Verbo To be no Passado (Was/Were) – O Guia Definitivo
Verbo to be no passado (Was/Were)
Uma das noções mais básica que todo estudante de inglês deve ter é saber usar o famoso verbo “to be”, ou verb to be, como os professores de inglês gostam de chamar na sala de aula. Seja o verbo to be no passado, no presente, ou no futuro, com certeza você já viu esse tempo verbal em algum lugar, em alguma das suas aulas de inglês.
Com o verbo to be nós conseguimos nos comunicar de forma bem básica e passar algumas ideias e conceitos necessários para o entendimento de situações corriqueiras, o que é fundamental para quem está começando a aprender inglês, afinal, a comunicação é o objetivo final de todo o estudante, não é mesmo?
A partir do conhecimento do verbo to be, conseguimos aprender construções mais elaboradas, e aprender outros tempos verbais. Dessa forma, vamos ampliando nosso vocabulário e conhecimento gramatical. Mas, como tudo na vida, não tem como aprender coisas mais avançadas se não soubermos bem o básico, não é mesmo?
Daí vem a importância do verbo to be. Ele é o tempo verbal mais básico do inglês, e por isso deve ser aprendido de forma bem consolidada. Sabendo bem como usar essa construção, você já consegue entender e expressar muitas coisas em inglês, e consegue, a partir daí, ser capaz de aprender construções mais complexas.
Então, vamos juntos aprofundar nosso conhecimento em inglês?
O que é o verbo to be?
O verbo to be é uma construção verbal que significa “ser” ou “estar”. “To be” é a forma infinitiva do verbo, mas ele pode ser conjugado de uma série de formas diferentes, e pode ser usado, como todo verbo, no presente, no passado, ou no futuro.
O verbo to be pode ainda ser utilizado como verbo auxiliar na formação de composições verbais mais complexas, no entanto, isso já é assunto para outro momento.
Hoje vamos aprender a fundo sobre o verbo to be no passado simples, ou o simple past do verb to be, que é muito utilizado em inglês, e um tempo verbal fundamental para o aprendizado da língua.
Vamos entender um pouco mais sobre os seguintes aspectos desse tempo verbal. Nesse texto, abordaremos os seguintes tópicos:
- Quando utilizamos o verbo to be no passado;
- Como são construídas as frases em inglês afirmativas com o verbo to be no passado;
- Como são construídas as frases em inglês negativas com o verbo to be no passado;
- Como são construídas perguntas com o verbo to be no passado.
Pronto? Então vamos lá!
Quando utilizamos o verbo to be no passado (Was/Were) ?
O verbo to be no passado é utilizado como todo passado simples no inglês. Utilizamos o passado simples para nos referir a ações que foram completadas no passado, independentemente da duração da ação. Ele pode ser usado tanto para eventos de um passado recente, como para eventos de um passado distante. Veja um exemplo:
“I was in a relationship last year.” (Eu estava em um relacionado ano passado)
Sempre que especificamos quando uma ação aconteceu, devemos utilizar o passado simples. Logo, essa forma verbal é associada a algumas expressões de tempo, como:
- Advérbios de frequência: often (frequentemente), sometimes (às vezes), always (sempre). Exemplo: “I was often late when I was a student.” (Eu estava frequentemente atrasado quando eu era estudante)
- Datas ou momentos específicos no tempo, em expressões como: last week (semana passada), when I was a child (quando eu era criança), yesterday (ontem), six weeks ago (seis semanas atrás), etc. Exemplo: “I was afraid of spiders when I was a child.” (Eu tinha medo de aranhas quando eu era criança).
Dá pra ver como o uso do verbo to be no passado é tão comum e tão importante, não é mesmo? A seguir vamos aprender como utilizá-lo da forma correta, com todas as regrinhas gramaticais.
Como são construídas as frases afirmativas com o verbo to be no passado?
A construção do verbo to be no passado é a mesma no presente, e é feita da seguinte forma:
Sujeito da frase + verbo to be no passado + complemento da frase
No presente, temos as formas “am, is e are” do verbo to be, conjugadas da seguinte forma:
No passado, temos apenas duas conjugações do verb to be: was (passado de am e is) e were (passado de was), ficando assim a conjugação:
Diferentemente do presente, onde temos as contrações do verbo to be com o sujeito, como em “I’m a student”, no passado não existem contrações, logo, é necessário escrever o verbo completo na sentença.
Seguem alguns exemplos de como formar o verbo to be no passado para você entenderem melhor a sua construção:
I was an English teacher in 2016. (Eu era professor de inglês em 2016)
She was so beautiful when she was 16 years old! (Ela era tão bonita quando tinha 16 anos de idade)
They were late last night. (Eles estavam atrasados noite passada)
Como são construídas as frases negativas com o verbo to be no passado?
Agora que sabemos como construir frases afirmativas com o verbo to be no passado, as negativas não serão nenhum problema. Isso porque basta acrescentar a palavra not depois do verbo to be, e pronto, você transformou a afirmação em uma negação.
Vamos utilizar os mesmos exemplos da sessão passada para que você entenda melhor o conceito:
I was not an English teacher in 2016. (Eu não era professor de inglês em 2016)
She was not so beautiful when she was 16 years old! (Ela não era tão bonita quando tinha 16 anos de idade)
They were not late last night. (Eles não estavam atrasados noite passada)
Para tornar as frases um pouco mais curtas e naturais, as contrações podem ser usadas na negativa. Podemos juntar was e not, formando uma só contração: wasn’t; da mesma forma em que podemos unir were e not, formando a contração weren’t. Ou seja, daria no mesmo escrever as frases acima da seguinte forma:
I wasn’t an English teacher in 2016.
She wasn’t so beautiful when she was 16 years old!
They weren’t late last night.
Simples, não é mesmo? Agora vamos para a última parte da nossa aula, como fazer perguntas com o verbo to be no passado.
Como são construídas perguntas com o verbo to be no passado?
Em inglês, temos uma regrinha básica para formar as frases interrogativas, ou seja, para fazer perguntas: a inversão, ou inversion. Ela consiste na troca da ordem da sentença, e ao invés da ordem direta de uma frase afirmativa:
Sujeito da frase + verbo to be no passado + complemento da frase (afirmativa)
Trocamos o lugar do verbo to be e do sujeito, construindo a frase da seguinte forma:
Verbo to be no passado + sujeito da frase + complemento da frase (interrogativa)
Dando um exemplo mais prático, temos:
Afirmativa: She was always a good student. (Ela sempre foi uma boa aluna)
Interrogativa: Was she always a good student? (Ela sempre foi uma boa aluna?)
Respondendo à perguntas usando o verbo to be no passado
Para responder as perguntas com o verb to be no passado, basta fazer da mesma forma que no presente:
- Para as respostas curtas, usamos “Yes” ou “No”, o sujeito, e por fim o verbo to be, só que no passado;
- Para as respostas longas, usamos “Yes” ou “No” e repetimos a frase da pergunta, adaptando para a negativa quando necessário.
Veja mais alguns exemplos de perguntas com o verbo to be no passado, e suas respectivas respostas:
Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o uso do verbo to be no passado? Comente sua dúvida que responderemos o mais rápido possível.
Confira também: textos em inglês com tradução e áudio e Top 10 séries para aprender inglês
Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.
Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂
Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.