Verbos irregulares em inglês: O guia completo e definitivo
Talvez a parte mais complicada do estudo dos verbos em inglês seja aprender como conjugar os verbos irregulares. Isso porque, ao contrário das outras partes desse estudo, como o aprendizado dos verbos auxiliares, das formas e dos tempos verbais, por exemplo, o estudo dos verbos irregulares em inglês não tem exatamente um fim. Sempre precisamos praticar e nos manter atualizados dos verbos irregulares e suas conjugações, mesmo após já termos dominado esses outros pontos relativos aos verbos.
Neste artigo, nos aprofundamos na conjugação dos verbos irregulares em inglês, incluindo tanto os verbos mais básicos quanto alguns mais avançados, não sem antes retomar o principal sobre todas as formas dos verbos em inglês.
Formas verbais em inglês
Como visto no artigo sobre verbos em inglês, a grande maioria dos verbos no idioma possui somente cinco formas diferentes: forma base (inicial); forma -s (terceira pessoa do singular do simple present); forma -ing (usada no present participle e no gerund); past tense (passado verbal); e past participle (particípio passado).
Para o estudo dos verbos irregulares em inglês, as que mais interessam, além da forma base, são a do past tense e a do past participle, porque são as que devem ser memorizadas e praticadas para cada verbo. A forma do past tense é usada somente ao se conjugar o simple past (passado simples), já a do past participle figura em todos os tempos verbais perfeitos, estando no verbo principal no present perfect, past perfect e future perfect e no verbo auxiliar to be (been) nas formas contínuas de cada um desses tempos.
As outras duas formas seguem regras específicas que se mantêm para praticamente todos os verbos, então elas são formadas do mesmo jeito tanto para verbos regulares quanto para os irregulares. Não é necessário, portanto, memorizá-las do mesmo modo que as de past tense e past participle, que são as que realmente diferem entre os verbos irregulares em inglês.
Todas as formas verbais de to be, to have, to do
Os verbos to be (ser/estar), to have (ter) e to do (fazer) têm um lugar de destaque no estudo dos verbos irregulares em inglês. Eles já são utilizados com muita frequência por conta do seu próprio significado, ou seja, como verbos principais, mas também são eles que exercem a função de verbos auxiliares no idioma, indicando em qual tempo verbal está o verbo principal. Por serem os principais verbos da língua, eles acabam fugindo de algumas das regras sobre as formas verbais, tornando-os ainda mais irregulares do que os outros verbos irregulares em inglês. O verbo to be, inclusive, foge à regra de possuir somente cinco formas verbais.
Abaixo, listamos todas as formas desses verbos:
To be (ser/estar)
- Forma base: be
- Formas do simple present: am, are, is
- Forma -ing: being
- Past tense: was, were
- Past participle: been
To have (ter)
- Forma base: have
- Forma -s: has
- Forma -ing: having
- Past tense: had
- Past participle: had
To do (fazer)
- Forma base: do
- Forma -s: does
- Forma -ing: doing
- Past tense: did
- Past participle: done
Principais verbos irregulares em inglês
Além dos três verbos acima, diversos outros verbos irregulares são fundamentais mesmo para os estudantes mais iniciantes de inglês. O caminho mais seguro para aprender a conjugar esses verbos é, sem dúvidas, treiná-los a partir de exercícios, identificá-los na leitura e escuta de material em inglês e utilizá-los na prática oral e escrita da língua. Ainda que não haja um atalho mágico para memorizar a conjugação de todos os verbos irregulares em inglês, uma estratégia que pode tornar esse esforço mais fácil é dividir os verbos conforme algumas semelhanças na pronúncia de suas formas verbais irregulares, como veremos nos três grupos de verbos listados a seguir.
Nessas listas, constam a forma base, o past tense e o past participle de mais de 100 verbos irregulares em inglês, incluindo tanto os verbos irregulares mais básicos, indispensáveis mesmo para iniciantes no estudo do idioma, quanto aqueles um pouco mais avançados, necessários para quem busca a fluência. Os verbos irregulares mais utilizados (e, portanto, mais essenciais) foram destacados em negrito. Como esses verbos são usados constantemente no inglês, é fácil encontrar exemplos de todas as suas formas verbais em qualquer material no idioma. Abaixo, apresentamos as formas dos principais verbos irregulares em inglês de acordo com a seguinte ordem:
forma base (tradução em português) → forma do past tense → forma do past participle
Grupo 1: Verbos irregulares sem variação entre as três formas
Este é o menor grupo. Nele, as formas de past tense e de past participle dos verbos irregulares são iguais à sua forma base:
- bet (apostar)
- bid (oferecer, mandar) – também pode ser conjugado como bid → bade → bidden
- broadcast (transmitir)
- burst (estourar)
- cast (lançar)
- cost (custar)
- cut (cortar)
- forecast (prever)
- hit (acertar)
- hurt (ferir)
- let (deixar)
- put (pôr, colocar)
- quit (sair, parar)
- rid (livrar)
- set (pôr, regular)
- shed (derramar)
- shut (fechar)
- split (dividir)
- spread (espalhar)
- thrust (empurrar, introduzir)
- wed (casar) – também pode ser conjugado como wed → wedded → wedded
- wet (molhar, banhar) – também pode ser conjugado como wet → wetted → wetted
Grupo 2: Verbos irregulares em inglês com duas formas iguais
Este é o maior grupo, em que o past tense e o past participle dos verbos são diferentes da sua forma base, mas iguais entre si. Alguns exemplos dos principais verbos irregulares que pertencem a este grupo são os seguintes:
- make (fazer, construir) → made
- say (dizer) → said (obs.: rima com sad – triste)
- pay (pagar) → paid (obs.: rima com made – feito)
- tell (contar, dizer) → told
- sell (vender) → sold
- hold (segurar) → held
- sit (sentar) → sat
- stand (ficar de pé, aguentar)→ stood
- understand (entender) → understood
- lose (perder) → lost
Muitos dos verbos deste grupo, que têm a forma do past tense e a do past participle escritas e pronunciadas do mesmo jeito, ainda podem ser subdivididos em vários grupos menores de acordo com as semelhanças de pronúncia dessas formas verbais. Por exemplo, vemos que, nos seguintes verbos, troca-se o “d” no final por “t” ou adiciona-se um “t” para se formar tanto o past tense quanto o past participle:
- bend (dobrar) → bent
- build (construir) → built
- lend (emprestar) → lent
- send (enviar) → sent
- spend (gastar) → spent
- dream (sonhar) → dreamt/dreamed
- learn (aprender) → learnt/learned
Os verbos dream e learn são exceções, de certa forma, dado que podem ser conjugados tanto como verbos regulares (isto é, como dreamed e learned), quanto de forma irregular, com um “t” ao final.
Quanto aos verbos abaixo formamos o past tense e o past participle trocando a vogal tônica do verbo pelo “u” curto (o mesmo som de but, come, done, run, sun etc.). Atenção à ortografia de struck e won.
- cling (agarrar) → clung
- dig (cavar) → dug
- fling (lançar, atirar) → flung
- hang (pendurar, enforcar) → hung
- sling (arremessar, lançar) → slung
- spin (girar) → spun
- stick (colar) → stuck
- strike (atacar) → struck
- swing (balançar) → swung
- win (ganhar) → won
Os verbos a seguir, todos com “i” longo (som de “ai”), passam ao past tense e ao past participle ao se trocar o “i” por “ou” (som de “au”).
- bind (ligar) → bound
- find (encontrar) → found
- grind (moer, triturar) → ground
- wind (enrolar, girar) → wound
Por sua vez, o past tense e o past participle de todos estes verbos têm as terminações características de “ought” ou “aught”, pronunciadas da mesma forma – “ót”.
- bring (trazer) → brought
- buy (comprar) → bought
- catch (pegar, capturar) → caught
- seek (buscar, procurar) → sought
- teach (ensinar) → taught
- think (pensar )→ thought
Vários verbos muito parecidos formam este último subgrupo. Todos eles têm uma só sílaba, cuja vogal é o “e” longo (pronunciado “i”) e que, nas formas de past tense e past participle, vira o “e” curto (nosso “é”). Alguns dos verbos também recebem um “t” bem pronunciado no final. Vale notar que, no caso de read, a escrita se mantém a mesma, mas a pronúncia muda entre a forma base (e longo, som de “i”) e as outras duas formas (e curto, som de “é”).
- bleed (sangrar) → bled
- breed (procriar) → bred
- creep (arrastar-se) → crept
- deal (lidar) → dealt
- feed (alimentar) → fed
- feel (sentir) → felt
- keep (manter) → kept
- leave (partir, deixar) → left
- lead (liderar) → led
- mean (significar) → meant
- meet (encontrar, cumprir) → met
- read (ler) → read
- sleep (dormir) → slept
- speed (acelerar) → sped
- sweep (varrer) → swept
- weep (chorar) → wept
Enquanto os verbos acima têm o past tense e o past participle iguais mas distintos da forma base, as exceções a seguir possuem uma forma de past participle idêntica à sua forma base, mas diferente do past tense. Veja:
- come (vir) → came → come
- become (tornar-se) → became → become
- run (correr) → ran → run
Grupo 3: Verbos irregulares em inglês com todas as formas diferentes
Os verbos deste grupo possuem forma base, past tense e past participle distintos. Muitos dos principais verbos irregulares em inglês fazem parte dele, como, por exemplo:
- go (ir) → went → gone
- get (conseguir) → got → got/gotten
- forget (esquecer) → forgot → forgot/forgotten
- know (saber, conhecer) → knew → known
- take (tomar, pegar) → took → taken
- see (ver) → saw → seen
- give (dar) → gave → given
- forgive (perdoar) → forgave → forgiven
- show (mostrar) → showed → shown
- write (escrever) → wrote → written
- grow (crescer) → grew → grown
- fall (cair) → fell → fallen
Além desses, vários verbos que possuem as três formas diferentes seguem uma lógica de pronúncia muito semelhante, podendo ser divididos em dois subgrupos. Neste primeiro, a seguir, a mudança se dá na vogal tônica – o “i” curto – que se torna “a” (fonema æ, como o “a” de and, bad e have) para representar o past tense e “u” (u curto) para indicar o past participle:
- begin (começar) → began → begun
- drink (beber) → drank → drunk
- ring (tocar, telefonar) → rang → rung
- shrink (encolher) → shrank → shrunk
- sing (cantar) → sang → sung
- sink (afundar) → sank → sunk
- spring (saltar, pular) → sprang → sprung
- stink (cheirar mal) → stank → stunk
- swim (nadar) → swam → swum
Por último, também temos os verbos cuja vogal tônica se torna o “o” longo (o nosso “ô”) nas duas formas irregulares, mas, diferentemente do past tense, a forma do past participle ainda recebe um “n” ou “en” no final. Atenção especial à ortografia das conjugações de tear e wear.
- break (quebrar) → broke → broken
- choose (escolher) → chose → chosen
- freeze (congelar) → froze → frozen
- speak (falar) → spoke → spoken
- swear (jurar) → swore → sworn
- steal (roubar) → stole → stolen
- tear (rasgar, romper) → tore → torn
- wake (despertar) → woke → woken
- wear (vestir, usar) → wore → worn
- weave (tecer) → wove → woven
A partir deste artigo, conseguimos entender a lógica por trás da conjugação dos verbos irregulares em inglês. A memorização das suas formas de past tense e past participle se torna um pouco menos trabalhosa quando os associamos com os outros verbos que seguem o mesmo raciocínio, já que isso nos ajuda a lembrar da sua conjugação mais facilmente. Mesmo assim, ainda é preciso aprender e treinar o significado de cada verbo, um a um, como parte de um exercício de vocabulário, pois pouco adianta saber conjugá-los se não sabemos o que eles querem dizer.
Por outro lado, ainda que saber utilizar verbos em geral seja necessário para chegar à fluência do inglês, é importante lembrar que os verbos irregulares se estendem tanto quanto os demais verbos na língua. Em outras palavras, há verbos irregulares em inglês que são mais comuns e outros que são muito mais raros, podendo ser muito técnicos ou, até mesmo, obsoletos. Por essa razão, nem mesmo os falantes nativos de inglês têm domínio total dos verbos irregulares, já que muitos deles fazem parte de um vocabulário que eles não utilizam no cotidiano. Assim como acontece conosco em português, qualquer um que fale inglês fluentemente, mesmo falantes nativos, podem se deparar com palavras novas em qualquer momento da vida, recorrendo então a um dicionário para saber seu significado, no caso de um verbo irregular, sua conjugação.
Gostou desse artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.
Leia também Diálogos em inglês com tradução e áudio e Números em inglês
Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.
Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂
Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.