pedaços pequenos. O substantivo hash se refere, portanto, à própria comida picada. Foi com esse significado em mente que batizaram o símbolo # como hash mark ou somente hash no começo do século XX, já que ele parece uma figura cortada em vários pedacinhos. Apesar disso, pelo restante do século, esse mesmo símbolo foi geralmente chamado de pound sign ou number sign, ou seja, sinal de libras (libras esterlinas, ou lbs, são uma medida de peso igual a 0,45 kg) ou sinal de números, já que era usado após um número para indicar peso (5# = 5 libras) ou antes de um número para indicar que ele era ordinal (#1 = primeiro, #2 = segundo e assim por diante). Era deste último jeito que o sinal era conhecido no Brasil, antes da popularização das redes sociais. Inclusive, vale notar que hoje há vários outros símbolos que são incorretamente identificados como a hashtag, justo por terem o mesmo formato de vários pedacinhos cortados igual um jogo-da-velha. São eles o sinal de sustenido (♯), da música, e o sinal de igual e paralelo (⋕), da matemática.

Neste gráfico do Google Ngram Viewer, que vai de 1800 a 1990, podemos ver que o uso dos três nomes para o símbolo da hashtag foi bem parecido no decorrer do tempo. Entretanto, temos que considerar que pound sign pode ser usado tanto para o símbolo de número (a hashtag) quanto, mais frequentemente, para o símbolo da moeda do Reino Unido (£). A hashtag não aparece porque a palavra surgiu apenas em 2007.

 

Hashtag = Hash + Tag

O que diferencia esses sinais da nossa hashtag (#) propriamente dita é sua função, e, agora que sabemos de onde vieram as duas partes da palavra, já podemos entender o que significa hashtag. Ela foi criada pelo Twitter, em 2007, passando depois a ser usada também em outras redes sociais, precisamente para identificar postagens sobre um mesmo assunto e possibilitar aos usuários das redes encontrar outras publicações similares ao clicar na palavra-chave que segue a hashtag. Então, o termo nada mais é do que uma etiqueta virtual (tag) simbolizada pela hash ou hash mark, que leva esse nome por causa do seu formato visual similar a vários cortes – dentre os vários outros nomes usados para o mesmo símbolo, hash é o único que indica esse formato. Em outras palavras, não havia hashtag antes das redes sociais. O símbolo já existia, mas era usado para outros propósitos. Com a criação das redes, ele recebeu uma nova função e, por isso, um novo nome adequado a ela.

 

Hashtag = etiqueta virtual

Em conclusão, procurar saber o que significa hashtag é o exemplo de um exercício muito importante no estudo do inglês. Afinal, o idioma é composto por várias palavras ou expressões formadas pela junção de outras palavras menores, com um significado próprio que nem sempre pode ser descoberto de forma indutiva. Com o surgimento da internet e de novas tecnologias, esse processo ocorre com cada vez mais frequência. Muitas das palavras novas que surgem da combinação de outras estão relacionadas ao ambiente digital, ou são popularizadas por meio dele. Então, muitas vezes é neste mesmo ambiente, a internet, que podemos encontrar as respostas sobre o que significa ou de onde veio um termo novo, formado pela junção de outras palavras, tal como a hashtag

 

Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.

Confira também os artigos:Conjunções em inglês – Como usar? e Adjetivos em inglês – O Guia Completo

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. 

Aplicativo Idiomus