Resumo do Livro: Quem Mexeu no Meu Queijo – Spencer Johson

Quem Mexeu no Meu Queijo: Uma Maneira Fantástica de Lidar com as Mudanças em Seu Trabalho e sua Vida.

 

Sinopse: Quem mexeu no meu queijo, de Spencer Johnson, é uma parábola que retrata a vida e suas mudanças, bem como seus objetivos. Esses são retratados em forma de queijos, pois os personagens do livro são ratos. O labirinto é onde a história se passa e representa o local aonde ocorrem as buscas incessantes dos personagens pelos objetivos. A história é uma analogia ao cotidiano do ser humano, que está sujeito a mudanças intermináveis.

Os ratos Sniff e Scurry e os duendes Hem e Haw são os quatro personagens da fábula e eles representam características do ser humano. Sniff é aquele que percebe as mudanças rapidamente, já Scurry é mais pró-ativo e realiza as tarefas que precisam ser feitas. O duende Hem não aceita mudanças e resiste a elas, e Haw é aquele que adapta-se as mudanças e acredita que elas podem trazer algo bom.

 

Resumo Versão Áudio:

 

Resenha Animada:

 

Sobre o autor

Spencer Johnson é um famoso autor de livros motivacionais como “Quem mexeu no meu queijo?” e “Cinco Minutos”. Começou sua carreira como escritor de livros infantis e, em 1980, ao lado de Ken Blanchard, escreveu “O gerente-minuto”, seu primeiro best-seller, que vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo todo. “Quem mexeu no meu queijo?” foi lançado em 2001 e teve mais de 20 milhões de cópias vendidas em todo mundo, segundo a lista de best-sellers do New York Times.

 

Ideia principal

Na história, os ratos e os duendes vivem um desafio em busca de seus queijos. O queijo é a representação daquilo que se almeja, é o que se gostaria de ter, ou seja, é o objetivo principal da busca dos personagens. O labirinto é o lugar onde essa busca acontece. Ele está cheio de corredores e divisórias e, em alguns lugares, existem queijos deliciosos, porém, em outros, existe escuridão e becos sem saída. Os personagens vivem correndo atrás dos queijos para se alimentarem e como prêmio ganhavam uma vida mais tranquila.

A analogia que se faz com a vida real é a de que um emprego, saúde, dinheiro, casa, carro novo, tudo o que queremos alcançar, são nossos queijos, ou seja, nossos objetivos. E a empresa onde se trabalha, a faculdade, a comunidade onde você está inserido, tudo isso é seu labirinto. Segundo o autor “A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída”.

 

Sniff e Scurry

Todos os dias os ratos e duendes saíam pelo labirinto em busca de seus queijos. Sniff e Scurry, os ratos, saíam de corredor em corredor, procurando. Tinham uma boa memória, então lembravam dos locais onde já haviam passado, se não encontravam nada em um corredor, logo iam para outro. As vezes se perdiam e se batiam pelas paredes, mas logo achavam o caminho. O objetivo era encontrar o “Posto C”, que era um local dentro do labirinto onde os dois poderiam encontrar o queijo que cada um procurava. Eles já não se preocupavam mais, pois já tinham o que buscavam. Todo dia era a mesma coisa, eles acordavam cedo e iam procurar o “Posto C” para se alimentar. Antes de comer, cheiravam todo o lugar para ver se havia acontecido alguma mudança desde o dia anterior. Todo dia Sniff e Scurry seguiam a mesma rotina.

 

Hem e Haw

Os duendes tinham uma rotina um pouco diferente. Eles já sabiam onde estava o queijo e já sabiam o caminho que precisavam seguir, então passaram a acordar mais tarde. Arrumavam-se sem muita pressa, pois já sabiam o que fazer. Seguiam para o “Posto C”. Hem e Haw sentiam-se os donos do queijo, embora não soubessem quem o havia colocado ali.

 

A história do queijo

Certo dia, ao chegarem ao “Posto C”, os ratos percebem que o queijo tinha sumido. Não foi uma surpresa, pois já tinham percebido que o estoque de queijo estava acabando e que isso poderia acontecer. Ao notar que a situação no “Posto C” mudou e que eles precisariam mudar também, Sniff fareja outra direção no labirinto e sinaliza para Scurry, que logo em seguida sai correndo do local rumo a outro lugar, em busca de um novo queijo.

Hem e Haw, que costumavam chegar mais tarde ao local, levam um susto ao perceber que o queijo não estava mais ali. Ao contrário dos ratos, eles não tinham percebido as pequenas mudanças que estavam acontecendo no posto no dia-a-dia. Eles sempre acreditam que o queijo estaria esperando por eles toda vez que chegassem ao posto. Inconformado com a situação, Hem começa a gritar:

 

 

“Não há queijo? Quem Mexeu No Meu Queijo?”

Haw também não estava preparado para essa situação e, ao invés de irem atrás de outro queijo, os dois ficaram parados no mesmo lugar por um bom tempo, pensando no queijo que havia sumido e esperando que alguém o colocasse de volta no mesmo lugar.

Enquanto Hem e Haw ficavam preocupados, esperando para tomar uma decisão e agir, Sniff e Scurry seguiram adiante em busca de um novo queijo. Lá ficaram os duendes, sofrendo com a perda daquele queijo do “Posto C”. Cansados e com fome, voltam para casa, com a esperança de que no outro dia alguém coloque o queijo de volta naquele lugar. Haw cai em si e percebe que nada iria mudar, e questiona a falta dos ratos. O que os ratos poderiam saber que os duendes não sabiam? Os dois ficam discutindo e comparando suas capacidades em relação as de Sniff e Scurry, que já estavam muito longe, a procura de outro queijo.

Durante muito tempo os ratos procuraram em muitos corredores, inclusive lugares que nunca tinham entrado antes e, de repente, encontraram o “Posto N”, com o maior estoque de queijo que já haviam encontrado. Enquanto isso, ainda no “Posto C”, Haw fica imaginando seus amigos saboreando um novo queijo, e também se imagina saindo pelo labirinto em busca de outros sabores. Esse sentimento desperta em Haw a vontade de sair procurar novos queijos pelo labirinto, porém Hem demonstra pouco interesse, desânimo, mostra que está acomodado e com medo do que pode encontrar lá fora. Haw então decide ir sozinho. Ele pensa que já que seus amigos ratos podem, ele também pode. Ele parte em busca de um novo queijo e finalmente encontra o que tanto procurava, porém se surpreende ao perceber que seus amigos ratos já haviam encontrado o queijo há algum tempo. E Haw fica pensando em seu amigo. Será que Hem mudou de ideia e entrou no labirinto?

 

Os amigos

O livro começa e termina com um grupo de antigos colegas de turma se reunindo para almoçar em Chicago, nos Estados Unidos. Todos estavam tentando lidar com as mudanças inesperadas que haviam acontecido nos últimos anos. A maioria admitia que não sabia como lidar com os problemas. Foi Michael, que possuía uma empresa e tinha grande medo de mudanças, que contou a história de “Quem mexeu no meu queijo” para o grupo.

Quando Michael termina de contar a história seus amigos estavam sorrindo, satisfeitos por a terem ouvido. Mais no fim da tarde, se reuniram novamente em uma sala de hotel para discutir a história. Ao fazerem isso perceberam que precisavam mudar os rumos de suas vidas, procurar novos objetivos, e assim o fizeram.

 

Resumo final

“Quem mexeu no meu queijo?” nos faz refletir sobre a maneira como lidamos com mudanças durante nossa vida. O queijo é uma metáfora para todos os objetivos que queremos alcançar, já o labirinto é a metáfora para a vida em si, ou seja, é o caminho onde as pessoas passam o tempo procurando seus objetivos.

A partir do desaparecimento do queijo, cada um dos personagens reage de uma maneira diferente de acordo com sua personalidade. As mudanças são inevitáveis, então devemos reagir e nos adaptar rapidamente.

 

A propósito, se você gosta de ler resumos como este e ainda não é fluente em inglês, é bem provável que você vá gostar do nosso aplicativo, o único app onde você estuda inglês através de resumos de livros de empreendedorismo, finanças, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Nós disponibilizamos as principais lições dos maiores best-sellers de não-ficção nos formatos de textos e áudios, em inglês com a tradução sincronizada.

Os resumos tem uma duração média de 15 minutos. Dessa forma, utilizando apenas quinze minutos , você consegue absorver o conhecimento de um livro por dia, enquanto aprende inglês.

Caso você tenha interesse em baixar nosso aplicativo gratuitamente e utilizá-lo ainda hoje, é só clicar aqui.

Se você gostou desse conteúdo, leia também os resumos dos livros O Lado difícil das situações Difíceis e O poder do Hábito disponível em nosso blog.