Resumo do Livro: Livro Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Pai Rico, Pai Pobre – O que os Ricos Ensinam a Seus Filhos Sobre Dinheiro

 

Sinopse: Descobrir a melhor forma de preparar os filhos para enfrentarem os obstáculos futuros e obterem sucesso em um mundo cada vez mais competitivo é uma das tarefas mais difíceis de se realizar. “Pai Rico, Pai Pobre” traz até você uma solução incrível para esse dilema.

A partir dessa leitura e da aplicação de um melhor planejamento financeiro, você aprenderá a lidar com elementos capazes de gerar mais renda para você e sua família e perceberá que, com medidas simples, pode resolver a maioria dos seus problemas cotidianos.

Escolha ser rico a cada dia, transmita esses princípios a seus filhos e, através das 6 lições que os autores trazem até você, saiba como definir o rumo de todos os recursos que passam por suas mãos. Boa leitura!

 

Resenha Animada:

 

 

Resumo Verão Áudio:

Pai rico e Pai pobre

Robert Kyosaki conta com a ajuda de Sharon Lechter para contar a história de sua vida crescendo no Havaí com seu pai biológico, que ele chama de “pai pobre”, e o pai de seu melhor amigo, o “pai rico”.

A maior parte do livro é escrita sob a perspectiva de Kyosaki que compartilha com os leitores tanto os princípios que aprendeu com o pai rico quanto os erros e falhas que percebe nas ideias e atitudes de seu pai pobre.

Este era um professor que galgou postos profissionais até o mais alto nível de sua carreira e concorreu, inclusive, para cargos públicos. No entanto, ao se aposentar, ele nada tinha do que se orgulhar financeiramente: apenas uma pensão e uma pequena aposentadoria.

Depois de anos e anos de dedicação inabalável e trabalho duro, seu pai teria que continuar trabalhando e nunca se aposentaria. Isso marcou profundamente o autor, sendo um dos mais fortes elementos motivadores para a elaboração deste magnífico best-seller.

 

Primeira lição: os ricos não trabalham pelo dinheiro

Uma das primeiras lições que Kiyosaki, um de nossos autores (ao lado de Lechter), aprendeu quando criança é que os ricos não trabalham pelo dinheiro. O que o pai rico explica é que os pobres continuam a trabalhar por diferentes razões, mas todas se resumem ao medo e à ganância.

Tais sentimentos geram, por sua vez, a miséria e a ignorância, pois os pobres mantêm a cabeça baixa e trabalham arduamente “pelo pão de cada dia”, a fim de pagar suas contas, sem jamais desafiar o “status quo”.

Enquanto os pobres buscam o conforto e a segurança em suas vidas profissionais, os ricos assumem riscos, quebram barreiras, saem de suas zonas de conforto e, bravamente, encaram a realidade de um mundo em constante mutação, no qual, como dizia o poeta, “nada é justo e pouco é certo”.

Um dos conceitos mais caros, nesse contexto, é o de “liberdade financeira”.  Afinal, ninguém pode ser verdadeiramente livre se não puder dispor de recursos próprios para financiar sua intervenção no mundo. Sabendo disso, os ricos se preparam antes que as oportunidades surjam: assim não correm o risco de perdê-las quando chegam.

 

Segunda lição: a importância da alfabetização financeira

Nesta lição, o pai rico ensina a Kiyosaki a diferença entre um ativo e um passivo financeiro. Todos aprendemos que um ativo é algo que você possui e um ativo é algo que você deve. O pai rico, no entanto, desafia essa explicação, definindo o ativo como algo que gera dinheiro em forma de um fluxo de caixa positivo a cada mês.

Similarmente, ele sustenta que um passivo é aquilo que drena recursos, tirando o dinheiro da sua carteira todos os meses. Ainda que o gerente do banco diga que a sua casa é um ativo porque tem valor em si mesma, os ricos consideram suas casas como passivos: afinal, ela tira dinheiro do seu bolso todos os meses, não é mesmo?

Todavia, essa mesma casa pode se converter em um ativo se você a alugar para um inquilino que pague o suficiente para cobrir as despesas e para gerar um dinheiro extra em forma de aluguel.

Na prática, é fórmula bastante simples: se a casa custa dinheiro, é um passivo, se, pelo contrário, ela gera dinheiro, então deve ser considerada um ativo.

Os ricos tornam-se ricos, justamente, por acumularem esses ativos geradores de rendas mensais. Os autores explicam que, se você deseja ficar rico, precisa jogar o famoso jogo de tabuleiro Monopoly.

Muitas pessoas o conhecem como um mero passatempo infantil, sem suspeitar que se trata de uma excelente ferramenta para aprender sobre princípios financeiros, mostrando como obter ativos que geram mais dinheiro.

Nesse jogo, você pode ganhar dinheiro com hotéis, casas, empresas de serviços públicos, ferrovias etc. Para ganhar, é preciso colecionar mais ativos e, consequentemente, mais dinheiro do que os seus oponentes. No Monopoly, os negócios e imóveis trabalham para você e não o contrário.

 

 

Terceira lição: cuide de seus negócios

Nesta lição, o foco está em colocar sua mente em direção ao sucesso dos seus negócios, de modo a aproveitar todas as chances que surgirem. Os ricos investem o tempo livre na criação de novos negócios e em busca de novos investimentos que, por sua vez, possa gerar mais dinheiro.

Os pobres, por outro lado, desperdiçam tempo e dinheiro em passivos e inutilidades que, essencialmente, fazem desaparecer cada centavo arduamente ganho.

Se você não dedicar seu tempo livre para a construção do seu negócio, quando o fará? Você pode fazer isso no trabalho? A grande maioria das pessoas não pode se dar ao luxo de ser pago por outra pessoa enquanto atua apenas em seu próprio interesse.

Reflita: como você tem gastado seu tempo livre? Está criando um negócio próprio ou fica apenas sentado assistindo a Netflix, a novela ou, quem sabe, o futebol? Não se esqueça: se você não construir a sua empresa, ninguém o fará por você. A chave é manter-se focado e utilizar todos os momentos de que pode dispor.

 

Quarta lição: a história dos impostos e o poder da Sociedade Anônima

Na quarta lição, os autores abordam o poder que as empresas detêm e como os ricos as utilizam para sua própria vantagem. Embora muitas pessoas trabalhem para as empresas atualmente, muito poucas estão empenhadas em criar os seus próprios negócios.

Sendo assim, ganham dinheiro com seus empregos, pagam impostos sobre esse dinheiro e, em seguida, sobrevivem com o que resta. Os pobres consideram os impostos uma fatalidade, algo que, embora incômodo e, por vezes, injusto, não pode ser evitado, assim como uma tempestade, uma ventania ou qualquer outra força da natureza. Os ricos, porém, veem isso de forma diferente.

Obviamente, os ricos também devem pagar impostos, mas eles aprendem o máximo que podem a respeito da legislação tributária e, assim, encontram meios de pagar menos e adiar os pagamentos a datas posteriores.

A pessoa jurídica paga impostos de forma diferente de um indivíduo: ela ganha dinheiro, gasta o que precisa para manter os negócios funcionando e é tributada sobre o que resta.

Se você pensa de forma criativa e é dono do seu próprio negócio, pode, então, decidir o que a empresa precisa executar ou não. Se a sua organização necessita de um novo automóvel para levá-lo de uma porta a outra, então essa é a sua decisão a tomar.

 

Quinta lição: os ricos inventam dinheiro

Os ricos criam formas de ganhar dinheiro. O Uber, por exemplo, foi iniciado por Travis Kalanick e Garret Camp em 2009. Eles tiveram a brilhante ideia de substituírem táxis por pessoas comuns que dirigissem seus próprios carros.

As empresas de táxi tinham encurralado o mercado de transporte pago quando o Uber entrou no jogo, iniciou um novo conceito de negócios, uma nova forma de transporte privado e uma nova empresa (o que significa, basicamente, inventar dinheiro).

Sem aliar essa ideia ao investimento de tempo e dinheiro, Travis e Garret não teriam se tornado os empreendedores de sucesso (e multimilionários) que são hoje. Eles basicamente inventaram do nada uma empresa que faz, anualmente, milhões de dólares. No entanto, essa não é a única lição a ser aprendida aqui.

A outra parte da lição consiste em decidir, a partir de agora, se você quer ser o criador do Uber em vez de apenas um motorista. Este é, tecnicamente, um empregado do Uber e é pago apenas quando está trabalhando.

Os ricos inventam dinheiro, justamente, porque inventam negócios que geram riqueza para si próprios, empregando pessoas que aceitam trocar seu tempo por dinheiro. Em uma palavra, os ricos são, a um só tempo, empresários e investidores.

 

Sexta lição: trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro

Os ricos trabalham para aprender, pois isso os ajuda a ganhar mais dinheiro a partir do valor que eles agregam, em vez de depender do acúmulo de horas dedicadas aos negócios de terceiros. Seu objetivo central é aprender como ganhar mais trabalhando menos.

Com isso, os autores não estão querendo dizer que os ricos não trabalham ou são avessos ao esforço. Pelo contrário, os ricos trabalham e se esforçam muito, no entanto, o fazem de maneira diferente em comparação aos pobres.

Isto é, eles atuam para a construção de negócios lucrativos e capazes de gerarem dinheiro, inclusive, nos momentos em que o rico não está trabalhando.

O pai rico trabalha para criar ativos, enquanto o pai pobre trabalha em troca de um salário; enquanto o primeiro cria uma riqueza duradoura, o segundo obtém um pagamento único que, uma vez gasto, se acaba.

Alguns outros pontos-chave a se retirar desta lição têm a ver à forma pela qual o pai rico viveu sua vida. Ele era bastante frugal e não era governado por suas posses. Dirigiu carros velhos, morava em uma casa normal e vivia uma vida simples, de modo que, à primeira vista, ninguém julgaria tratar-se de um milionário.

Ele via a si mesmo como um empregador que ajudava os outros a terem um emprego e, assim, proverem suas famílias. O que demonstra que ser rico não está ligado apenas à posse de bens materiais, mas sim a ser financeiramente livre e não depender de um emprego para ter dinheiro.

 

Resumo final

Para aproveitar ao máximo as valiosas lições de nossos autores, você deve agir: avalie cuidadosamente a sua situação atual. Se você continuar agindo da mesma forma como tem feito ao longo dos anos, terá os mesmos resultados.

Portanto, para obter novos resultados, faça algo diferente. Tente encontrar alguma ideia nova para criar e gerar recursos. Se tiver dificuldades nessa etapa, encontre um mentor (de preferência, alguém que já tenha alcançado aquilo que você almeja conseguir) e peça dicas a ele.

Tente investir em imóveis ou em outras áreas nas quais você perceba que há uma boa possibilidade de criação de dinheiro. Faça ofertas e jamais espere pela oportunidade. Enfim, aprenda com as lições de pessoas bem-sucedidas. Temos certeza de que “Pai Rico, Pai Pobre” é um excelente começo.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também os resumos dos livros Criatividade S.A e  Trabalhe 4 horas por semana disponível em nosso blog.