Cores em inglês
Uma parte muito importante do vocabulário da língua inglesa são as cores. Desde as cores básicas até as mais avançadas, todas são usadas nos mais variados contextos para descrever objetos, ambientes, emoções e diversas outras coisas. Quanto mais rica for essa descrição, mais específicas serão as palavras utilizadas para indicar as cores. Além disso, as cores em inglês também são bastante presentes em expressões idiomáticas e outros termos que não têm necessariamente a ver com a tonalidade de algum objeto.
A seguir, listamos várias cores em inglês junto com a tradução correspondente em português, passando das cores mais básicas até as mais avançadas, incluindo explicações sobre gramática e outras formas de expressar as cores. Todos os exemplos são seguidos de tradução em português.
Utilizando cores básicas em inglês
As cores em inglês mais comuns, que mais aparecem no nosso dia a dia, são as seguintes: red (vermelho), orange (laranja), yellow (amarelo), green (verde), blue (azul), purple (roxo), pink (rosa), white (branco), gray ou grey (cinza), brown (marrom) e black (preto).
Antes de tudo, é importante apontar duas observações sobre a ortografia das cores em inglês americano e em inglês britânico. No inglês americano, escreve-se colors (cores) e gray (cinza), enquanto no inglês britânico a escrita é colours e grey. Os dois pares de palavras significam a mesma coisa entre si e têm a mesma pronúncia.
Para dar mais especificidade ao que queremos descrever, sem fazer uso de vocabulário mais avançado ou preciso, podemos utilizar o sufixo -ish e os adjetivos light (claro), dark (escuro).
O sufixo -ish quer dizer algo similar, parecido, mas não exatamente igual à palavra à qual ele se liga.
Se dissermos que vimos um greenish bird, quer dizer que vimos um pássaro meio verde. Também podemos usar esse sufixo para indicar uma mistura de cores.
Um bluish purple, por exemplo, é um roxo meio azulado. Para expressar isso, basta adicionar o -ish no final da palavra. Se a cor terminar com a letra e, ela perde esse e:
redish, orangish, yellowish, greenish, bluish, purplish, pinkish, whitish, grayish/greyish, brownish, blackish.
Já light e dark nos fornecem um jeito de expressar outras duas cores para cada uma das cores básicas listadas acima. Por exemplo, light blue indica o azul-claro e dark blue, o azul-escuro. Assim como no português, white e black são exceções e não podem receber os adjetivos light e dark.
Gramática das cores em inglês
Falando sobre gramática, as cores quase sempre vão exercer a função de adjetivo em inglês. Ou seja, as cores em inglês caracterizam um nome. Então, elas podem antes de um substantivo, conforme o posicionamento dos adjetivos em inglês, ou depois do verbo to be (ser/estar), funcionando como predicativo do sujeito. Veja os exemplos a seguir:
- Red light means stop, green light means go.
(Sinal vermelho quer dizer pare, sinal verde quer dizer avance) - Roses are red, violets are blue.
(Rosas são vermelhas, violetas são azuis)
Além disso, as cores em inglês também podem exercer a função de substantivo quando são o sujeito de um verbo em inglês ou quando são precedidas por artigos ou pronomes. Assim, elas passam a indicar o conceito da cor ou servem somente como o sujeito da frase.
- Blue makes me feel calm.
(A cor azul faz com que eu me sinta calmo) - The green of her eyes caught my attention.
(O verde dos olhos dela chamou minha atenção)
Cores avançadas em inglês
Confira, abaixo, outra lista de cores em inglês. Muitas dessas cores vêm de objetos como plantas ou pedras preciosas. Os nomes desta lista são usados para indicar as cores de maneira mais precisa e, por isso, são empregados mais raramente ou em ocasiões específicas e indicam um vocabulário mais rico. Para facilitar a sua associação e memorização, eles foram divididos de acordo com as cores básicas a que mais se assemelham.
RED – Vermelho
- burgundy: cor de vinho, bordô
- crimson: carmesim
- maroon: grená
- ruby: rubi
- scarlet: escarlate
ORANGE – Laranja
- amber: âmbar
- hazel: cor de avelã
- pumpkin: cor de abóbora
YELLOW – Amarelo
- golden: dourado
- honey: cor de mel
- mustard: mostarda
- saffron: açafrão
GREEN – Verde
- emerald: esmeralda
- jade: jade
- lime: verde-limão
- moss: verde-musgo
- olive: verde-oliva
BLUE – Azul
- aquamarine: água-marinha
- azure: azul-celeste
- cerulean: cerúleo
- cobalt: cobalto
- cyan: ciano
- denim: brim, cor de jeans
- indigo: índigo, anil
- navy blue: azul-marinho
- teal: azul-petróleo
- sapphire: safira
PURPLE – Roxo
- amethyst: ametista
- eggplant: cor de berinjela
- lavender: lavanda
- lilac: lilás
- mauve: malva
- plum: ameixa
- violet: violeta
PINK – Rosa
- coral: coral
- fuchsia: fúcsia
- hot pink: rosa-choque
- magenta: magenta
- peach: pêssego
- salmon: salmão
WHITE – Branco
- ivory: marfim
- mother of pearl: madrepérola
- pearl: pérola
GRAY / GREY – Cinza
- ash: cor de cinzas, queimado
- graphite: grafite
- pewter: estanho
- silver: prateado
BROWN – Marrom
- beige: bege
- caramel: caramelo
- chocolate: chocolate
- khaki: caqui
- tan: bronzeado
- wheat: cor de trigo
BLACK – Preto
- charcoal: carvão
- ebony: ébano
- jet black: preto muito escuro, da cor do azeviche
- lead: chumbo
- obsidian: obsidiana
- onyx: ônix
- pitch: piche
Com esse vocabulário, já é possível descrever grande parte dos objetos de acordo com a sua cor, mesmo os mais específicos. Também é possível compreender as descrições presentes em livros, filmes, séries, programas de televisão, músicas, entre outras formas de comunicação.
De todo modo, o estudo das cores em inglês é sempre contínuo já que os falantes da língua criam metáforas, gírias e outros tipos de expressões para indicar as cores de modo diferente. Muitas outras palavras utilizadas para indicar cores de maneira mais específica são, na verdade, parte de outro tipo de vocabulário, como plantas (madeiras, flores, frutos etc.) e outros objetos da natureza.
Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.
Confira também: animais em inglês e frutas em inglês.
Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.
Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂
Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.