30 livros sobre investimentos e finanças que você precisa ler
Em tempos de crise econômica, polêmicas no campo da política, incertezas sobre o real crescimento do país, entre outras questões não menos relevantes, os livros sobre investimentos têm se tornando espécies de “livros de cabeceira” para milhares de homens e mulheres em todo o país, especialmente para aqueles com idade entre 25 e 45 anos.
Com abordagens diretas, estilos “descolados”, sem o menor vestígio daqueles famigerados jargões técnicos e com exemplos práticos e simples do dia a dia, algumas obras até conseguem a proeza de tornarem-se best-sellers em questão de semanas; além dos mais vendidos entre todas as categorias no Brasil.
Portanto, segue, abaixo, uma lista com alguns desses fenômenos observados no curioso segmento dos livros sobre finanças, investimentos e educação financeira. Alguns deles já até considerados verdadeiros clássicos do universo do empreendedorismo.
1. “Segredos Da Mente Milionária”, de T. Harv Eker
E aqui está um deles! Um dos melhores livros de finanças pessoais e educação financeira da atualidade; um dos 10 mais vendidos de não-ficção no primeiro semestre de 2019; e com um status de “celebridade” entre os melhores livros sobre investimentos já publicados no Brasil.
A obra é de um canadense de 65 anos, que tornou-se uma espécie de “guru” do segmento empresarial devido à forma, digamos, original de realizar palestras capazes de motivar, segundo dizem, até mesmo quem já é milionário.
No livro ele mostra como funciona a mente dos indivíduos que se tornaram “podres de rico” e chama a atenção dos leitores para a importância de sempre rememorarem as ideias de sucesso que porventura tenham cultivado desde a infância, além de aprender a acessar os “arquivos de riqueza” que costumam estar na mente dos milionários – como a ideia de que “tudo é resultado de algo que se fez anteriormente”.
2. “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki
O empresário norte-americano Robert T. Kiyosaki teve uma brilhante ideia: Por que não utilizar os conselhos do pai rico de um dos seus melhores amigos, compará-los com os conselhos do seu próprio pai (o pai pobre), colocá-los num livro e tornar este livro best-seller mundial?
Pois bem, foi o que ele fez no ano de 1997! E lá se vão mais de 20 anos de publicação com sucesso absoluto; e agora entre os principais livros sobre administração e educação financeira da atualidade!
Apesar das enormes críticas e controvérsias acerca do seu conteúdo, a sua teoria de que ser um empresário é mais importante do que ter uma carreira de sucesso numa empresa, e de que inteligência financeira é uma das maiores qualidades dos milionários, já o ajudaram a vender mais de 10 milhões de livros ao redor do mundo.
3. “Investimentos Inteligentes”, Gustavo Cerbasi
Outro que está entre os melhores livros sobre investimentos da atualidade foi publicado por um brasileiro, Gustavo Cerbasi. Um gaúcho de 45 anos, consultor financeiro e palestrante, que descobriu que também tinha o “caminho das pedras” para quem deseja alcançar a tão sonhada estabilidade financeira.
E ele fez isso com a simples exposição das minúcias dos fundos de rendas fixas, do mercado de ações, do segmento imobiliário, dos fundos de previdência; porém com cada um desses segmentos sendo explorados de acordo com o perfil individual de cada indivíduo.
Cerbasi também chama a atenção para o fato de que mais importante que escolher um tipo de investimento é escolher a instituição capaz de tornar-se a sua parceira nessa desafiadora missão de envelhecer com saúde financeira.
4. Me poupe!
A jornalista, apresentadora, dona de uma canal no Youtube e especialista em finanças pessoais escreveu esse que é considerado um dos melhores livros sobre educação financeira e finanças pessoais publicados no Brasil.
Na verdade esse é um dos 6 livros de negócios mais vendidos do país. E as razões disso estão no fato de que a autora apostou num jeito fácil e divertido de contar histórias reais (inclusive as suas) que, evitadas, podem contribuir sobremaneira para também evitar inúmeras dores de cabeças com as suas finanças.
O livro também oferece 10 dicas de como começar a poupar e a investir com pouco dinheiro; e tudo isso em uma obra que se propõe a entreter enquanto contribui para tornar a educação financeira algo simples e prazeroso no dia a dia de qualquer indivíduo.
5.Dinheiro: Domine esse jogo (7 passos para a liberdade financeira)
Tony Robbins é descrito como um estrategista, motivador, palestrante, escritor, entre outros qualificativos que o ajudaram a tornar-se uma espécie de conselheiro de celebridades como Anthony Hopkins, Bill Clinton, Arnold Schwarzenegger, Princesa Diana, André Agassi, Quincy Jones, entre outras incontáveis celebridades do showbiz.
E tantos predicados, obviamente, foram parar em um dos melhores livros de educação financeira e investimentos já escritos.
E nele o seu objetivo principal é ensinar como chegar à aposentadoria com dignidade a partir de uma simples poupança e de um bom plano de investimentos que lhe garantam uma renda digna e vitalícia.
6. Educando seu bolso
Daniel Meinberg, Livia Senna, Frederico Torres, Ewerton Veloso e Leandro Novais possuem um blog, “Educando seu bolso”. E a partir dele, tiveram a ideia de colocar num livro toda a experiência que acumularam ao longo de décadas nesse universo das finanças pessoais.
Mas eles resolveram fazer isso de forma diferente. Em vez de um “passo a passo”, “10 dicas…”, “Como enriquecer sem fazer nada”, entre outros conselhos “infalíveis”, eles decidiram que seria melhor reunir quase 50 textos com relatos curiosíssimos de pessoas comuns às voltas com as sus finanças pessoais.
Eles contam, por exemplo, como muita gente acaba ganhando o salário do mês inteiro apenas durante o período de carnaval, como um taxista conseguiu a proeza de “ensinar” finanças a um mestre desse segmento e como um filho conseguiu ajudar o próprio pai a restaurar o seu equilíbrio financeiro.
7.Descomplicando investimentos (Aprenda a investir para obter retornos maiores e melhores)
Outro que também pode constar aqui nessa lista com alguns dos melhores livros sobre investimentos da atualidade é essa obra escrita pelo investidor e palestrante Fernando Tempel.
E com ele o seu objetivo foi produzir um conteúdo para dois tipos de indivíduos: Os que não têm a menor ideia do que sejam investimentos. Aqueles indivíduos que iniciaram um negócio já nesse polêmico e controverso séc. XXI, não conhecem nada do mercado financeiro, mas possuem algum dinheiro que desejam investir.
E para grandes investidores e indivíduos mais endinheirados, interessados em descobrir como medir as famosas taxas de retorno, a melhor forma de criar uma carteira de investimentos… e tudo isso a partir de exemplos práticos e sem fórmulas complexas ou excessivamente técnicas.
8. Sua paz financeira: A melhor maneira de conquistá-la
Ricado Kayat é hoje um dos responsáveis pelo setor de Compliance da Petrobrás. E só por essa função já dá para imaginar que ele não está para brincadeira!
E o que ele pretende com esse típico livro de finanças pessoais é mostrar como você mesmo pode cuidar da sua saúde financeira sem recorrer a qualquer tipo de especialista.
De acordo com o autor, a partir de simples práticas como o controle do orçamento, redução de dívidas, realização de investimentos, além de saber exatamente o que é necessário ou não na hora de comprar, é possível administrar de forma profissional o próprio patrimônio e garantir um futuro bem mais próspero e tranquilo.
9. Os Grandes Investidores (As Estratégias dos Maiores Mestres na Arte de Investir)
George Soros, Benjamin Graham, John Neff, entre outros “magos” do mundo dos investimentos, serviram como modelos para a criação do perfil de um grande investidor que pode ser qualquer indivíduo ao redor do planeta.
Com base na forma de atuação de alguns dos maiores gênios desse segmento, com todos os detalhes de como funcionam as suas mentes e o que eles fizeram para obter resultados, o britânico Glen Arnold produziu o que hoje é considerado um dos melhores livros sobre investimentos publicados nesse universo do mundo dos negócios.
10. Ações Comuns, Lucros Extraordinários
Será que é possível, partir de práticas ordinárias no setor de investimentos, garantir sucesso como um profissional do ramo?
O consultor norte-americano Philip Fisher diz que sim. Isso é totalmente possível!
E o “segredo”, segundo ele, é conhecer as suas 15 dicas pouco divulgadas sobre como investir corretamente no mercado de ações, como escolher também corretamente uma ação que pretenda comprar, entre outras sugestões que ele considera imbatíveis quando o assunto é ganhar dinheiro no mercado financeiro.
Um bom investidor, segundo Fisher, é aquele que olha sempre para o futuro, sem se preocupar tanto com as performances de determinadas empresa no passado, além de conhecer tecnicamente os pormenores desse tipo de segmento.
11. Casais inteligentes enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi
Outro clássico entre os livros sobre finanças pessoais foi escrito por aquele que vem sendo considerado a “bola da vez” quando o assunto são finanças, investimentos e educação financeira no país.
E aqui, o seu objetivo é tratar das finanças dos casais – como fazer com que esse aspecto de um relacionamento não se transforme em uma das várias fontes de estresses na vida de um casal ao longo dos anos.
Será que é possível fazer com que ambos tornem-se prudentes, econômicos e poupadores juntos? Será que é possível evitar aquelas brigas sobre como investir o dinheiro que sobrou? Será que é possível também evitar que o dinheiro seja uma das causas de uma possível separação?
A essas perguntas Gustavo Cerbasi também responde com um sonoro “sim”! Isso é totalmente possível! E o segredo é tornar as conversas sobre dinheiro e investimentos sempre presentes na vida dos dois; como dois sócios que cuidam do interesse um do outro e do futuro dessa união.
12. Os Axiomas de Zurique (Os conselhos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentos)
Será que é possível extrair prazer da prática de especular no mercado financeiro? Qual a mentalidade de quem investe e obtém sucesso com isso? Existe algo errado em buscar o lucro rápido comprando e vendendo ações?
E para responder a essas perguntas, o renomado jornalista e escritor anglo-americano Max Gunther mostra como praticamente toda a riqueza mundial acumulada após a 2ª Guerra foi o resultado dessas práticas; que nada têm de imorais ou danosas (pelo menos na ótica do autor).
Ele mostra, também, como os investimentos em moedas, ações e imóveis praticamente “fizeram o mundo”; e por isso mesmo são considerados os investimentos mais apreciados pelos experts no assunto.
13. As estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street
Um dos melhores livros sobre investimentos da atualidade foi escrito por Peter Lynch, o já bastante conhecido de todos nessa área como o principal gestor de fundos dos Estados Unidos.
O seu lema é “ Pequenos investidores também podem se tornar especialistas com a mesma competência dos profissionais de Wall Street”. E ele garante que tudo é uma questão de especializar-se e tornar-se um “observador de oportunidades”.
Basta apenas e tão somente adquirir o hábito de prestar atenção ao que de melhor vem sendo feito à sua volta, para ser capaz de descobrir os famosos “tenbaggers” (ações de crescimento rápido) antes mesmo dos profissionais do ramo.
São mais de 1 milhão de livros vendidos. Sucesso absoluto nos quatro cantos do planeta. Graças a um conjunto de técnicas que “vão fundo” nessa arte de descobrir oportunidades que costumam passar despercebidas pela maioria dos indivíduos.
14. O Jeito Warren Buffett de Investir
Aqui está um clássico entre os livros sobre investimentos e finanças escrito nada mais nada menos do que pelo maior de todos: Warren Buffett; considerado o maior investidor do mundo, um dos maiores empresários em todos os ramos e um dos homens mais poderosos do planeta.
E aqui está o seu pensamento da forma mais direta e objetiva possível, onde o leitor faz um mergulho na sua personalidade e descobre, entre outras coisas, como os hábitos de leitura contribuíram enormemente para o seu sucesso.
Mas também descobre como a capacidade de conhecer um negócio na sua essência e em seus pormenores praticamente o impedirá de errar nas escolhas e decisões.
15.Princípios – Vida e Trabalho, de Ray Dalio
Esse é um dos melhores livros sobre educação financeira, publicado em 2017, que compartilha as opiniões que Ray Dalio adquiriu com sua experiência como um dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo.
Seus conselhos mostram como princípios fundamentais sólidos podem ajudá-lo a tomar decisões, independentemente da situação.
Como a vida é complexa o suficiente, essas regras impedirão a adivinhação e fornecerão as ferramentas altamente analíticas e para ações bem-sucedidas.
16.Do Mil ao Milhão, de Thiago Nigro
Em seu primeiro livro, o criador da plataforma “O Primo Rico”, Thiago Nigro, ensina aos leitores três mandamentos básicos para que deseja alcançar a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.
A partir de dados e da sua própria experiência como investidor e consultor, Nigro mostra que a riqueza é possível para todos – apenas esteja preparado para aprender e a se sacrificar em algumas coisas.
17.Como Organizar A Sua Vida Financeira, Gustavo Cerbasi
Esse é um livro sobre finanças que ensina como gerenciar seu próprio dinheiro, já que essa não é uma tarefa fácil para aqueles que desconhecem o poder do planejamento e da organização.
Ele oferece algumas dicas sobre como organizar sua vida financeira e para quem deseja tomar decisões mais embasadas sobre o seu dinheiro.
Homem Mais Rico Da Babilônia
Com mais de dois milhões de cópias vendidas em todo o planeta, O Homem Mais Rico da Babilonia é um clássico de como a riqueza pode ser replicada e os problemas financeiros resolvidos.
Baseado nos segredos do sucesso dos antigos babilônios – os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo – George S. Clason não apenas ensina como evitar a falta de dinheiro, mas também como não desperdiçar recursos nos momentos de abundância, buscar informações e não apenas lucro, garantir uma renda futura, manter pontualidade no pagamento de dívidas, e acima de tudo, desenvolvendo suas próprias habilidades e ganhando cada vez mais habilidades e conscientização.
19. “Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida”
O operador da Bolsa de Chicago e o autor de clássicos como “Black Swan Logic”, professor da Universidade de Nova York, tornou-se um especialista em probabilidades.
Neste novo livro, ele mostra que mesmo um empreendedor talentoso pode necessitar da sorte vez ou outra. Por isso ele alerta para o fato de que a queda nos lucros pode ser perigosa para quem deseja investir no mercado de ações realizando operações de curto prazo. Entre outros “segredos” do mundo dos investimentos.
20. “Quem pensa enriquece: o legado”
Este best-seller publicado em 1928 já ganhou uma edição especial atualizada para o século 21, graças a uma fundação criada para proteger o trabalho do autor.
A nova edição está cheia de notas e exemplos modernos para provar a validade da tese sobre o sucesso.
Hill entrevistou 16.000 pessoas por 20 anos, incluindo os 500 melhores milionários em 10 e 20 anos, com o objetivo de determinar quais as características de Henry Ford, John D. Rockfeller e Theodore Roosevelt contribuiram para que eles atingissem o sucesso.
21. Na Raça: Como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro”
Contando a história do fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, esse livro sobre finanças pessoais explica como o modelo de negócios para corretores independentes tornou-se tão popular após o sucesso da XP no mercado.
E conta também como a instituição financeira invadiu o mercado de investimentos dominado por grandes bancos, criou uma extensa rede de trabalhadores independentes e hoje ministra cursos para investidores iniciantes.
22.Making Money Simple: The complete guide to getting your financial house in order and keeping it that way
O livro apresenta um plano que inclui objetivos de curto, médio e longo prazo para o gerenciamento de um orçamento pessoal.
E mais: como esse que é um gestor que gerencia bilhões de dólares baseia-se em métodos conhecidos de gerenciamento de patrimônio para fazer os seus clientes darem uma verdadeira guinada em suas vidas.
23.Fora da Curva
Em vez de procurar a fórmula perfeita e mágica de investimento como se ela realmente existisse, o livro “Fora da Curva” tem uma missão ambiciosa: contar um pouco mais sobre as histórias e os casos de investimento que moldaram os 10 principais perfis de gestão dos investidores brasileiros: Florian Bartunek (Constellation), Luis Stuhlberger (Green) André Jakurski (JGP), Pedro Damasceno (Dynamo), Antonio Bonchristiano (GP Investimentos), entre outros.
No total, esses gerentes administram R$ 80 bilhões, e são bem conhecidos no mercado financeiro doméstico, apesar de ainda pouco conhecidos do público em geral.
24. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro
“Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro”, publicado pela primeira vez pelo escritor Mauro Harfeld em 2001, é considerado um dos melhores livros brasileiros sobre finanças pessoais, investimentos e aventuras nesse universo tão polêmico e controverso.
Conhecendo a realidade brasileira, Mauro Harfeld usa exemplos típicos da vida cotidiana das pessoas para mostrar alguns dos erros mais comuns cometidos pelas partes interessadas na gestão de finanças pessoais.
25. As 5 Etapas do Planejamento Financeiro
O professor e doutor em economia da USP, Elisson de Andrade, traz-nos 5 passos para um planejamento financeiro eficaz, de forma bastante didática, rica e de fácil compreensão.
Ele também mostra como é importante nos conhecermos, para que, dessa forma, saibamos como podemos fazer com que as nossas características pessoais ajam a nosso favor na hora de ajustar as nossas finanças.
E mais: ensina como aprender a cuidar do seu dinheiro, adquirir habilidades financeiras e não-financeiras, entre outras qualidades que um bom poupador precisa ter.
26.A Interpretação das Demonstrações Financeiras, Benjamin Graham
Este livro é uma edição atualizada do texto clássico de Benjamin Graham, publicado originalmente em 1937.
É um guia atemporal e indispensável para qualquer pessoa interessada em melhor compreender e interpretaçar as suas demonstrações financeiras.
Graham é o pensador de investimentos mais importante do século XX, e este livro atualizado hoje é mais valioso do que nunca no mercado de ações atual.
27.Investindo em Ações no Longo Prazo, Jeremy J. Siegel
A quinta edição deste clássico no mercado financeiro inclui a tão esperada análise de Jeremy Siegel sobre o colapso do mercado imobiliário americano, a crise financeira e a resultante recessão global.
Com uma forte mistura de novas evidências, pesquisas e análises para apoiar suas idéias, Siegel diz, entre outras coisas, “Quais são as fontes de crescimento a longo prazo hoje?” e “Como você pode se proteger contra a instabilidade do dinheiro?”
Esse livro deve ser lido para qualquer investidor e consultor que queira entender completamente as forças que impulsionam os mercados na atualidade, além de oferecer a síntese mais completa disponível em tendências históricas para ajudá-lo a construir um portfólio de longo prazo confiável e lucrativo.
28.The Intelligent Asset Allocator: How to Build Your Portfolio to Maximize Returns and Minimize Risk
The Intelligent Asset Allocator: How to Build Your Portfolio to Maximize Returns and Minimize Risk ajudou milhares de indivíduos ao redor do mundo a criar riqueza através de portfólios de investimento cuidadosamente diversificados.
Agora, os mercados globais estão em um fluxo constante, e por isso equilibrar riscos e benefícios é mais indispensável do que nunca.
29. Big Money Thinks Small
Joel Tillinghast iniciou sua carreira de investimento na Fidelity em 1986, e logo tornou-se um gerente do fundos de ações de baixo valor da corporação.
Uma curiosidade é que o investidor Peter Lynch foi seu mentor (o autor do clássico “One Up On Wall Street” ou o português ” O jeito Peter Lynch de investir”).
E em seu livro, “Big Money Thinks Small”, Tillinghast explica em detalhes a abordagem de investimentos, que consiste em encontrar e preservar ações sem valor e protegê-las a longo prazo. Além de defender essa estratégia com alguns exemplos de um rico histórico de investimentos.
30.“Delivering Alpha”
“Alfa” é uma maneira complicada de se chamar um investidor que está constantemente na frente do mercado depois de se acostumar com o risco.
Isso é muito raro. E em um dos melhores livros sobre educação financeira e finanças pessoais, Hilda Ochoa-Brillembourg mostra como alcançou esse sucesso desde que fundou o gerente de investimentos Strategic Investment Group em 1987; e embora o livro seja técnico, ele mostra estratégias claras para decidir onde e como investir.
Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando os nossos conteúdos.