Quem é Nassim Taleb? Conheça sua vida e seus 6 livros geniais!

Biografia de Nassim Taleb

 

Polêmico, intolerante, grosseiro, sensacional, brilhante e gênio. Estes são só alguns dos adjetivos que você encontra ao procurar na Internet o nome de Nassim Taleb. Mas quem é ele? Por que ele é polêmico e gênio ao mesmo tempo? Este artigo apresentará um pouco da vida de Nassim Taleb, seus livros e suas principais teorias.

 

Biografia de Nassim Taleb

Nassim Nicholas Taleb nasceu em 1960 em uma pequena cidade do Líbano chamada Amioun. Seu pai, Nagib Taleb, era um oncologista e sua mãe, Minerva Ghosn, uma pesquisadora de antropologia. Quando adolescente, precisou abandonar seu país de origem devido ao início de uma guerra civil em 1975.

Taleb e sua família refugiaram-se na França. Ele permaneceu no país até concluir seus estudos de graduação, mestrado e doutorado na Universidade de Paris, todos no campo da Economia. Em 1983, Taleb frequentou a Wharton School, nos EUA, onde conseguiu seu MBA.

 

Nassim Taleb

 

Nassim Taleb passou a trabalhar em Wall Street como operador de derivativos, uma categoria de ativos financeiros no qual o seu valor depende de um outro ativo como ações, títulos, etc. Também trabalhou em cargos bancários importante como diretor administrativo e chefe de trading.

Sua vida financeira tornou-se bem sucedida com a crise de 1987, quando Taleb apostou contra o mercado financeiro e fez um investimento que o tornou milionário. Ele também obteve bons ganhos nas crises financeiras de 2000 (bolha da Internet) e de 2008.

Depois de alcançar sua liberdade financeira, Taleb continuou trabalhando formalmente. Todavia, sempre que começava um emprego novo, guardava na gaveta de sua mesa a carta de demissão devidamente escrita. Quando começasse a ficar cansado daquele serviço, enviava a carta para seus chefes pedindo demissão e seguia sua vida como se nada tivesse acontecido.

Em 2006, Taleb resolveu abandonar a carreira no mercado financeiro e passou a se dedicar à vida acadêmica, sendo professor tanto de matemática quanto de filosofia. Hoje, aos 59 anos, Nassim Taleb é autor de seis livros best-sellers, dos quais cinco formam a famosa coleção Incerto.

 

Livros de Nassim Taleb

Os livros de Nassim Taleb já foram traduzidos para mais de 39 idiomas e tratam das incertezas e eventos imprevisíveis que ocorrem na vida das pessoas. Sua principal coleção se chama Incerto e é formada pelos livros: Iludido Pelo Acaso, A Lógica do Cisne Negro, A Cama de Procusto, Antifrágil e Arriscando a Própria Pele.

Antes de escrever essa coleção, o autor havia escrito um livro chamado Dynamic Hedging, cuja tradução livre pode ser Cobertura Dinâmica.

Separamos cada um dos livros acompanhados de trechos de suas sinopses abaixo. Dois destes livros foram originados das principais teorias que Nassim Taleb defende: A Teoria dos Cisnes Negros e a Teoria da Antifragilidade, que serão abordadas na última parte deste artigo.

 

Dynamic Hedging: Managing Vanilla and Exotic Options (1997)

Tradução livre: Cobertura Dinâmica: Gerenciando Opções Convencionais e Exóticas

 

 

 

Sinopse: O primeiro livro de Nassim Taleb é destinado a tornar-se um clássico do mercado, pois é a única referência prática em cobertura de opções exóticas e arbitragem para traders profissionais e gerentes de dinheiro. Dos bancos centrais às corretoras e às multinacionais, os investidores institucionais estão migrando para uma nova geração de contratos e derivativos de opções exóticas e complexas.

Mas a promessa de lucros cada vez maiores também cria o potencial de perdas comerciais catastróficas. Agora, mais do que nunca, a chave para a negociação de derivativos está na implementação de técnicas preventivas de gerenciamento de riscos que planejam e evitam essas recessões terríveis.

Diferentemente de outros livros que oferecem gerenciamento de risco para tesoureiros corporativos, o Dynamic Hedging visa as necessidades do mundo real de traders profissionais e gerentes de dinheiro. Este livro fornece uma metodologia prática do mundo real para monitorar e gerenciar todos os riscos associados ao gerenciamento de portfólio.

 

Iludido Pelo Acaso: A Influência Oculta da Sorte nos Mercados e na Vida (2004)

 

 

 

Sinopse: O que faz algumas pessoas serem mais bem-sucedidas que outras? Isso tem relação com habilidade e estratégia ou pode ter influência de algum fator que foge ao nosso controle? Iludidos Pelo Acaso fala sobre sorte ou mais precisamente sobre como a encaramos nas nossas experiências pessoais e profissionais. Nassim Taleb apresenta insights sobre essa variável nebulosa das nossas decisões e, para isso, usa exemplos do mercado financeiro, a área em que supostamente a sorte pode ser confundida com habilidade.

Ele destaca a importância da aleatoriedade na vida e nos investimentos e argumenta que os seres humanos tendem a exagerar nas relações de causa e efeito.

Às vezes, a performance de um empresário de visão ou de um trader talentoso pode ser mais influenciada pelo acaso do que pela habilidade. É claro que temos a tendência de acreditar que eventos não acontecem ao acaso, mas este best-seller irreverente acaba com essa nossa ilusão.

 

A Lógica do Cisne Negro (2007)

 

Sinopse: O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum? Para Nassim Taleb, ambos são exemplos claros de Cisnes Negros, ou seja, eventos imprevisíveis e impactantes cuja natureza extraordinária está na base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal.

Em A Lógica Do Cisne Negro, um dos maiores especialistas de risco da atualidade propõe o mapeamento e a gestão do desconhecido, do pouco provável e do extremo.

Para o autor, a fragilidade do conhecimento e a limitação do aprendizado baseado na observação e na experiência levam o ser humano a se defrontar com situações totalmente inesperadas.

Nesta obra, o leitor aprenderá com uma ideia simples a tirar proveito de Cisnes Negros e ter outra visão de mundo.

Se você tiver interesse em aprender mais sobre esse conceito, confira o resumo completo do livro A Lógica dos Cisnes Negros.

 

A Cama de Procusto: Aforismos Filosóficos e Práticos (2010)

 

 

 

Sinopse: Procusto era um indivíduo estranho e dono de uma casa na rota entre Atenas e Elêusis que servia de abrigo para os viajantes passarem a noite. Na casa havia duas camas; se o viajante fosse alto, era colocado na cama pequena e Procusto gentilmente cortava suas pernas para melhor acomodá-lo.

Por outro lado, caso o viajante fosse baixo, ia para a cama grande e era esticado até preencher o espaço inteiro. Um dia, Procusto recebeu em sua hospedaria um grande herói ateniense chamado Teseu. Este fez com que Procusto coubesse em uma de suas camas cortando-lhe a cabeça.

A lenda de Procusto serve para definir uma situação onde pessoas são forçadas a se adaptarem a um padrão arbitrário. Para Nassim Taleb, o mundo em que vivemos é dominado por diversas camas de Procusto (criadas pela tecnologia, mídia, mundo acadêmico, entre outras) onde, conscientes ou não, nos deitamos e sofremos com as consequências.

A Cama de Procusto é um livro de aforismos, pequenas frases de natureza filosófica ou prática sobre as quais o leitor é convidado a refletir.

 

Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o Caos (2012)

 

Sinopse: O autor apresenta um conceito denominado “antifrágil”, que abrange as coisas e ideias que não apenas se beneficiam do caos, mas que precisam dele para sobreviver. Dessa forma, a incerteza se apresenta como algo desejável e até necessário, pois somente assim o antifrágil consegue crescer.

Além disso, o antifrágil é imune a erros previsíveis e é protegido em relação a eventos prejudiciais, ao contrário do que é frágil, que se despedaça ou enfraquece assim que precisa enfrentar sua primeira dificuldade.

Este livro engloba análises de ideias antifrágeis e frágeis em diversas áreas, como planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina. Antifrágil é o manual de instruções para se viver em um mundo repleto de incertezas.

Se você quer aprender mais sobre o conceito de antifragilidade e outros conceitos interessantes como o da Via Negativa, da Não Linearidade ou da Assimetria, confira o resumo completo do livro Antifrágil no aplicativo da Idiomus. Você não vai se arrepender!

 

Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano (2018)

 

 

 

Sinopse: “Nunca confie em alguém que não arrisca a própria pele”, diz Taleb. Por que não devemos escutar pessoas que só falam em vez de agir? Por que empresas entram em falência?

Por que existem mais escravos hoje do que nos tempos romanos? Por que impor a democracia em outros países nunca funciona? A resposta: muitas das pessoas que estão no comando do mundo não arriscam a própria pele.

Neste livro provocativo, Nassim Taleb mostra que colocar a pele em jogo se aplica a todos os aspectos da vida. Tem a ver com ter algo a perder e correr riscos. Em seu estilo belicoso e inimitável, Taleb cria uma estrutura surpreendente para entendermos esta ideia. Você pode encontrar o resumo completo deste livro no aplicativo da Idiomus.

 

Principais Teorias de Nassim Taleb

Teoria do cisne negro

Cisnes Negros são eventos de baixa probabilidade, mas de impacto extremamente elevado. É algo difícil de acontecer, mas que pode ocorrer um dia e, se ocorrer, terá efeitos catastróficos.

Esta é a definição, porém não o problema real. O grande problema é que o ser humano tende a subestimar a existência de Cisnes Negros. Uma das razões é que, por serem tão raros, alguns desses eventos nunca ocorreram na história.

 

 

Além disso, mesmo nos casos em que esses eventos ocorreram, rapidamente o conhecimento humano se adapta para mostrar que o evento era previsível e não era tão aleatório assim. É o que Taleb chama de “falácia narrativa”.

O termo Cisne Negro remete a uma história ocorrida no séc XVII, quando as pessoas pensavam que todos os cisnes eram brancos. Por mais cisnes que fossem vistos, eles eram todos brancos. Até que um dia, na Austrália, foi descoberto o primeiro cisne negro.

Apesar de milhares de anos de observações de cisnes brancos, bastou um único evento de cisne negro para derrubar a hipótese de que “todos os cisnes são brancos”.

 

Teoria da Antifragilidade

Essa é uma das teorias mais interessantes de Nassim Taleb. Para você entender o que é antifrágil, uma boa maneira é partirmos para a definição do que é frágil, que seria algo que sai prejudicado (quebra, rompe ou deforma) quando submetido à pressão de um agente externo.

Por outro lado, o antifrágil, que seria o oposto de frágil, é algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada. Em suma, a antifragilidade é a capacidade de alguns indivíduos ou empresas de se beneficiar e crescer a partir de uma certa classe de eventos aleatórios, crises e volatilidade. Em outras palavras, se você optar pelo caminho do antifrágil, irá encarar os eventos adversos de frente e se aperfeiçoará diante deles. Dessa forma, para poder crescer pessoal e profissionalmente, nós não devemos evitar o caos mas sim enfrentá-lo.

Esquivar-se e se proteger de ataques ou mudanças bruscas pode parecer um caminho seguro, mas não é a melhor opção para o seu desenvolvimento. Se você fizer isso, vai acabar camuflando as suas vulnerabilidades, quando o verdadeiro líder precisa reconhecê-las e trabalhar para aperfeiçoá-las.

Assim, adiar uma crise não é uma boa ideia.  Sem a aleatoriedade, caos, desordem e estresse, o antifrágil não tem como aprender, reforçar-se, melhorar e evoluir. Segundo o autor, há muitas coisas que vieram do estresse. Porém, damos mais atenção ao já conhecido estresse pós-traumático e falamos pouco sobre o crescimento pós-traumático.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos. Confira também a vida de autores famosos como Flávio Augusto da Silva, Napoleon Hill e Jorge Paulo Lemann.

 

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. Aplicativo Idiomus