Meses do ano em inglês: Tudo o que você precisa saber
Assim como as demais medidas de tempo, conhecer os meses do ano em inglês é um dos passos fundamentais em direção ao domínio do idioma. Eles estão presentes desde conversas sobre nossa vida pessoal até o agendamento de compromissos profissionais e a elaboração de outros planos para o futuro, passando ainda por muitas outras ocasiões que envolvem o informe de datas precisas ou de intervalos.
A seguir, apresentamos os nomes dos doze meses do ano em inglês, seguidos de sua tradução em português, assim como o vocabulário adicional ligado ao tema e algumas particularidades gramaticais sobre seu uso, acompanhadas de exemplos.
January janeiro
February fevereiro
March março
April abril
May maio
June junho
July julho
August agosto
September setembro
October outubro
November novembro
December dezembro
Por sua vez, a representação das datas varia de país a país. Nos Estados Unidos e no Canadá, utiliza-se o formato mês-dia-ano. Lá, 04/06/2010 quer dizer 6 de abril de 2010, ou April 6, 2010. Já em outros países de língua inglesa, como o Reino Unido e a Austrália, é mais comum o formato dia-mês-ano, como no Brasil, ou ainda, em publicações formais, o ano-mês-dia (para evitar a possível ambiguidade entre os dois outros formatos). Nesse segundo caso, aquela data seria representada como 2010/04/06, mas seria lida como 6th of April, 2010.
Em algumas ocasiões como artigos jornalísticos ou acadêmicos, os meses do ano em inglês são abreviados individualmente pelas suas três primeiras letras, seguidas de um ponto, como na seguinte sequência: Jan., Feb., Mar., Apr., May, Jun., Jul., Aug., Sep., Oct., Nov. e Dec. Já em calendários, tabelas anuais ou outras situações em que os meses aparecem todos juntos, eles também podem ser abreviados só com a primeira letra, formando a sequência “J F M A M J J A S O N D”.
Vocabulário ligado aos meses do ano em inglês
No que se refere ao vocabulário, as palavras ou expressões listadas abaixo estão intimamente relacionadas aos meses do ano em inglês e à contagem do tempo em intervalos mensais:
- bimester: bimestre
- trimester: trimestre
- semester: semestre
- leap year: ano bissexto
- leap day: 29 de fevereiro
- fortnight: período de quatorze dias, ou seja, duas semanas
- fortnightly: a cada duas semanas, quinzenalmente
- semimonthly: bimensalmente (duas vezes por mês)
- monthly: mensal, mensalmente
- bimonthly: bimestralmente (mais comum) ou quinzenalmente
- trimonthly: trimestralmente (mais comum) ou três vezes ao mês
- monthlong: que dura um mês
Se você as examinou com atenção, deve ter notado que algumas das palavras da lista são sinônimas, enquanto outras significam duas coisas distintas. Mais especificamente, fortnightly e semimonthly se referem igualmente a eventos que ocorrem duas vezes ao mês, com um intervalo de cerca de duas semanas ou quinze dias. O mesmo também pode ser dito de bimonthly, mas esta palavra tem um significado ambíguo, podendo indicar tanto algo que ocorre de dois em dois meses (mais comum) quanto duas vezes ao mês. O mesmo ocorre com trimonthly. Formas alternativas de se evitar tal ambiguidade são dizer twice a month (duas vezes por mês), three times a month (três vezes por mês) ou every two/three months (a cada dois/três meses).
Outras palavras úteis para indicar o lugar de algum acontecimento dentro de determinado mês são early, mid e late, que significam, respectivamente, começo do mês, meados do mês e final do mês. O mid é usado sempre como um prefixo, ou seja, deve ser ligado ao nome do mês por um hífen, enquanto early e late funcionam como adjetivos separados. Exemplos:
- I expect to have my application results in early May.
Espero receber o resultado da minha inscrição no começo de maio.
- My summer vacation will go from mid-June to mid-August.
Minhas férias de verão irão de meados de junho até meados de agosto.
- I remember first visiting the city in late September or early October 2005.
Eu lembro de ter visitado a cidade pela primeira vez no final de setembro ou começo de outubro de 2005.
Detalhes gramaticais dos meses do ano em inglês
As últimas observações sobre o uso dos meses do ano são sobre pontos gramaticais que devem sempre ser lembrados seja na linguagem escrita ou oral.
A primeira delas é que, ao contrário do português, os meses do ano em inglês sempre começam com letra maiúscula, assim como os dias da semana em inglês.
Além disso, a preposição usada antes dos meses do ano em inglês é sempre in, não on ou at, por exemplo, como no caso dos dias da semana ou dos horários, respectivamente.
Nesse último caso, o que pode facilmente confundir os estudantes de inglês é que, no caso de uma data no formato mês-dia, utilizamos on pelo fato de o dia ter sido identificado. Sempre que o nível de especificação for o mês, o ano ou uma de suas estações, usamos in. Se for o dia, incluindo um dos dias da semana, usamos on. Confira os exemplos abaixo:
- I thought that I could visit in January, but I discovered that I’ll only be able to come in July. (Achei que poderia fazer uma visita em janeiro, mas descobri que só vou conseguir vir em julho)
- I was born in October 1990. (Eu nasci em outubro de 1990)
- I was born on October 15th, 1990. (Eu nasci em 15 de outubro de 1990)
O que podemos perceber, então, é que os meses do ano em inglês não são tão simples quanto parecem. Quando os estudamos com profundidade, percebemos que há várias outras coisas relacionadas a eles além da simples correspondência entre seus nomes em inglês e em português. Dessa forma, a observação de como eles são usados quando estamos em contato com a língua inglesa, assim como utilizá-los nós mesmos em diferentes situações, são técnicas essenciais de assimilação dessas regras simples, mas que podem causar confusão.
Gostou do Artigo? Compartilhe-o e deixe seu comentário logo abaixo.
Confira também os artigos: Frutas em Inglês e Pronomes Possessivos em inglês
Aliás, se você tem a intenção de aprimorar o seu inglês e acelerar ainda mais o seu aprendizado, você precisa conhecer o nosso aplicativo. Nele, você aprende inglês através de resumos de livros de desenvolvimento pessoal e profissional.
Todos os nossos resumos são disponibilizados nos formatos de áudio e texto com a tradução sincronizada, para que você possa ter uma experiência agradável e consiga estudar inglês enquanto aprende alguma habilidade nova através de nossos resumos. Afinal, aprender inglês não precisa ser chato 🙂
Para começar a utilizar gratuitamente o nosso aplicativo é só clicar aqui.