Preposições em inglês – At, In e On

preposições em inglês

 

Uma das partes mais difíceis do estudo das preposições em inglês, especialmente para falantes de português, é saber quando utilizar at, in e on. Isso porque todas têm praticamente o mesmo sentido, equivalente ao da preposição “em” do português, sendo usadas geralmente para falar sobre lugares e tempo. Mesmo assim, cada uma tem regras bastante específicas sobre seu uso e definitivamente não podemos utilizar qualquer uma delas  de forma aleatória. Neste artigo, apresentamos as regras gerais sobre como usar at, in e on a partir sequências que vão do mais específico ou mais geral, com vários exemplos, facilitando bastante a memorização dessas sequências.

Relembrando, preposições são a classe gramatical (outras classes são os substantivos, verbos, pronomes, adjetivos, advérbios etc.) cujas palavras são invariáveis e sem significado próprio, servindo apenas para ligar dois elementos em uma oração – o que vem depois da preposição tem o significado subordinado ao que vem antes. Essa definição se aplica tanto para as preposições em inglês quanto em português. Em outras palavras, a escrita das preposições em inglês (tanto at, in e on quanto as demais, como behind, over, under etc.) nunca muda e elas nunca são utilizadas sozinhas, pois só têm significado quando usadas para ligar dois outros elementos. Aprenda como usar at, in e on com as explicações a seguir.

 

Como usar at, on e in para falar de tempo

Ao falar de tempo, precisamos lembrar da seguinte sequência: at, on e in. Essa é a ordem em que utilizamos essas preposições em inglês para nos referir a medidas de tempo bastante específicas, a medidas um pouco mais gerais e a medidas mais longas, respectivamente. Confira abaixo, com mais detalhes, as ocasiões em que empregamos cada uma:

A preposição at é usada para indicar horários ou pontos específicos dentro de um dia. Também é usada para se referir a feriados que durem mais de um dia.

Exemplos: at 6 o’clock (às seis em ponto), at half past three (às três e meia), at dawn (ao amanhecer), at noon/midday (ao meio-dia), at sunset (no por do sol), at midnight (à meia-noite), at Easter (na Páscoa), at Christmas-time (na época de Natal), at the New Year (no Ano Novo).

Por sua vez, usamos a preposição on para nos referir a dias ou datas específicas, incluindo feriados que estejam relacionados a um só dia. Isso também se aplica a datas de aniversário, a todos os dias da semana em inglês e aos períodos do dia de cada dia da semana.

Exemplos: on March 22nd (em 22 de março), on Father’s Day (no Dia dos Pais), on Christmas Eve (na véspera de Natal), on my birthday (no meu aniversário), on Fridays (às sextas-feiras), on Monday morning (na manhã de segunda-feira), on the day I got married (no dia em que eu me casei).

Por fim, a preposição in é utilizada para intervalos mais longos, como meses, temporadas do ano, anos, décadas, séculos e daí em diante. Exemplos: in March, in summer, in 2018, in the sixties, in the 21st century (em março, no verão, em 2018, nos anos sessenta, no século XXI).

Uma exceção importante sobre o uso dessas preposições em inglês está relacionada aos períodos do dia, aos quais nos referimos como in the morning (de manhã), in the afternoon (à tarde), in the evening (à noite, mais cedo) e at night (à noite, mais tarde).

 

Esta também é uma das preposições em inglês com os mais diversos usos. Também usamos “in” sempre que quisermos indicar uma duração ou intervalo de tempo, independentemente da extensão desse intervalo. Confira alguns exemplos a seguir:

  • She’ll be here in five minutes. (Ela estará aqui em cinco minutos)
  • My classes begin in two weeks. (Minhas aulas começam daqui a duas semanas)
  • I miss my mom, we haven’t seen each other in five months.
    (Estou com saudades da minha mãe, não nos vemos há cinco meses)

 

Como usar at, on e in para falar de lugares

Agora que já sabemos utilizar as preposições em inglês para nos referir a períodos de tempo, chegou a hora de aprender a usá-las para falar de lugares. Nesse caso, há um raciocínio muito parecido em relação à ordem do mais específico para o mais geral. At é usado para lugares muito específicos, como casas; on para lugares um pouco mais gerais, como ruas; e in, para lugares mais gerais, como bairros, cidades, países e assim por diante. Veja mais detalhes e exemplos a seguir:

 

At – a preposição at é usada para todos os locais que podemos identificar como pontos específicos, como lugares dentro de uma sala, locais de estudo, trabalho ou comércio, atividades envolvendo um grupo de pessoas e endereços completos. Exemplos:

  • I was sitting at my desk, at school, when I remembered I had an appointment at the hairdresser in ten minutes.
    (Eu estava sentado na minha mesa, na escola, quando lembrei que tinha um horário marcado no cabeleireiro em dez minutos)
  • I was at the cinema with my friends when my mom called. She thought I was at home.
    (Eu estava no cinema com meus amigos quando minha mãe ligou. Ela achou que eu estava em casa)
  • My parents live at number 20 Washington Street.
    (Meus pais moram na rua Washington, número 20)

 

On – utilizamos a preposição on para nos referirmos a superfícies no geral, incluindo andares de um prédio, ruas e avenidas e até mesmo ilhas. Também é utilizada no contexto de estar em transportes coletivos e para descrever a posição de algo ao longo de uma estrada, rio, mar ou lago. Exemplos:

  • Did you see my keys? I thought I left them on the shelf.
    (Você viu minhas chaves? Achei que as tivesse deixado na estante)
  • My appointment is on the fifth floor of a building on Philadelphia Avenue.
    (Meu compromisso é no quinto andar de um prédio na avenida Philadelphia)
  • I can’t talk right now, I’m on the bus. On the road, the view is gorgeous.
    (Não posso falar agora, estou no ônibus. Na estrada, a vista é linda)

 

In – por último, a preposição in é empregada para indicar localidades que cobrem uma área maior ou que tenha seu espaço bem delimitado, como salas, construções e outros espaços fechados, assim como bairros, cidades, países e assim por diante. Exemplos:

  • Is there anyone in this room who can help me?
    (Tem alguém nesta sala que pode me ajudar?)
  • There is no one in the building. I think they’ve all gone to spent the holiday in the countryside.
    (Não há ninguém no prédio. Acho que todos foram passar o feriado no interior)
  • He was born and raised in Brazil, but he dreams of living in other countries.
    (Ele nasceu e cresceu no Brasil, mas sonha em morar em outros países)
Precisamos saber como usar at, in e on para lidar com situações relacionadas a se localizar em um lugar novo, dar ou pedir direções e encontrar endereços. Assim como as demais preposições em inglês, essas três preposições são necessárias em diversos aspectos da vida cotidiana.

 

Por último, vale lembrar que essas três preposições em inglês podem ser usadas em inúmeros outros contextos que não para se referir a tempo ou lugares. Essas sequências ajudam muito a saber como usar at, in e on na medida em que mostram de forma mais didática como diferenciar uma da outra, mas não é possível resumir todos os usos possíveis de cada uma delas. Então, tal como estudamos as outras preposições em inglês, o mais eficaz é sempre prestar atenção em qual preposição está sendo utilizada junto com determinada palavra ou expressão para, dessa forma, treinar seu cérebro a se acostumar com esse uso. Assim, a associação dessa palavra ou expressão com a preposição certa virá com mais facilidade.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.

Confira também: Textos em inglês com tradução e Diálogos em Inglês

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. Aplicativo Idiomus