Adjetivos em Inglês – O Guia Completo

adjetivos em inglês

 

Adjetivos em Inglês

Tal como no português, os adjetivos em inglês (adjectives) são as palavras que conferem características aos substantivos, ou seja, aos nomes, e também a alguns pronomes. Essas características podem informar mais detalhes sob o substantivo ou pronome em questão, seja na forma de sua nacionalidade, origem, idade, tamanho, medidas, cor, forma etc. Os adjetivos também podem descrever sentimentos e qualidades, assim como expressar um julgamento ou um valor, sempre em referência a algo ou alguém. Ainda que haja algumas semelhanças entre as duas línguas, a maioria das regras para o uso de adjetivos em inglês são específicas ao idioma, como se verá abaixo.

 

Concordância dos adjetivos

No português, estamos acostumados com a expressão “concordo em gênero, número e grau”, que vem justamente das regras de concordância dos adjetivos. Por outro lado, os adjetivos em inglês não seguem nenhuma dessas regras, sendo invariáveis. Isso quer dizer que eles se mantêm iguais não importando se o nome ao qual se referem está no masculino, no feminino, no singular ou no plural.

 

Exemplos:  

He is a lovely old math teacher.

(Ele é um professor de matemática velho e adorável)

She is a lovely old math teacher.

(Ela é uma professora de matemática velha e adorável)

They are lovely old math teachers.

(Eles são professores de matemática velhos e adoráveis)

 

A principal exceção para essa regra é o adjetivo blond/blonde, proveniente do francês, que deve concordar com o gênero da pessoa a que se refere, mas continua invariável em número. Diferentemente do português, isso acontece até mesmo quando o adjetivo está ligado ao substantivo “hair” (cabelo), mudando de acordo com o gênero da pessoa a quem o cabelo pertence. Quando, mais raramente, ele se refere a outros substantivos inanimados, ele assume a forma masculina.

 

Exemplos:

I met a blond actor at the café. His blond beard was short and dull.

(Eu conheci um ator loiro na cafeteria. Sua barba loira era curta e opaca)

 I met a few blonde actresses at the café. Their blonde locks were soft and lustrous.

(Eu conheci algumas atrizes loiras na cafeteria. Seus cachos loiros eram macios e brilhantes).

  I want our center table to be made out of some blond wood.

(Eu quero que nossa mesa de centro seja feita de alguma madeira clara).

 

Posição dos adjetivos em inglês

Os adjetivos em inglês são subdivididos em dois tipos conforme sua posição e função nas frases em inglês: são os attributive adjectives (adjetivos atributivos) e os predicative adjectives (adjetivos predicativos).

 

Os primeiros, attributive adjectives, são a forma mais comum de se aplicar os adjetivos em inglês, usados para qualificar substantivos e, raramente, pronomes. Diferente do português, eles geralmente precedem a palavra a que se referem. Alguns adjetivos só podem ser usados nesta posição, como elder (mais velho), live (vivo), little (pequeno), mere (mero) e sheer (puro, absoluto).

 

Exemplos:  

We left for the beach in a hot, sunny day.

(Partimos para a praia em um dia quente e ensolarado)

A: I almost missed the train. I got in at the last minute! B: Lucky you!

(A: Quase perdi o trem. Entrei no último minuto! B: Sorte a sua!)

 

Já os predicative adjectives vêm depois do nome ou pronome a que se referem, como complemento a verbos em inglês de ligação, como o verbo to be (ser/estar) ou de sensações – como to seem (parecer), to look (ver, no sentido de parecer), to sound (soar), to smell (cheirar), to feel (sentir) e to taste (ter gosto de). No português, conhecemos essa função como predicativo do sujeito.

 

Exemplos:

Before the presentation, she was feeling nervous and afraid.

(Antes da apresentação, ela estava se sentindo nervosa e com medo)

The story he is telling sounds weird and made-up to me.

(A história que ele está contando soa estranha e inventada para mim)

 

Excepcionalmente, alguns adjetivos atributivos podem ser usados após o substantivo ou pronome em situações específicas, sendo então chamados de postpositive adjectives (adjetivos pospositivos). Alguns adjetivos só podem ser utilizados nessa posição, como afraid (com medo), alert (alerta), alive (vivo), alone (só), unaware (não ter ciência de algo), upset (chateado) e well (bem).

 

Como ordenar vários adjetivos em inglês

Uma regra que confunde até as pessoas com mais tempo de estudo na língua inglesa é como ordenar os adjetivos quando são usados vários de uma vez. No inglês, assim como no português, temos várias opções para ordenar os adjetivos e, assim, caracterizar alguma coisa. Contudo, nem todas as combinações estarão corretas ou soarão bem, como nos exemplos a seguir:

 

I bought a beautiful old wooden box.

(Comprei uma linda caixa velha de madeira)

I bought an old, beautiful, wooden box.

(Comprei uma caixa de madeira, linda e velha)

I bought a wooden beautiful old box. [INCORRETO]

(“Comprei uma caixa velha de madeira linda”)

 

Como podemos ver, separar os adjetivos por vírgulas torna mais flexíveis as possibilidades de combinar os adjetivos. Mesmo assim, não podemos fazer isso sempre, porque o contexto da fala ou da escrita pode nos exigir uma linguagem mais rápida e fluída, em que precisaremos deixar de lado as pausas (vírgulas). Dessa forma, saber como ordenar os adjetivos em inglês é importante porque, se o fizermos aleatoriamente, a frase vai soar muito estranha aos ouvidos de um falante nativo, podendo afetar negativamente sua comunicação.

Nesse caso, a ordem dos adjetivos vai depender da sua função, tendo precedência sempre os adjetivos de quantidade ou número (ex.: few, some), depois os que expressam uma qualidade ou opinião (ex.: lovely, beautiful, lucky, nervous, afraid, weird, made-up) mais geral sobre o objeto. Em seguida, são usados os adjetivos que oferecem uma descrição mais específica, seja sobre tamanho, idade, temperatura, forma, sabor, cor, origem, entre outros (ex.: old, blond, short, dull, soft, lustrous, hot, sunny), da coisa ou pessoa. Por último, sempre virão os adjetivos que indicam o material, tipo ou propósito (ex.: math teacher, center table, wooden box) do referente. Segue-se, então, a seguinte estrutura:

 

Quantidade/número > qualidade/opinião > tamanho > idade > forma > cor > origem > material > tipo > propósito

Por fim, algo fundamental a se ter em mente no estudo dos adjetivos em inglês é que eles formam uma classe gramatical inteira, o que quer dizer que uma porcentagem significativa de todo o vocabulário da língua inglesa é composta por adjetivos – cerca de 25%, ou um quarto, segundo o Dicionário Oxford. Como mostrado em alguns dos exemplos, há adjetivos mais simples e mais complicados para dizer coisas bastante similares, e também adjetivos usados mais raramente para se referir a características muito específicas, tal como no português. Então, é importante se manter sempre em busca de novos adjetivos quando estiver lendo textos em inglês para acrescentá-los ao seu vocabulário e, dessa forma, desenvolvê-lo.

 

Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.

Confira Também: Expressões Idiomáticas Em Inglês e Past Perfect – Como Utilizar?

Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂

Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui. Aplicativo Idiomus