30 Livros em inglês fundamentais para iniciantes
A internet hoje possui um verdadeiro manancial de livros em inglês considerados fáceis para o aprendizado da língua.
E por isso mesmo ela tornou-se a principal parceira de milhões de indivíduos ao redor do mundo, interessados em desvendar os segredos da língua mais importante (depois da nativa) quando o assunto é a ascensão profissional.
Dentre as principais vantagens da leitura de livros em inglês, podemos destacar a abundância de vocábulos que certamente serão incorporados após a leitura de uma única obra; sem contar a oportunidade de exercitar a pronúncia e descobrir nuances que costumam passar despercebidas ao longo de um curso.
E para que ninguém tenha a desculpa da dificuldade de encontrar materiais referentes ao tema da língua inglesa, hoje já se sabe que é possível, inclusive, encontrar diversos livros em inglês no formato PDF.
E até mesmo os clássicos (quando em domínio público) agora estão à distância de um clique; como uma das inúmeras revoluções dessa polêmica e tão controversa Era Digital.
A profusão de livros fáceis para ler e aprender inglês
Para se ter uma ideia da facilidade de encontrar, atualmente, livros em inglês para iniciantes (até mesmo em PDF), basta saber que frequentemente diversas obras (inclusive as clássicas) são reduzidas a não mais do que que 15 ou 20 páginas, como forma de facilitar a leitura e torná-las excelentes ferramentas durante um curso.
Com isso, um verdadeiro exército de indivíduos que cultivam o doce sonho de alcançar a tão desejada proficiência na língua inglesa agora tem à disposição uma fonte quase inesgotável de livros físicos e em PDF reescritos de forma bastante simplificada. E esses livros acabam tornando-se facilmente digeríveis durante a fase inicial (e tão crítica) do aprendizado de uma língua.
E para que as desculpas para estudar fiquem ainda mais sem sentido, inúmeros livros hoje possuem versões em áudio, que podem ser adquiridas por meio de aplicativos nos sistemas operacionais Android e IOS; aplicativos que ainda oferecem dicionários que deverão ser consultados durante a leitura, a fim de garantir que nenhuma palavra fuja ao seu completo entendimento.
Alguns livros em inglês na versão física ou em PDF para iniciantes
1. Inglês Para Todos (English for Everyone – Módulo 1 para Iniciantes)
Esse é um livro escrito pelos britânicos Rachel Harding e Thomas Booth. Ele, um experiente professor de idiomas na Polônia, Rússia, Estados Unidos, entre outros países. E ela, não menos experiente, membro da conceituada Oxford University Press.
Aqui os autores tiveram a intenção de trazer um rico material para a incorporação de um imenso repertório vocabular.
O livro traz um conteúdo mais direcionado para a apreensão de um universo lexical e de expressões idiomáticas referentes a várias situações do dia a dia.
Como, por exemplo, algumas relativas a perguntas, localização numa rua ou bairro, formas de apresentar-se corretamente, entre outras necessidades relacionadas a uma rotina em bares, lanchonetes, restaurantes, no trabalho, entre amigos, no transporte, no emprego, entre outras situações práticas do cotidiano.
2. Monica’s Gang’s (Livros em inglês PDF)
Aqui está um livro em inglês na versão PDF (e para iniciantes) que é capaz de realizar verdadeiros “milagres” na apreensão de vocabulários, frases, expressões idiomáticas, entre outras necessidades que podem tornar-se maçantes numa aula tradicional.
É a versão em inglês do já quase lendário gibi da Turma da Mônica, que passou a, curiosamente, ser utilizada como um método de aprendizagem da língua inglesa, muito por conta da verdadeira “viagem” que se faz durante a leitura das incríveis histórias idealizadas pelo gênio de Maurício de Sousa.
Uma viagem que acaba sendo feita através do próprio idioma, que é apreendido de forma lúdica, automática e quase instantânea, sem que sequer nos demos conta; e como uma das principais curiosidades que podem ser observadas nesse universo da aprendizagem de línguas.
3. Inglês Para Todos (English for Everyone – Módulo 2 para Iniciantes)
Voltando agora ao método tradicional de aprendizagem por meio de livros considerados fáceis para aprender a ler em inglês, temos aqui outra criação dos professores Thomas Booth e Rachel Harding. E com eles, o objetivo é fazer você perder o medo de comunicar-se.
Ao final, o leitor saberá como construir frases criativas, pedir um almoço num restaurante quase como um norte-americano, traduzir os seus sentimentos de forma natural, falar de partes do corpo como se tivesse nascido nos Estados Unidos, entre outras conquistas quase impossíveis durante um curso tradicional.
Com a ajuda de livros com exercícios, CDs, aplicativos, sugestões de sites, entre outras ferramentas, você desvendará, de vez, o segredo daquela música enigmática que só os locais entendem. Mas também como falar gírias (e entendê-las) e tornar-se quase como um falante local.
4. Emma (Jane Austen)
Outro daqueles casos em que uma obra clássica torna-se um livro considerado fácil para aprender inglês, é essa publicação da escritora inglesa Jane Austen, de dezembro de 1815; uma obra que narra – como aliás é bastante comum nas sua literatura – os dilemas vividos pelas mulheres inglesas entre os séc. XVIII e XIX.
Talvez pela fluidez com que a trama se desenrola, o prazer proporcionado pela leitura de uma obra inglesa, a riqueza de vocabulário oferecido entre outros fatores, a obra passou a ser recomendada pelos principais cursos de língua inglesa do mundo.
E ele é outro desses livros fáceis de ler em inglês, disponível também em PDF, e que funciona bem como um auxiliar durante o curso.
5. Inglês Para Todos (English for Everyone – Gramática)
O Sistema Internacional de Avaliação da Língua Inglesa (IELTS) e o Test of English as a Foreign Language ou “Teste de Inglês Como Língua Estrangeira” (TOEFL) exigem um nível de conhecimento da língua que muitas vezes acaba denunciando a precariedade de um curso.
Mas o bom é que agora é possível, por meio do hábito da leitura de livros em inglês para iniciantes, preparar-se para esses e outros testes ligados à comprovação do nível de inglês de um aluno.
E com esse livro de gramática inglesa é possível desvendar os “segredos” dos plurais irregulares, dos phrasal verbs, dos elementos do discurso, das contrações, pontuações, conectivos, tempos verbais, além de um glossário que torna a sua leitura ainda mais fácil e atraente.
6. Peter Pan, de J. M. Barrie
Peter Pan é um clássico. O personagem é uma criação do escritor e dramaturgo escocês James Matthew Barrie (1904), especialmente produzido para ser um dos personagens da sua peça teatral “Peter and Wendy”, sobre um jovem que decide que jamais irá crescer.
Pois bem, aqui temos mais um exemplo de um livro de inglês fácil de ler e que por isso mesmo passou a também fazer parte daquela curiosa lista dos livros mais recomendados por cursos de língua inglesa em todo o mundo.
Uma escrita leve, fácil e fluida torna a obra ideal para iniciantes na língua. Mas não é só isso: o leitor também terá à disposição um belíssimo repertório de vocábulos e expressões, juntamente com descrições físicas dos personagens e da geografia do bairro onde vive uma das famílias que protagonizam a obra.
Sem falar na “descrição” da Terra do Nunca, como uma ilha repleta de cores, cheiros e esconderijos; onde aqui e ali é possível cruzar com um gnomo ou com outro ente fantástico; e tudo isso para ser apreciado na própria língua original do escritor.
7. Charlotte’s web, de E. B. White
A Teia de Charlotte é um livro em inglês, e também em PDF, considerado um clássico da literatura britânica, e por isso mesmo bastante recomendado em diversos cursos de idiomas nos Estados Unidos – o que dá um pouco a dimensão do prestígio que o livro foi angariando ao longo do tempo.
A história pode ser resumida como um clássico sobre lealdade, companheirismo e amizade, centrada no ponto de vista da aranha Charlotte (da sua perspectiva como moradora do teto de um celeiro) e a sua amizade com o porquinho Wilbur.
E para o leitor do livro em inglês, o deleite está justamente no ritmo da obra, com as suas descrições minuciosas dos movimentos dos personagens, além de frases melodiosas repletas de expressões que, ao final, deixam a sensação de que você atingiu um outro status de conhecimento da língua.
8. Quick and Easy (Palavras Essenciais Para Ampliar o Seu Vocabulário em em Inglês)
Um dos segredos da fluência em inglês é o conhecimento do maior número possível de vocábulos. Isso porque calcula-se que um indivíduo no nível intermediário que conhece a partir de 3.000 palavras em inglês já seja capaz de ler mais de 95% de uma obra.
E é justamente o que esse livro de inglês para iniciantes promete: destrinchar o maior número possível de vocábulos, com as suas definições e pronúncias, e dessa forma tornar-se um auxiliar de quem quer que pretenda ultrapassar de vez essa incômoda posição de aluno iniciante.
Como o próprio título do livro promete, os resultados acabam sendo rápidos e fáceis; o aluno mal percebe que está absorvendo uma incrível quantidade de vocábulos; o que faz com que, a partir daí, praticamente nenhum livro em inglês seja considerado um desafio intransponível.
A autora do livro é Elisabeth Prescher, proficiente em inglês pelas Universidades de Cambridge e Michigan, além de graduada em Letras pela Universidade Mackenzie e com pós-graduação em Educação Infantil pela FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Reunidas).
9. O Morro Dos Ventos Uivantes
Esse clássico da literatura mundial é também um dos livros em inglês que podem ser encontrados em PDF, e está entre os mais indicados para os que desejam aprimorar os seus estudos na língua inglesa, especialmente pela sofisticação e requinte da sua escrita, que fez com que a obra se tornasse um monumento da literatura universal.
A história gira em torno da figura de Heathcliff, o irmão bastardo de Hindley, que torna-se um sujeito amargo após a morte dos pais e da série de humilhações que acaba tendo que suportar do irmão.
Nesse meio tempo, a sua outra irmã “postiça”, Catherie, acaba apaixonando-se por Heatchcliff, que, ao final, ainda surpreenderá a todos ao retornar de uma longa viagem como um homem rico e poderoso.
A obra é uma criação da escritora inglesa Emily Bronte (1847); e a força dessa leitura está nas descrições minuciosas e bastante reveladoras, que fazem com que o leitor saia da sua leitura ainda mais enriquecido nesse universo da língua inglesa.
10. O Grande Gatsby
As razões para que O Grande Gatsby entre aqui nessa lista com alguns dos livros considerados fáceis para aprender a ler em inglês, estão no fato de a obra ser umas daquelas que possuem duas versões, em português e em inglês, além do fato de apresentar um vocabulário riquíssimo.
Além disso, o livro é marcado por visíveis traços biográficos, que permitem um mergulho sem igual na obra.
Isso sem contar a diversidade de símbolos, descrições e representações das personalidades dos indivíduos; o que faz com que o livro transforme-se num verdadeiro manancial de vocábulos capazes de enriquecer o aprendizado de quem ainda dá os primeiros passos no conhecimento da língua.
Aqui, mais uma vez, o recurso das longas e elaboradas descrições aproxima o leitor do enredo; o que nesse caso faz com que ele delicie-se enquanto apreende expressões idiomáticas e vocábulos que, de outra forma, seriam bem mais difíceis de serem incorporados ao dia a dia de um aluno em um cursos de inglês para iniciantes.
11.As aventuras de Tom Sawyer, autor: Mark Twain
As aventuras de Tom Sawyer, outro clássico memorável, são uma ótima alternativa para quem é amante de livros literários e, é claro, deseja conferir uma obra de qualidade e fácil de ler em inglês, para que, dessa forma, você possa expandir não apenas seu vocabulário, mas também seu conhecimento!
O livro nos conta sobre a vida de Tom Sawyer, um garoto órfão que vive em uma pequena cidade nos Estados Unidos com sua família. Juntamente com o conhecido personagem Huckleberry Finn, ele experimentará aventuras inesquecíveis que nos levarão de volta à infância ao longo das páginas do livro.
12. The lion, the witch and the wardrobe, de C. S. Lewis
Gostaria de viajar sem sair do seu lugar? Convidamos você a explorar o mundo fantástico de Nárnia, em um dos livros mais importantes do autor irlandês, e, definitivamente uma leitura inesquecível em seu próprio idioma.
Com um vocabulário simples, mas desafiador, este livro pode ser uma opção de leitura fascinante para pessoas de todas as idades. Juntamente com os irmãos Pervensie e destemido leão Aslam, você embarcará numa das melhores aventura de todos os tempos.
13. Jane Eyre, de Charlotte Brontë
O último romance de nossa lista foi publicado em 1847, mas permanece completamente relevante. Sua leitura é obrigatória na prática diária com o ingês para que se possa entender um pouco melhor a natureza humana, já que esse é um trabalho que traz um forte desenvolvimento de caráter ao longo da história.
Adequada para leitores que estão um pouco mais familiarizados com o inglês, Jane Eyre conta a história do personagem-título, que, apesar de crescer em um ambiente de fome, tornou-se uma mulher muito determinada e forte em seu tempo.
14.Clear Grammar, de Keith S. Folse
Que tal um livro didático, todo ele em inglês e extremamente robusto para fechar nossa lista? Desta vez, falaremos sobre o trabalho da Clear Grammar, publicado pela editora da Universidade de Michigan nos EUA; o que torna a obra algo mais do que puro entretenimento.
O estudo consiste em 4 livros e seu principal objetivo é ajudar o aluno a buscar fluência no idioma.
15. Practice makes perfect: english conversation, de Jean Yates
Esse é um outro livro em inglês para iniciantes que compõea excelente coleção de Jean Yates, professor de idiomas da Universidade de Washington, EUA, e que concentra-se na conversa entre falantes de inglês.
Neste estudo, Yates apresenta aos estudantes do curso o que eles realmente precisam para se comunicarem nesse idioma. Sem acréscimos e conteúdo excessivo, as didáticas são desenvolvidas para realmente interessar o aluno, que irá apreender o máximo de informações possíveis.
16. Basic English, de Julie Lachance
Este volume é para alunos iniciantes que desejam continuar com boas noções básicas de idioma antes de continuar seus estudos.
Uma das diferenças de outros trabalhos didáticos é a interação que torna o conteúdo muito mais atraente e interessante para os alunos. Traz atividades não convencionais com lições que podem ser feitas em um tempo bastante curto (cerca de 10 ou 15 minutos) com absorção máxima de coteúdos.
17.Freckles by Andrew Mathews (elementary – 6 page)
Essa é a história de Susie, uma jovem garota que vive na sombra de sua amiga mais atraente, Donna. Susie odeia as suas sardas e acha que elas a tornam feia. Descubra como a história terminou e o que mudou a atitude de Susie em relação a si mesma.
18. Ghost of Geeny Castle by John Escott (elementary — 8 pages)
Sim, há espaço para histórias de fantasmas em nossa coleção. O autor tem um estilo narrativo muito intenso, por isso é muito difícil parar de ler as suas histórias.
19. Huckleberry Finn Mark Twain (básico – 9 páginas)
Outro livro de inglês para iniciantes é oum trabalho de Mark Twain para quem ama as histórias de Huckleberry Finn.
É uma ótima oportunidade para lembrar-se da infância com uma versão personalizada do livro infantil que tornou-se uma verdadeiramente descoberta para iniciantes!
20.Marcel and the Shakespeare Letters by Stephen Rabley (beginner — 4 pages)
A história da amizade de dois ratos inteligentes da França e da Inglaterra, preocupados com o destino da herança cultural de Shakespeare. A fala direta é frequentemente usada neste livro, para que você não tenha problemas com inglês fluente no futuro.
21.The Adventrues of Tom Sawyer by Mark Twain (beginner — 7 pages)
É difícil encontrar alguém que nunca tenha ao menos ouvido falar das emocionantes aventuras de Tom Sawyer. E é ainda mais agradável lê-las na versão original.
O vocabulário é adequado mesmo para aqueles que recentemente começaram a aprender inglês.
22.Combinando palavras em inglês
Este livro é adequado para alunos intermediários porque aborda tópicos avançados: como combinar palavras em inglês corretamente, como usar verbos idiomáticos, quais preposições devem ser usadas em todos os contextos e como falar naturalmente.
23. conversas em inglês para iniciantes e usuários intermediários
Aprenda inglês com histórias incríveis para iniciantes e intermediários: melhore suas habilidades de compreensão, leitura, pronúncia e audição lendo sete histórias sobre vários tópicos – também por voz.
Este livro é ideal para alunos do ensino fundamental e médio.
24.Fale tudo em inglês enquanto viaja: Guia completo de viagens
Este livro é perfeito para quem planeja sua primeira jornada internacional, porque ensina como se expressar claramente em diversas situações, como contatos iniciais, transporte, acomodação, alimentação, turismo, compras e saúde e informações culturais sobre os países.
25. Mieko e o quinto tesouro – Eleanor Coerr
Este livro não é muito conhecido, mas está na lista de livros de inglês recomendados para iniciantes.
A grande vantagem do “City and Fifth Treasure” é ele ser um livro curto, com apenas 77 páginas.
Ele é direcionado a jovens cujo idioma nativo seja o inglês. Portanto, se você estiver aprendendo inglês, o nível não será tão difícil; e ele será de seu interesse quando você aprender coisas interessantes sobre o Japão e sua cultura.
26.The Outsiders – S.E.Hinton
Este pequeno livro é perfeito para estudantes de EFL. Existem questões e problemas modernos específicos para jovens que vivem em várias partes do mundo.
Ele contém muito poucas notas culturais, portanto você não precisa de muitas informações básicas. As frases são curtas e fáceis de entender, e o vocabulário também é muito fácil e perfeito para quem deseja aprender sem dificuldades.
27. Casa na Rua Mango – Sandra Cisneros
Uma coisa legal de “House on Mango Street” é que ela é uma leitura interessantíssima; escrita do ponto de vista do autor.
Você pode realmente sentir o que o personagem principal sente. As frases são bem curtas, por isso são de fácil entendimento.
Existem algumas palavras mais difíceis e uma linguagem um pouco descritiva, mas elas são geralmente compreensíveis no contexto da obra.
Outra grande coisa sobre este livro é que você entende completamente a essência de uma outra cultura.
28. Thirteen Reasons Why – Jay Asher
Essa é uma história que acontece no presente, então o autor escreve em uma gramática bastante simples.
Todas as frases são curtas e o vocabulário é relativamente fácil; o que torna o livro rápido e fácil para estudantes de ESL.
A obra é premiada na Lista de Melhores Livros do NY Times, por isso vale a pena ler. E se você está procurando algo leve e fácil de ler durante as férias de verão, acabou de encontrar!
29. O velho e o mar – Ernest Hemingway
Um clássico famoso. Quase todos os falantes nativos de inglês lerão este livro em algum momento durante a fase escolar.
Se você adora falar sobre literatura e livros, aqui temos um bom assunto para a conversa.
Há um vocabulário um pouco difícil em alguns momentos, mas o livro é curto e você não terá problemas com a conclusão.
30.The Giver-Lois Lwry
O livro começa de uma maneira muito interessante e atrai a atenção dos leitores desde o início.
Ele possui uma gramática de fácil apreensão. A essência da sua gramática é em past simple e past perfect, e todas as frases são curtas para que não haja confusão na história.
Este é um livro mais longo, porém fácil. Portanto, fique tranquilo! Essa empreitada será rápida.
E caso tenha ficado satisfeito com esse artigo, deixe o seu comentário, logo abaixo. Ou então deixe a sua lista com os livros em inglês para iniciantes que considera essenciais para o aprendizado da língua.